Não sabemos se é em decorrência de uma cultura presente há tempos que, de certa forma, nos faz acreditar que o mundo dos negócios está longe de Deus, mas a verdade é que não é raro nos depararmos com uma separação entre nossa vida profissional e nossa espiritualidade. Parece até que não queremos que Deus veja aquilo que nós estamos fazendo no trabalho.

Mas, a verdade é que Deus tudo vê e Ele cuida de nós mesmo quando não nos lembramos de Sua presença amorosa. O próprio salmista se deu conta de que não podia se esconder de Deus quando escreveu:

“Senhor, tu me sondas e me conheces, tu sabes quando me sento e quando me levanto. De longe penetras meus pensamentos, investigas meu caminho e meu repouso, todas as minhas veredas te são conhecidas” (Sl 139, 1-3)

Então, já que Deus nos conhece até quando estamos dormindo – como diz o Salmo –, por que é que nós queremos deixá-lo fora de nossas vidas? Justamente onde podemos ser verdadeiros propagadores de sua Boa Nova, que é quando estamos trabalhando ou cuidando de nossos negócios?

Deus não é incompatível com os negócios

A não ser que nosso trabalho esteja ligados à indústria do pecado ou do crime, não há incompatibilidade entre Deus e os negócios. Além disso, vivemos em um país que ainda possui alguma liberdade religiosa, que nos permite professar nossa fé, mesmo no ambiente de trabalho, na maioria das vezes.

Gosto muito de uma frase do Pe. Rodrigo Hurtado, LC que nos lembra que Deus não deve ser nosso último recurso, só quando as coisas já estão para estourar, mas Ele deve ser nossa primeira opção.

Quantas reuniões terríveis poderiam ter tido um desfecho muito melhor se, antes dela, eu me colocasse na presença de Deus, por alguns minutos, e pedisse seu auxílio para aquele momento!

E não pense você que Deus não se interessa pelo seu trabalho ou por sua empresa. Ao contrário, Deus sempre tem um plano maravilhoso para cada um de nós e não está brincando conosco, e isso inclui também nosso trabalho.

Deus também pode ser encontrado no trabalho

Minha experiência como jornalista já me mostrou empiricamente que, nos ambientes onde eu menos esperava, Deus queria usar de mim. Foram incontáveis os momentos em que pessoas do meu ambiente de trabalho, que pareciam estar o mais afastadas de Deus possível, pediram que eu rezasse por alguma intenção particular.

Não precisamos evangelizar ostensivamente em nosso ambiente de trabalho. Por sinal, é bem provável que, se você tentar ser um pregador incansável para seus colegas de trabalho, você acabe por atrapalhar os planos de amor de Deus.

Evangelize com seu testemunho, seja na maneira com que você desempenha suas tarefas com aquela atitude de ação de graças a Deus que lhe colocou ali; seja com aquele olhar de amor e compaixão que um verdadeiro discípulo de Cristo tem para com os demais. 

Certamente, sua vida sacramental e de oração, será sentida pelas pessoas ao seu redor e, mais cedo ou mais tarde, aqueles que estão mais afastados de Deus, irão buscar conhecer aquilo que lhe diferencia dos demais.

Oração para antes de uma reunião difícil

Como eu escrevi antes, enfrentar conversas difíceis é algo que acontece com frequência em nossa vida e, nem sempre, nosso ponto de vista coincide com o da outra pessoa. E algumas dessas conversas podem impactar realmente nossa vida, especialmente quando elas acontecem num ambiente de trabalho.

Veja bem que não falei de pessoas difíceis, ainda que elas existam, mas falei de conversas difíceis, pois elas são muito mais comuns do que um diretor complicado ou mesmo um cônjuge impaciente. As conversas que são o foco.

No app Seedtime há uma meditação especialmente criada para esse momento em que temos que enfrentar essas reuniões ou diálogos que nos causam ansiedade e tiram nossa paz desde o começo do dia, e convido você a acessar este link, entregando seu coração a Deus que tudo pode.

Deus pode, até mesmo, mudar o coração daquela pessoa complicada (ou mudar o seu coração, se for o caso)