Hoje a liturgia nos apresenta um diálogo entre Jesus e Nicodemos. Jesus diz a Nicodemos que precisava “nascer de novo”, na verdade, todo aquele que quer seguir Jesus tem que “nascer de novo”. Este é um conceito central de nossa fé e Jesus quer nos falar disto hoje.

Em seu diálogo com Nicodemos, Jesus fala que veio nos trazer um reino, mas não um reino com exércitos, um reino com fronteiras visíveis, um reino de riquezas e poder e, para entrar nesse reino, é preciso nascer de novo.

A princípio, Nicodemos não entende o que Jesus estava falando, mas Jesus logo trata de explicar.

Nesse ponto, é preciso deixar claro que, apesar de que muitas pessoas acreditam que o cristianismo seja um sistema de valores, em certo sentido, o cristianismo é um sistema de pertença, isto é, nós temos que formar parte de algo.

O que é nascer de novo?

Quando nascemos, automaticamente fazemos parte de uma família. Aliás, há dois jeitos de fazer parte de uma família. Um é nascendo e outro é por meio da adoção, e Deus faz as duas coisas conosco, primeiro, nos adotando, através de Jesus e, depois, nos permite nascer de novo.

“Não sois mais estrangeiros, nem imigrantes; pelo contrário, sois concidadãos dos santos e membros da família de Deus.”

(Efésios 2, 19)

Portanto, a pergunta importante é como “nascer de novo”, ainda depois de 2 mil anos seguimos com a mesma dúvida que Nicodemos.

A resposta clássica é o batismo. Através do batismo, nos transformamos em filhos de Deus, somos adotados como filhos. Mas isso não basta. Acontece no âmbito espiritual, é como uma semente que precisa de nossa colaboração para que chegue a dar todos os frutos.

6 passos para NASCER de novo

1. Não inventar desculpas

O maior obstáculo para nascer de novo e ser realmente de Cristo, somos nós mesmos e as desculpas que inventamos. Deus nos dá tudo o que precisamos para ser filhos Dele, e deixar definitivamente a mediocridade e o pecado.

Não se trata do que nós somos capazes, mas do que Deus é capaz de fazer em nossa vida.

2. Avalie suas forças e fraquezas

Para nascer de novo temos que fazer uma avaliação sincera de nós mesmos. Nós temos muitas coisas a favor e algumas em contra. Temos que ser honestos e sinceros com nós mesmos.

Quais são meus talentos? Quais são os meus pontos fracos? O que aprendi em minha vida? Quem está ao meu lado? É tudo isso que temos que avaliar.

3. Saber ter confiança em Deus e na sua graça

Muitas vezes que fracassamos, ficamos nos vitimizando e reclamando. Deus não se comove com nossas reclamações. Deus se comove com nossa fé. Com nossa capacidade de resiliência. Com nossa perseverança e confiança na misericórdia e no poder de Deus.

Nascer de novo não é algo que nós fazemos com nossas forças ou com nossa inteligência. Precisamos da graça de Deus. Mas essa graça chega até nós só se temos fé e confiança em Deus.

4. Cuidar do nosso foco

Para mudar nossa vida, precisamos mudar a nossa mente. Para realizar o sonho de Deus para nossa vida, temos que fazer esse sonho de Deus, o nosso sonho.

Focar na vontade de Deus nos ajuda a renovar nossa forma de pensar e aprender a pensar da forma que Deus quer. Nem sempre é fácil discernir a vontade de Deus, mas enquanto nós busquemos sinceramente, Deus nos dará a luz para discernir e seguir a sua vontade.

5. Entregar nossa vida nas mãos de Deus

Muitas vezes não conseguimos entender o que Deus está fazendo em nossa vida, porque Ele está trabalhando nos bastidores e nós só vemos as aparências. Mesmo que nós pudéssemos ver o que Deus está fazendo, nem sempre entenderíamos o que Ele está fazendo em nossa vida.

Só conseguimos unir os pontos olhando para trás, para nosso passado, quando já alcançamos a meta que Deus queria. Mas nós podemos confiar em Deus. Ele tem seus melhores interesses em mente.

“Ó Deus meu! Cria em mim um coração puro, renova-me por dentro com um espírito inabalável.”

(Salmo 51, 10)

6. Rejeitar todo medo

Deus é nosso Pai, Ele é todo-poderoso, Ele nos acompanha. Então, nós nunca ficaremos abandonados. Nós fomos adotados por Deus e somos parte de sua família.

Nós podemos entristecer a Deus, nós podemos decepcionar a Deus, mas Ele nunca irá nos abandonar.


Assista à homilia do Pe. Rodrigo Hurtado LC, na íntegra, através de seu canal de YouTube, ou tenha acesso a um conteúdo de Estudo Bíblico da liturgia dominical do ano todo com o curso Conhecer e Viver a Bíblia, que está em nossa loja aqui no site.