No próximo Domingo, se inicia em toda a Igreja um novo Ano Litúrgico com a chegada do Primeiro Domingo do Advento. Esse tempo especial, vivido pela Igreja desde seus primeiros séculos, nos coloca em estado de espera pela chegada gloriosa e definitiva de Jesus, enquanto nos faz meditar sobre o mistério de sua primeira vinda no Natal.

O Advento é um tempo muito belo e nós podemos notar que toda a liturgia fica diferente. Os paramentos verdes, do Tempo Comum, são substituídos pelo roxo, cor penitencial, que nos propõe um tempo de maior reflexão. Os enfeites e flores que costumam adornar as Igrejas se tornam mais austeros e omite-se o canto do Glória nas missas.

Tudo isso para nos dizer ao coração que é um tempo de ficar alerta, de nos aprofundarmos em nossa relação com Jesus Cristo, que veio a primeira vez no Natal, e virá definitivamente como nosso Rei e Senhor, naquele dia que surpreenderá a todos em todo o mundo, como nos diz São Lucas, em seu Evangelho (cap. 21, versículo 35).

Um tempo de preparação

Como dissemos, o tempo do Advento não só nos coloca em estado de espera pela segunda vinda de Cristo, como, especialmente nos dias que se aproximam do Natal, nos faz mergulhar muito mais profundamente neste mistério glorioso de um Deus que tanto nos amou, a ponto de enviar seu Filho único para assumir a nossa natureza humana e nos salvar.

Que mistério! Deus que se despoja de toda sua divindade e assume a natureza humana como um frágil bebê, nascido em uma gruta nos arredores de Belém, uma cidade que hoje está na Palestina. Nasce como homem para poder falar de seu amor por nós, de uma forma que nós entendamos.

Por esse motivo, o Natal tem que ser uma data especial. Não deve ser somente uma noite em que reunimos a família e buscamos sanar os desentendimentos do ano que termina. Isso também é bom! Mas, o Natal deve ser uma data em que nosso coração se abra para o maior mistério do amor de Deus: o Verbo se fez carne e habitou entre nós.

Aqui no Instituto Católico de Liderança já temos uma tradição encantadora de criar um calendário interativo para viver todos os dias do Advento de uma maneira muito profunda. Esse calendário nos permite acessar, dia a dia, uma meditação no app de meditações Seedtime, especialmente composta para que, passo a passo, compreendamos o verdadeiro sentido do Natal e nos coloquemos em espera para a vinda definitiva de Nosso Senhor.

Cada dia, no calendário, também somos convidados a um propósito, a uma ação concreta que irá nos ajudar em nossa própria abertura de coração.

calendário interativo de Advento

Seedtime

No domingo, estreia também no app Seedtime a série de meditações “O Maior Presente de Natal”, escrita pelo Pe. Rodrigo Hurtado, LC para nos guiar, dia a dia, nesse caminho que acabará por nos levar, através dos tempos e do espaço, àquela gruta de Belém.

Faremos a mesma peregrinação que Maria e José fizeram, o mesmo caminho dos Reis Magos, percorreremos as mesmas trilhas dos pastores que foram avisados pelos Anjos que o Messias havia nascido.

Nova versão do Seedtime

Conclusão

Portanto, que o Advento, especialmente esse Advento que começa domingo, possa ser diferente de todos os que já vivemos antes. Que essa peregrinação espiritual até a gruta de Belém, nesses 22 dias, possa abrir nosso coração para reconhecermos, na noite do dia 24, qual é “O Maior Presente de Natal”

Se você ainda não baixou a última versão do app Seedtime, acesse esse link e baixe o aplicativo na loja de app do seu celular. A nova versão está repleta de novidades para nos ajudar ainda mais a criarmos o hábito da meditação diária.