Os Sete Benefícios da Generosidade
Em sua reflexão sobre a liturgia de ontem, Pe. Rodrigo Hurtado aborda um tema que nos convida a refletir sobre os fundamentos de uma vida abençoada e plena: a generosidade.
Para viver segundo o coração de Deus e experimentar Sua graça em nossa vida, precisamos construir nossa jornada em três pilares, três virtudes fundamentais: integridade, humildade e generosidade.
Em sua reflexão, Pe. Rodrigo detalha como esses pilares nos ajudam a combater as principais tentações e se manifestam como antídotos contra o orgulho, o materialismo e o desejo desmedido de prazer e conforto.
É interessante quando analisamos as 40 parábolas que Jesus contou ao longo de sua vida pública, 11 delas são referentes ao dinheiro, à generosidade e ao desprendimento. Talvez a razão seja bem simples: Jesus sabia o poder que o dinheiro teria sobre nós.
Essa é a importância da virtude da generosidade, para lutar contra a sedução do dinheiro. Nosso coração tem que estar ancorado no Reino dos Céus. E por outro lado, não podemos amar sem sermos generosos.
“Deus amou tanto o mundo, que deu seu Filho único…” (João 3, 16)
Sete benefícios da generosidade
A generosidade é o “amor em ação.” Ela nos eleva, cura e fortalece, revelando o melhor de nós mesmos. Quando somos generosos, demonstramos que nossa fé em Deus é real, superamos o apego ao material e nos tornamos mais semelhantes a Jesus. Quais são os benefícios da generosidade? Por que nos convém tanto ser generosos? Aqui estão 7 benefícios da generosidade:
1. Aproxima-nos de Deus
Aquilo que valorizamos é onde colocamos nosso coração. Quando investimos nosso tempo e recursos em Deus, estreitamos nossa relação com Ele.
“Onde estiver o teu tesouro, aí estará também o teu coração.” (Mateus 6, 21)
2. Torna-nos mais semelhantes a Jesus
Jesus foi o maior exemplo de generosidade, entregando sua própria vida por nós. Cada ato generoso nos aproxima de Seu exemplo.
“O ganancioso sempre quer mais, mas o generoso ama dar.” (Provérbios 21, 26)
Quanto mais generosos somos, mais piedosos nos tornamos.
“Dai esmola do que tiverdes, e eis que tudo vos será limpo.” (Lucas 11, 41)
Deus é a fonte de todas as riquezas do mundo. Ele pode tirar o que você tem em qualquer momento ou dar muito mais do que você pode imaginar. Ele não precisa de sua esmola ou de sua generosidade. Ele apenas quer que você seja mais semelhante a Jesus.
3. Cura o materialismo
O materialismo nos prende ao acúmulo e à aquisição de bens. A generosidade, por outro lado, liberta-nos desse ciclo e nos ensina a viver o desapego.
Materialismo é sobre conseguir coisas. Materialismo é sobre comprar, acumular, adquirir, etc. pensando que isso nos fará felizes. O único antídoto que existe é a ação oposta: dar.
“Não podeis servir a Deus e ao dinheiro.” (Mateus 6, 24)
Na sociedade que vivemos hoje é muito difícil lutar contra o materialismo. Está por toda parte, a publicidade entra por todos os poros de nosso corpo. As redes sociais estimulam a inveja, as vitrinas estão cuidadosamente desenhadas para atrair e seduzir. O mundo valoriza quem tem.
“Ordena aos que são ricos no presente mundo que não sejam orgulhosos, nem depositem a esperança na incerteza das riquezas, mas em Deus que nos concede generosamente tudo o que precisamos para viver satisfeitos.” (1 Timóteo 6, 17)
4. Prova nossa fé
Ser generoso demonstra que confiamos em Deus para prover o que precisamos. Nossa generosidade é um testemunho visível da fé que temos n’Ele.
“A vossa oferta prova a realidade da vossa fé…” (2 Coríntios 9, 13)
A avareza e a mesquinharia são consequência da falta de fé. Realmente não acredito que Deus cuida de mim. Eu não acredito que se eu der isso, Deus me dará depois o que precisar.
“Trazei todos os dízimos ao depósito do Templo, a fim de haja alimento em minha Casa […] diz o Senhor, “e comprovai com vossos próprios olhos se não abrirei as comportas do céu, e se não derramarei sobre vós tantas bênçãos, que nem conseguireis guardá-las todas.” (Malaquias 3, 10)
5. Aumenta nossa felicidade: As pessoas mais felizes são as pessoas generosas. Dar significa crescer, amadurecer e purificar nosso coração. Tirar nós mesmos do centro de nossa vida e colocar os outros.
“Há mais felicidade em dar do que em receber” (Atos 20)
6. A generosidade multiplica nosso dinheiro
Deus criou o universo de tal maneira que se eu sou generoso e dou uma porcentagem do que tenho, Deus faz render o resto mais do que se eu tivesse ficado com o 100% sozinho para mim.
Quando nós somos generosos, Deus é mais. Deus nunca se deixa ganhar em generosidade.
Quando damos a Deus, não fazemos um ato de generosidade, fazemos um ato de gratidão. Deus nos deu tudo e apenas estamos devolvendo parte do que Ele nos deu. Mas aí vem o milagre, Deus faz com que o resto nunca falte e cresça para bem Dele e nosso.
“Sereis enriquecidos em todas as áreas de vossas vidas, a fim de que possais ser generosos em qualquer ocasião e, por nosso intermédio, a vossa boa vontade resulte em ações de graças a Deus.” (2 Coríntios 9, 11)
7. A generosidade será recompensada no céu
Finalmente, se não recebermos o prêmio na terra, podemos ter a certeza que receberemos ele sim, no céu.
“Sejam ricos em boas obras, sensíveis, solidários e generosos. Dessa maneira, acumularão um valioso tesouro para si mesmos, um firme fundamento para a era que há de vir, e assim alcançarão a verdadeira vida.” (1 Timóteo 6, 18)
Paulo vê o dinheiro como uma ferramenta para fazer boas obras. O dinheiro não é bom nem ruim, ele é uma ferramenta. A bíblia não diz que o dinheiro é a raiz de todo mal? Não! A bíblia diz que “o amor ao dinheiro” é a raiz de todo mal.
“Eu vos recomendo: Usai as riquezas deste mundo ímpio para ajudar ao próximo e ganhai amigos, para que, quando aquelas chegarem ao fim, esses amigos vos recebam com alegria nas moradas eternas.” (Lucas 16, 9)
Conclusão
Existe um vínculo misterioso entre o jeito que usamos nosso dinheiro e nosso progresso espiritual. Certamente existem pessoas no céu que estão lá por terem sido generosas com seu dinheiro. Da mesma forma, talvez existam pessoas que tenham sido excluídas do céu por seu apego ao dinheiro.
Assista à homilia do Pe. Rodrigo Hurtado LC, na íntegra, através de seu canal de YouTube, ou tenha acesso a um conteúdo de Estudo Bíblico da liturgia dominical do ano todo com o curso Conhecer e Viver a Bíblia, que está em nossa loja aqui no site.