O que é preciso para chegar ao céu?
Na celebração da Festa de Todos os Santos, recordamos os homens e mulheres que, ao amarem a Deus, deixaram um legado da vivência do Evangelho. Esse grupo não se limita apenas aos santos conhecidos e venerados nas igrejas; inclui também uma multidão de santos anônimos, cuja vida e sacrifício testemunharam a mensagem de Jesus de forma autêntica e silenciosa. A leitura do dia nos mostra essa visão celestial:
“Depois disso, vi uma multidão imensa de gente de todas as nações, tribos, povos e línguas, e que ninguém podia contar.” (Apocalipse 7, 9)
Em sua homilia nesta solenidade da Igreja, o Pe. Rodrigo Hurtado, LC, nos ajuda a compreender quem são os santos e o que devemos fazer para alcançar a felicidade eterna.
Quem são os Santos?
Santos são aqueles que viveram para o Reino de Deus, buscando a santidade ao invés da felicidade pessoal. O mundo muitas vezes tem dificuldade em compreender o propósito de vida dos santos, mas, como Padre Rodrigo menciona, existe um vazio em muitos que já conquistaram o sucesso material e ainda se sentem insatisfeitos. Isso ocorre porque fomos criados para algo maior: viver para um propósito que nos transcende.
“Portanto, por Ele e para Ele são todas as coisas. A Ele seja a glória perpetuamente! Amém.” (Romanos 11, 36)
A verdadeira realização vem quando vivemos no Reino de Deus, pelo poder de Deus e para a glória de Deus.
1. Os Santos Vivem no Reino de Deus
O que significa viver no Reino de Deus? Santos vivem de acordo com a vontade de Deus, permitindo que Ele seja o centro de suas vidas e de suas preocupações. Jesus nos ensina a buscar primeiro o Reino de Deus e a confiar que todas as coisas serão acrescentadas (Lucas 12, 31).
Priorize Deus em Todas as Áreas
Para receber a bênção de Deus em qualquer aspecto da sua vida, coloque-o em primeiro lugar nessa área. Se deseja bênçãos financeiras, deposite sua confiança em Deus nas decisões financeiras. O mesmo vale para relacionamentos, trabalho e família. Quando colocamos Deus em primeiro lugar, Ele nos guia para a verdadeira paz e realização.
2. Os Santos Vivem pelo Poder de Deus
Santos não confiam apenas nas suas próprias forças; dependem do poder de Deus. Esse poder só é manifestado quando saímos da nossa zona de conforto e confiamos Nele completamente.
“O reino de Deus não consiste em palavras, mas em poder.” (1 Coríntios 4, 20)
Como Obter o Poder de Deus?
Há três caminhos principais para experienciar o poder de Deus: através da oração, ao arriscar-se em obedecer a Deus e confiando Nele sem reservas. Quanto mais nos entregamos a Ele, mais Ele opera em nossas vidas.
3. Os Santos Vivem para a Glória de Deus
Viver para a glória de Deus significa fazer Dele o foco da nossa vida, buscando a sua vontade em tudo o que fazemos. São Paulo nos orienta a agir como se tudo fosse para Deus:
“Tudo quanto fizerdes, fazei-o de todo o coração, como para o Senhor e não para os homens.” (Colossenses 3, 23)
Viver para a glória de Deus é amar e servir de forma simples e sincera. Como os pais que amam os filhos enquanto dormem, Deus também nos ama pelo que somos, não pelo que fazemos. Nosso maior objetivo deve ser corresponder ao Seu amor em tudo que fazemos.
Conclusão
Neste dia em que celebramos Todos os Santos, lembre-se de que Deus nos chama a uma vida plena e abundante, movida por um propósito divino. A verdadeira felicidade surge quando vivemos para o Reino, pelo poder e para a glória de Deus. Como santos em formação, nosso objetivo deve ser buscar essa plenitude, entregando-nos a Ele diariamente.
Assista à homilia do Pe. Rodrigo Hurtado LC, na íntegra, através de seu canal de YouTube, ou tenha acesso a um conteúdo de Estudo Bíblico da liturgia dominical do ano todo com o curso Conhecer e Viver a Bíblia, que está em nossa loja aqui no site.