Talvez seja a paciência a virtude mais útil de nossas vidas. O Pai Eterno certamente quer formar em nós um coração paciente e bondoso, para sabermos esperar o tempo de Deus. Em meio aos problemas pode acontecer de você pedir “Dá-me paciência, Senhor!”, e os problemas pioraram. É preciso compreender que o melhor jeito de formar a paciência é colocá-la a prova. O apóstolo Tiago diz em sua carta: “tende por motivo de grande gozo quando passares por diversas provações!” (Tg 1,2). Esta é uma graça que nos permite crescer e chegar a perfeição. Se quer cultivar a paciência prepare-se, porque Deus prova nossa paciência e pouco a pouco a desenvolve. 

De muitos jeitos somos tentados na paciência: em meio às tensões, interrupções, dificuldades para conseguir algo, coisas que nos irritam, a inatividade. Dentre os motivos pelos quais perdemos a paciência, alguns têm um destaque maior: 

  • A falta de paz interior: Quando não há paz no coração, facilmente perdemos a paciência com qualquer coisa;
  • Egoísmo: Às vezes, quando perdemos a paciência, queremos defender nosso tempo, interesses, comodidades. Não estamos dispostos ao esforço para ajudar alguém. Queremos que nos deixem tranquilos.
  • Falta de alinhamento das expectativas: Esperávamos algo diferente, queríamos mais daquela pessoa? Não sabemos respeitar seu tempo e capacidades.

Como formar um coração paciente? 

O melhor caminho para formar a paciência em nós é a prática. Colocando em ação alguns conselhos é possível adquirir tal virtude.

1. Desenvolva uma nova perspectiva: Tente encontrar uma perspectiva diferente ao enxergar a pessoa que lhe está causando problemas. Quando perdemos a paciência, certamente temos como perspectiva nossos interesses, metas, horários e como a outra pessoa está bagunçando tudo. Quer saber qual é um dos maiores segredos do sucesso na vida? Aprenda a ver a vida a partir das perspectivas dos outros! Quer ser um vendedor de sucesso? Busque pensar como seus clientes pensam. Quer ser um gerente de sucesso? Tente pensar como seus funcionários pensam. Quer ter um casamento tranquilo? Aprenda a pensar como seu parceiro! Quer ser um bom pai e uma boa mãe? Procure pensar como seus filhos! 

A mesma coisa se aplica à paciência. Quer ser alguém paciente? Tente ver as coisas a partir  da perspectiva do outro! Às vezes, Deus colocará pessoas difíceis em seu caminho! Aprenda a compreendê-las, a pensar como elas. Para Deus, paciência é sinônimo de inteligência e maturidade. No livro dos Provérbios, Ele diz: “O paciente dá prova de bom senso; quem se arrebata rapidamente manifesta sua loucura” (Prov 14, 29). É a Bíblia quem diz: Quem é paciente é inteligente! As crianças são impacientes porque só pensam nelas mesmas, e não sabem esperar. A paciência é sinal de maturidade, pois sabe ver as coisas do ponto de vista dos outros. 

2 – Aprenda a ter bom humor: Aprenda a rir das circunstâncias e de você mesmo! Procure os aspectos engraçados e irônicos das situações. Isso pode lhe ajudar a enxergar as coisas com maior paz e viver com menos tensões. Se você consegue rir dos problemas, nunca haverá situações que lhe impedirão de ficar alegre. O Salmo 2, 4 diz que Deus ri de nós. Deus tem senso de humor, e às vezes bastante ironia. O humor é um jeito de tomar distância dos fatos. Certo humorista disse que não sabe contar piadas, que só observa o governo e informa os fatos. O Livro dos Provérbios diz: grande remédio é o coração alegre (Prov 17, 22).

3 – Amadureça seu amor: Quando São Paulo quer descrever o amor, a primeira coisa que ele diz é que o amor é paciente (cf. ICor 13,4). Talvez seja um dos versículos mais sinceros da Bíblia. A conclusão é imediata: quando somos impacientes não estamos amando. Ora, quando estamos cheios de amor nada nos faz perder a paciência. Nos preocupamos com o outro, suas necessidades, desejos, dores e pontos de vista. Portanto, porque devemos ser pacientes com as pessoas? Para amar

4 – Confie no Senhor: A Paciência é uma virtude sobrenatural. Não é só aguentar alguém sem “estourar”. Isso pode funcionar por um momento, mas no longo prazo isso não existe. A paciência não é ignorar o problema, é uma forma de demonstrar a fé. Ter paciência significa confiar em Deus, que os problemas serão solucionados, que Ele também me ajudará, porque tem o meu problema em Suas mãos e pode usar Seu poder para o meu bem. 

O Senhor nos purifica por meio da paciência. A espera mostra confiança, e a confiança agrada a Deus. Talvez o mais difícil seja esperar o tempo divino, quando nós temos pressa e Ele não. Confie! Não perca a paciência, Ele está no comando!