Chegamos ao fim do ano, já estamos vivendo um novo ano litúrgico e, enfim, nos aproximamos da Solenidade do Natal de Nosso Senhor, essa festa que move os corações de milhões de pessoas em todo o mundo. Mas, por que Deus quis se manifestar a nós dessa maneira? Quais são os propósitos do Natal?

Em sua homilia, já em preparação a esta festa que é celebrada em todo mundo, de Tóquio a Nova York, de Belém até São Paulo, o Pe. Rodrigo nos ajuda a compreender quais são os 3 propósitos do Natal, isto é, porque Deus escolheu nascer como um menino numa pequena cidade do Oriente Médio, mudando completamente a história do mundo.

Os 3 propósitos do Natal

1. Jesus veio para acabar com todos os falsos conceitos acerca de Deus

Se nós buscamos no Google a palavra Deus em inglês (God), surgem mais de 7 bilhões de páginas sobre o tema. Se definirmos um pouco mais a pesquisa e colocarmos “Como é Deus”, encontramos “só” 583 milhões de resultados.

Se perguntarmos às pessoas sobre sua ideia de como seja Deus, uns vão dizer que Deus é como um gênio da lâmpada, um realizador de desejos; outros vão comparar Deus a um pai severo, impossível de ser agradado; ou ainda, vão compará-lo a uma espécie de policial cósmico, pronto a dar uma multa quando você cometer um pecado.

Enfim, as pessoas têm inúmeras concepções de Deus. A bíblia diz que Deus criou o homem a sua imagem. O problema agora é que nós tentamos fazer o oposto: quando tentamos falar de Deus, criamos Ele a nossa imagem.

Pois bem, um dos motivos pelos quais Deus veio ao mundo dois mil anos atrás foi para acabar com toda esta confusão e nos revelar, de uma vez por todas, quem Ele realmente é e como é.

“Ninguém jamais viu a Deus; o Filho unigênito, que está no seio do Pai, é quem o revelou.”

(João 1, 18)

Através de Jesus Cristo, aprendemos que Deus nos ama, que Deus está próximo a nós e é onipotente e infinito, ao mesmo tempo. Aprendemos que Deus se preocupa com nosso sofrimento e cuida de nós.

Jesus dizia: “Aquele que vê a mim, vê o Pai.” (João 14, 9) Quando vemos como é Deus, isso ilumina toda nossa vida. Nos dá a paz de saber que Deus nos ama, que Ele cuida de nós, que Ele deixou o céu para vir a estar conosco. Já não estamos mais sozinhos. 

2. Jesus veio para mostrar o amor de Deus

“Deus amou o mundo de tal maneira que deu o seu Filho Unigênito, para que todo aquele que nele crê não pereça, mas tenha a vida eterna.”

(João 3, 16)

Jesus é o verdadeiro presente de Natal. Sabe por que entregamos tantos presentes no Natal? Porque Deus nos deu antes um maior presente que foi seu Filho Jesus. E isso nos revelou a grandeza do amor de Deus.

Nós somos o motivo pelo qual Jesus se fez homem. Se não precisássemos de um salvador, Jesus não teria descido do céu e se encarnado para vir até nós.

“Foi deste modo que se manifestou o amor de Deus para conosco: em haver Deus enviado o seu Filho unigênito ao mundo, para vivermos por intermédio dele. Assim, nisto consiste o amor: não em que nós tenhamos amado a Deus, mas em que Ele nos amou e enviou o seu Filho como propiciação pelos nossos pecados.”

(1 João 4, 9)

3. Jesus veio para fazer possível nossa relação com Deus

Jesus veio para que nós formassemos parte de sua família. Deus está formando uma família. Deus quer uma família e quer você formando parte dela por toda a eternidade. Deus tem um plano de longo prazo para você. 

“Em seu amor, nos predestinou para sermos adotados como filhos, por intermédio de Jesus Cristo, segundo a benevolência da sua vontade.”

(Efésios 1, 5)

O Natal significa que Deus deu o primeiro passo, Ele tomou a iniciativa.

Se Jesus tivesse vindo apenas para nos revelar os dois primeiros propósitos do Natal, ainda precisaríamos deste terceiro. De nada serviria conhecer o verdadeiro rosto de Deus, de nada serviria compreender a grandeza do amor de Deus, se esse amor e esse Deus estivesse fora de nosso alcance.

Mas a boa notícia é que Jesus veio também para fazer possível essa relação nossa com Deus.

Esse passar a formar parte da família de Deus deve ser uma escolha consciente e livre. Não é algo automático. Precisamos renová-lo a cada dia. É diferente de nascer e formamos naturalmente parte de uma família.

Conclusão

O Natal, portanto, tem uma razão muito profunda para ter existido e precisa ser revivido a cada ano, pois foi no Natal que recebemos O Maior Presente de Deus.


Assista à homilia do Pe. Rodrigo Hurtado LC, na íntegra, através de seu canal de YouTube, ou tenha acesso a um conteúdo de Estudo Bíblico da liturgia dominical do ano todo com o curso Conhecer e Viver a Bíblia, que está em nossa loja aqui no site.