O evangelho que a liturgia deste último domingo nos apresenta, traz em seu final uma das frases mais famosas e mais importantes do Evangelho, que geralmente entendemos num sentido metafórico, mas todo esse texto evangélico nos ensina que devemos adquirir em nós a maneira de pensar de Cristo. E é isso que o Pe. Rodrigo Hurtado, LC, em sua homília irá nos ensinar: o que é preciso para pensar como Jesus

A famosa frase final do evangelho é a seguinte:

Se alguém me quer seguir, renuncie a si mesmo, tome a sua cruz e me siga.” (Marcos 8, 34)

Normalmente, como já dissemos antes, nós entendemos essa frase em sentido metafórico, isto é, levar a cruz significa aceitar as dificuldades da vida com paciência, oferecer com amor, confiar em Deus.

São João da Cruz, no seu famoso livro “Subida ao Monte Carmelo” diz que o coração de todos os ensinamentos de Jesus está nessas palavras de Cristo.

Mas, contudo, precisamos entender o contexto em que Jesus disse isso aos discípulos e porque todo o texto evangélico nos fala sobre a maneira de pensar de Jesus.

Jesus leva seus discípulos para um lugar afastado (Cesareia de Filipe) e começa a falar com eles sobre sua identidade, revela-se como o Messias esperado, mas imediatamente começa a falar da cruz e da ressurreição.

Pedro não compreende esse estilo de messias e tenta dissuadir Jesus dessas ideias malucas de paixão, cruz, morte e ressurreição, o que faz Jesus reagir fortemente, como vemos no evangelho.

Jesus rejeita a Pedro porque pensa como os homens, não como Deus. Portanto, a essência da vida cristã consiste em entender a forma de pensar de Cristo, para viver o estilo de vida de Jesus em nossa própria vida.

A vida está feita de escolhas e as escolhas dependem do que pensamos. Se pensamos como Jesus, fazemos as escolhas de Jesus, ou seja, as escolhas certas.

Ter o pensamento de Deus

O profeta Isaías pergunta: “Quem teve acesso à mente de Deus?” (Isaías 40, 13), ao que Paulo responde: “Nós temos a mente de Cristo” (1 Coríntios 2, 16).

Nós conhecemos a mente de Deus, através da mente de Cristo. Jesus repreendeu a Pedro por não pensar como Deus, porque Jesus nos revela o pensamento de Deus. E ter a mente de Cristo significa ter os mesmos pensamentos, as mesmas reações, as mesmas atitudes de Cristo.

Como aprender a pensar como Jesus?

1. Enxergar a vida a partir da perspectiva da eternidade

Quem quiser salvar a sua vida, vai perdê-la; mas, quem perder a sua vida por causa de mim e do Evangelho, vai salvá-la” (Marcos 8, 34)

A chave para entender esse paradoxo é a palavra “vida”. Ela é usada em dois sentidos diferentes. Vida terrena e Vida eterna.

Ou seja, na forma de pensar de Jesus, os interesses da vida terrena são contrários aos interesses da vida eterna. A busca da felicidade na vida terrena vai em direção oposta à felicidade na vida eterna.

2. Estar disposto a sacrificar-se pelos outros

Quando pensamos como Jesus e enxergamos a vida a partir da perspectiva da eternidade, temos forças para nos sacrificar pelos outros, como diria Jesus hoje, para “perder nossa vida” em favor dos outros.

Eu sou o Bom Pastor. Conheço as minhas ovelhas e sou conhecido por elas […] e entrego minha vida pelas ovelhas.” (João 10, 14)

Jesus estava disposto a dar tudo, inclusive entregar sua vida, porque colocava tudo na perspectiva da eternidade e sabia que a vida e a salvação eterna eram muito mais importantes que a vida terrena.

Também nós podemos suportar grandes sofrimentos e provações com duas condições: se o sofrimento tem um propósito; se vamos receber uma recompensa por esse sofrimento.

Isso é precisamente o que Jesus fez por nós na cruz: ele deu um propósito a nosso sofrimento e deu um prêmio a nosso sofrimento.

3. Querer fazer a vontade de Deus

Quando pensamos como Jesus, colocamos a vontade de Deus acima de qualquer outra coisa.

Jesus diz: eu desci do céu, não para fazer a minha vontade, mas a vontade daquele que me enviou.” (João 6, 38)

Isto é uma afirmação completamente contra cultural. Não fazer a minha vontade, mas a vontade de Deus. Por quê? Porque Deus sabe melhor o que convém para mim.

4. Estar disposto a perdoar as pessoas que lhe magoaram

Essa é a marca registrada de Jesus e portanto, de todos seus seguidores. Até na cruz Jesus perdoa seus inimigos: “Pai perdoai-os porque não sabem o que fazem”

Amai os vossos inimigos, fazei o bem aos que vos odeiam; abençoai aos que vos amaldiçoam, orai pelos que vos acusam falsamente.” (Lucas 6, 27)

Por que devemos fazer isso? Porque o jeito de pensar de Jesus é o mais saudável, o mais vivificador, o jeito mais feliz de viver, é o jeito mais completo, mais sábio de viver.

5. Querer agradar a Deus

Quem pensa como Jesus deixa de se preocupar com o que as pessoas pensam e só se preocupa em agradar a Deus. Isto é algo profundamente libertador. Não vivemos divididos tentando agradar a muitas pessoas, mas só focando em Deus e tentando agradar a Deus.

Como podeis crer, vós que recebeis glória uns dos outros e não buscais a glória que vem do único Deus?” (João 5, 44)

Querer agradar a Deus simplifica a vida, liberta-nos de angústias e nos proporciona uma grande felicidade.

6. Depender do poder de Deus

Isto é algo poderoso e importante em nossa vida. Em qualquer problema, dificuldade ou provação, a minha primeira reação é olhar para o céu, esperar a ajuda de Deus, não enfrentar os problemas sozinhos e ficar estressado porque não posso com tudo.

Em verdade, em verdade vos digo que o Filho de si mesmo nada pode fazer, senão o que vir o Pai fazer.” (João 5, 19)

Sabe como saber quando não estamos dependendo do poder de Deus, mas apenas de nós mesmos? Muito simples: Estamos sempre cansados, sentimo-nos esgotados e sobrecarregados.


Assista à homilia do Pe. Rodrigo Hurtado LC, na íntegra, através de seu canal de YouTube, ou tenha acesso a um conteúdo de Estudo Bíblico da liturgia dominical do ano todo com o curso Conhecer e Viver a Bíblia, que está em nossa loja aqui no site.