No Evangelho deste domingo, o evangelho nos apresenta um tema que está muito mais presente no mundo do que estamos dispostos a admitir: a inveja. É o que o patrão diz ao empregado que foi reclamar: “Estás com inveja, porque estou sendo bom?” (Mateus 20, 15).

O Pe. Rodrigo Hurtado LC, nos ajuda a compreender que a inveja está por trás de muitos problemas de nossa vida, mas também nos ensina que o amor vence a inveja e os passos práticos que precisamos dar para afastar esse mal de nossa vida.

Nada destrói amizades mais rapidamente que a inveja. A inveja destrói famílias, empresas, paróquias, bairros e até nações inteiras. E a inveja está em todos lados, todos se comparam: empresários invejam empresários, mulheres casadas invejam outras mulheres casadas, artistas invejam outros artistas, médicos invejam outros médicos, políticos invejam outros políticos e até padres invejam outros padres.

A parábola que Jesus nos conta hoje nos ensina o que não temos que fazer e ao mesmo tempo nos dá a chave para superar a inveja em nossa vida. Se é algo tão destrutivo, a inveja deve ser combatida decididamente.

Antídotos contra a inveja

1. Pare de comparar-se com os outros

A comparação é a raiz de toda inveja. Esse foi o primeiro erro cometido pelos trabalhadores. Eles se compararam com os que chegaram para trabalhar mais tarde. A comparação não trás nada bom, é tolice que só causa amargura, inquietação e inveja.

Quem vive se comparando nunca encontra paz e felicidade: sempre terá pessoas mais bonitas que você, mais inteligentes que você, mais ricas, com filhos melhores, com uma esposa(o) melhor, com uma casa melhor, com um trabalho melhor.

Nós somos únicos! Deus nos criou especiais, não há ninguém como nós. Somos a obra prima saída das mãos de Deus.

Além disso, a comparação só leva ao orgulho ou ao desânimo. Se você se compara com alguém superior, levará ao desânimo, se você se compara com alguém inferior, levará ao orgulho. Ambos são pecados.

Portanto, o primeiro antídoto para lidar com a inveja é parar de se comparar. Deus fez sua cruz à medida. Essa é a cruz certa para você. Se sentir a tentação de comparar-se com outra pessoa, conheça sua vida de perto e verá que é melhor a sua.

2. Alegre-se quando Deus abençoa outras pessoas

Isto é exatamente o oposto do que fizeram os trabalhadores da vinha. Eles, ao invés de se alegrar porque os outros foram abençoados, olharam para eles mesmos e se autocompadeceram, se vitimizaram, focaram no que eles mereciam e nem pensaram no que mereciam os outros. Ele diziam: “Os igualaste a nós, que suportamos o cansaço e o calor o dia inteiro.” (Mateus 20, 12)

Sempre que olhamos para nós e nos vitimizamos, sofremos e somos incapazes de alegrar-nos pelos outros.

São Paulo diz aos romanos: “Alegrai-vos com os que se alegram, chorai com os que choram” (Romanos 12, 15) A segunda parte deste versículo é fácil. O difícil é viver a primeira parte.

Como a inveja é um pecado oculto, não achamos que seja algo tão ruim assim. Não achamos tão prejudicial como o assasinato, a luxúria, o roubo ou outras coisas assim. Mas a inveja, como diz o apóstolo Tiago, é a raiz de muitos males e pecados.

Se você só fica feliz quando algo bom acontece com você, e não sabe se alegrar com as coisas boas dos outros, você vai ser uma pessoa bastante infeliz. A maior parte de nossa vida transcorre em coisas medianas, simples, sem grandes triunfos ou alegrias.

Quando alguém sabe se alegrar pelos sucessos dos outros, vive muitos momentos de alegria mais, porque sempre haverá algo de bom acontecendo com alguém.

3. Seja grato pelo que você tem

Este é um terceiro antídoto contra a inveja. Em vez de focar tanto no que você não tem, foque no que você tem. Isto é algo que também precisa ser aprendido. Não é algo natural para a maioria das pessoas.

São Paulo escreveu aos Filipenses: “Aprendi o segredo de viver feliz em todo lugar e em qualquer situação, esteja bem alimentado, ou mesmo com fome, possuindo fartura, ou passando privações.” (Filipenses 4, 12) Foi um processo, Paulo não vinha com esse instinto por natureza.

Então, em vez de reclamar como os trabalhadores pelo que receberam, temos que aprender a ser felizes com o que temos, aprender a perceber que não teríamos nada se não fosse por Deus.

A inveja está baseada num mito. O mito de que preciso ter mais para ser feliz. Preciso ter algo que não tenho agora para ser feliz. Esse é um mito perigoso, ficamos presos nele. O único antídoto contra o mito é a gratidão.

Ser grato pelo que Deus nos dá não significa contentar-nos apenas com o que temos, nunca aspirar a nada… não é isso. Ter um sonho, ter uma meta, ter ambições humanas e espirituais, não é inveja. A inveja é ressentir-se de que outros tenham sonhos, metas e objetivos. É sentir raiva, tristeza, ressentimento do sucesso de outros. Não poder ser feliz, enquanto outros progridem e são felizes.

4. Confie em Deus quando a vida parece injusta

Quando você sentir que Deus está abençoando mais outra pessoa que você, precisa relaxar e confiar em Deus. Precisa acreditar que Deus sabe o que é melhor para você, mesmo quando você não consegue enxergar.

Sempre deve tentar fazer o seu melhor, mas quando você vir outros serem abençoados por Deus, pense que Deus nunca esquece de você e que Deus sabe o que é melhor para você. Deus conhece seu esforço, sua dor, as provações que pode suportar e as graças que precisa na sua vida.

O resultado final da inveja é estar em confronto com Deus. Se você permite a inveja no seu coração, você entra em batalha com Deus. Seu problema não é contra a pessoa que recebeu mais, seu problema é com Deus. Você está acusando a Deus de ser injusto. Você está colocando em dúvida as boas intenções de Deus, o amor de Deus por você.

A inveja é a febre, duvidar de Deus é a infecção. Sempre que você começa a ter inveja, você está duvidando de Deus. Precisa confiar em Deus, voltar a se apaixonar por Jesus Cristo como seu Salvador que deu tudo por você na cruz.

5. Mantenha-se focado no plano de Deus

Mantenha o foco. Este é o último antídoto contra a inveja. Não se distraia com o que está acontecendo na vida de outras pessoas. Concentre-se na bondade de Deus para sua vida.

Há uma frase interessante na parábola de Jesus. Quando os empregados sentem inveja, o patrão lhes questiona e termina dizendo: “Toma o que é teu e volta para casa!” (Mateus 20, 14)

Ou seja, o patrão está basicamente dizendo “foque no que você tem, não no que outros têm! Vai em frente! É hora de dar o seguinte passo! Não fique olhando e remoendo as “injustiças” da vida. Apenas siga em frente.”

Quando você foca na sua vida e na vontade de Deus para sua vida, você nem tem tempo para olhar para os lados. A inveja nem chega perto quando vivemos desse jeito. Não se incomode com a inveja, porque sua vida tem um único espectador: Deus.

Conclusão

Jesus termina a parábola com uma afirmação geral: “Os últimos serão os primeiros, e os primeiros serão os últimos.” (Mateus 20, 16)

Esta frase final de Jesus é o antídoto definitivo contra todo tipo de inveja. Jesus está dizendo: Se você fica para trás na vida, se você não recebe os bens materiais que outros recebem na vida, se você sente que não foi abençoado na medida justa, se você é dos últimos, segundo os critérios do mundo… não se preocupe, no Reino dos Céus, você será justamente retribuído.


Se você gostou deste conteúdo, o estudo completo, bem como os estudos de todos os evangelhos do ano todo, estão disponível no curso Conhecer e Viver a Bíblia, que está em nossa loja aqui no site.