No Evangelho do último domingo vemos que Jesus não operou muitos milagres na terra onde viveu sua infância e juventude, porque aquelas pessoas não tinham fé. Mas o que significa ter fé?É isso que o Pe. Rodrigo Hurtado, LC nos ajuda compreender em sua homilia dominical.

Muitas pessoas vão errar a porta do céu, que Jesus disse que é estreita, por uns 40 cm, ilustra o Pe. Rodrigo. Porque a fé não é uma questão da mente, mas do coração. Acreditamos, mas ao mesmo tempo, essa fé não toca nossa vida.

 “Crês, tu, na existência de um só Deus? Fazes bem! Até mesmo os demônios creem e tremem!” (Tiago 2, 19) 

Acreditar em Jesus não é simplesmente acreditar que Ele existe, é mais que um assentimento intelectual. Jesus não fez milagres em Nazaré por falta de fé, e os milagres e a fé andam sempre juntos.

1. Crer significa abandonar-se em Jesus

Abandonar-se em Jesus é entregar-lhe tudo, reconhecê-lo como Senhor. São Paulo nos diz: “Ao Nome de Jesus se dobre todo joelho, dos que estão nos céus, na terra e debaixo da terra, e toda a língua confesse que Jesus Cristo é o Senhor, para a glória de Deus Pai.” (Filipenses 2, 10)

Abandonar-se significa entregar tudo, cartas abertas. O bom, o ruim, o feio e o bonito. Passado, presente e futuro. O casamento, o trabalho, a vida social. Não podemos deixar Jesus fora de nenhum âmbito de nossa vida.

2. Crer significa confiar em Jesus

A fé que não confia não é capaz de sair de sua zona de conforto e se arriscar por Jesus. Pedro teve uma experiência deste tipo que marcou sua vida. Quando Jesus está caminhando sobre a água em meio a uma tempestade e Pedro diz:  “Senhor! Se és tu, manda-me ir ao teu encontro por sobre as águas”. Então Jesus lhe responde: “Vem!”

Pedro, portanto, tinha que descer da barca, deixar sua segurança e arriscar-se a caminhar sobre as águas com o Senhor.

Se colocamos nossa segurança numa conta bancária, no casamento, nos amigos, no emprego, tudo isso podemos perder. Mas, se colocarmos nossas confiança em Deus, ninguém poderá tirar isso de nós.  

3. Crer significa servir e ser humilde

“O Filho do homem, não veio para ser servido, mas para servir e dar a sua vida como resgate por muitos.” (Mateus 20, 28) 

Nessas duas palavras se resume o propósito de nossa vida: servir e dar.

Frequentemente queremos controlar, dominar, ser os primeiros, ter prestígio, reconhecimento, reputação, e Jesus diz: “qualquer que entre vós quiser ser o primeiro, será vosso servo.” (Mateus 20, 27)

Você acha que Deus entregou seu próprio Filho, se humilhou até a cruz para que nós vivêssemos apenas para nós mesmos? Você acha que Deus nos criou para irmos estudar, trabalhar, ganhar dinheiro, aposentar e morrer? 

“Somos obra de Deus, criados em Jesus Cristo para realizar boas obras, que Deus de antemão preparou para que nós as praticássemos.” (Efésios 2, 10)

A maior tragédia da nossa vida não é a morte, mas perder o propósito para o qual fomos criados. Abortar o plano de Deus por nossa irresponsabilidade e ignorância.

4. Crer significa perseverar

Crer em Deus significa também permanecer firme quanto todo mundo está contra nós. 

Se queremos seguir Jesus, encontraremos dificuldades. “No mundo vocês terão aflições; contudo, tenham ânimo! Eu venci o mundo.” (João 16, 33)

Nem todo mundo vai gostar de nós. Temos que aceitar isso. E se tentarmos sempre fazer a coisa correta, isso trará problemas. Pessoas sofrem por fazer a coisa certa o tempo todo. Crer em Jesus não é para amadores. Se queremos ser coerentes e fiéis a Cristo, seremos criticados.

“Não vos atemorizeis, portanto, por causa de ameaças, nem mesmo vos alarmeis. Antes, reverenciai a Cristo como Senhor em vosso coração.” (1 Pedro 3, 14)


Assista à homilia do Pe. Rodrigo Hurtado LC, na íntegra, através de seu canal de YouTube, ou tenha acesso a um conteúdo de Estudo Bíblico da liturgia dominical do ano todo com o curso Conhecer e Viver a Bíblia, que está em nossa loja aqui no site.