No último sábado, dia 12 de outubro, comemoramos no Brasil a Solenidade de Nossa Senhora Aparecida, e meditando sobre essa aparição singular, acontecida no interior do Estado de São Paulo, aprendemos de Maria algumas lições, porque, ainda que a Mãe de Nosso Senhor não tenha falado tanto nos Evangelhos, ela continua a falar conosco ainda hoje.

O Pe. Rodrigo Hurtado, LC, em sua homilia deste último domingo, nos ajuda a descobrir quais as lições que podemos aprender com Nossa Senhora Aparecida.

Nossa Senhora Aparecida é uma mensagem de Deus para o Brasil e para os brasileiros. É algo muito específico que Deus quer nos dizer.

No Evangelho deste domingo, vemos o encontro de Jesus com o jovem rico. Esse jovem pergunta a Jesus sobre o que ele deveria fazer para alcançar a vida eterna. Essa resposta, Nossa Senhora Aparecida também dá aos Brasileiros em sua aparição em 1717 e ecoa até hoje.

1. Deus usa o que está quebrado para fazer coisas maravilhosas

Os pescadores Domingos, Felipe e João estavam pescando no Rio Paraíba por toda a noite sem conseguir nenhum fruto. Eles tentaram de tudo, mas parece que nada estava funcionando. Quando parecia que estavam a ponto de desistir, encontraram a imagem quebrada de Nossa Senhora. Primeiro só o corpo e depois encontraram a cabeça. Foi então que os milagres começaram.

Precisamente aqui está a primeira lição de Nossa Senhora Aparecida: Deus usa o que está quebrado, o que parece insignificante, o que é descartado pelo mundo, para realizar a sua obra.

Talvez nos sintamos quebrados em nossa vida. Sentimo-nos derrotados e fracassados. Talvez sintamos que nosso coração esteja partido, que nossos sonhos estejam em pedaços. Talvez sintamos que falhamos em algo realmente importante. 

Mas veja o que Deus faz com o que está quebrado. O que a Santíssima Virgem pode fazer. Deus usa nossas fraquezas para realizar sua obra. Este é um grande mistério, mas também uma constante na vida espiritual.

Para impedir que eu me tornasse arrogante […] foi-me colocado um espinho na carne, um mensageiro de Satanás para me atormentar. Por três vezes, roguei ao Senhor que o removesse de mim. Entretanto, Ele me disse: “A minha graça te é suficiente, pois o meu poder se aperfeiçoa na fraqueza”. (2 Coríntios 12, 7)

Para um cristão não é legítimo desistir. Para Deus tudo é possível e se Ele está conosco, sempre poderemos vencer.

2. Podemos confiar em Deus, mesmo quando não entendemos seu plano

Agora, pense em Maria por um momento. Ela não planejou ser a Mãe do Salvador do mundo. Quando o anjo apareceu a ela, ela não sabia todos os detalhes do que ia acontecer. Ao contrário, ela não sabia nada. Mas o que ela fez? Ela disse: “Faça-se em mim segundo a Tua palavra” (Lucas 1, 38) Ela confiou em Deus, mesmo sem saber o que o futuro reservava.

Na história de Nossa Senhora Aparecida, os pescadores e seus familiares não sabiam que, naquele dia, um simples encontro com uma imagem no rio mudaria a vida deles e de milhões de brasileiros. Eles estavam apenas fazendo o que podiam – continuar lançando suas redes, e recolher vazias. Mas é exatamente isso que Maria nos ensina: confie em Deus, mesmo quando não entender o que Ele está fazendo.

Muitas vezes, queremos entender tudo, queremos respostas para todas as nossas perguntas. Mas a fé não consiste em ter todas as respostas. Fé é justamente o contrário!

Eu bem sei os planos que tenho para vós, diz o Senhor; planos de paz, e não de mal, para vos dar um futuro e uma esperança.” (Jeremías 29, 11)

3. Deus quer usar sua vida para abençoar a outros

A devoção a Nossa Senhora Aparecida se espalhou por todo o Brasil, e por meio dela, milhões de pessoas encontram ainda hoje esperança, paz e força.

Assim como a imagem de Nossa Senhora Aparecida se tornou um símbolo de fé e milagre para muitos, Deus quer que sejamos um sinal de esperança para quem está ao nosso redor.

Comecemos onde estamos. Comecemos com o que temos. Deixemos Deus nos usar para ser um sinal de esperança, amor e fé para as pessoas ao nosso redor.

Numa ocasião, dois cegos encontraram Jesus e pediram que os curasse. Jesus perguntou:

Credes que Eu seja capaz de fazer isto?” E, responderam-lhe: “Sim, Senhor!” Então, lhes tocou os olhos, dizendo: “Seja-vos feito conforme a vossa fé” (Mateus 9, 28)

Assim, aprendemos que o aquilo que mais precisamos para que Jesus realize um milagre em nossa vida é a fé. 

A história de Nossa Senhora Aparecida é uma história de fé, de esperança, de milagres. Onde quer que esteja Maria, ela nos ensina a confiar em Deus, especialmente nos momentos em que nos sentimos quebrados e desanimados ou quando não entendemos o que Deus está fazendo. 


Assista à homilia do Pe. Rodrigo Hurtado LC, na íntegra, através de seu canal de YouTube, ou tenha acesso a um conteúdo de Estudo Bíblico da liturgia dominical do ano todo com o curso Conhecer e Viver a Bíblia, que está em nossa loja aqui no site.