O Evangelho deste 5º Domingo da Quaresma nos traz o ensinamento de Jesus sobre o grão de trigo e sobre as leis que Deus criou para a natureza, sobre as verdades da vida.

Assim como existem as leis físicas, as leis da natureza e as leis morais, as leis da termodinâmica, etc., existem também as leis espirituais. Tudo o que Deus faz tem uma ordem, uma lógica, um propósito.

Se queremos, portanto, crescer espiritualmente, não podemos fazê-lo de qualquer jeito, ao contrário, é preciso respeitar as leis da vida espiritual. E as leis valem para todos, por mais que a pessoa não acredite nela. Podemos, por exemplo, ver isso muito claramente com a lei da gravidade.

Se não respeitarmos essas leis, sofreremos as consequências. Outro princípio que temos que ter em conta é que as leis se cumprem sempre.

As 7 lições do grão de trigo

1. Tudo começa com uma semente

Deus inventou a semente, ao invés de criar as árvores já crescidas. Tudo começa com uma semente e assim se dá em todas as coisas em nossa vida. Um negócio, uma família, tudo começa com uma semente, que semeada, nos permitirá colher amanhã.

“Que a terra seja coberta com todo tipo de vegetação! Plantas que deem semente e árvores cujos frutos produzam sementes conforme suas próprias espécies”.

(Gênesis 1, 11)

A salvação da humanidade começou com uma semente: o encontro do enviado de Deus com a Virgem Maria. A Igreja começou com uma semente: os 12 apóstolos reunidos por Jesus nos anos de sua vida pública. A missão da Igreja começou com uma semente: O fogo do Espírito Santo no dia de Pentecostes.

Esta é a primeira lei espiritual. Deus gosta dos inícios simples e autênticos, do mesmo modo como a semente inicia pequena e modesta.

2. A semente precisa ser plantada

Nós precisamos plantar e semear, e plantar significa trabalho, esforço, foco.

Quando Jesus fala da necessidade de plantar e morrer, refere-se à sua própria morte. Mas esta é também uma lei espiritual. Podemos aplicá-la na nossa vida. Se não plantamos, ou seja, se não agimos, não tomamos a iniciativa, não nos arriscamos, nunca veremos a semente crescer.

Se quisermos, portanto, ter algo, temos que começar. Se quisermos criar um hábito em nossa vida, precisamos começar hoje. Se quisermos vencer o pecado que nos afasta de Deus, precisamos começar hoje. Se quisermos melhorar nossos relacionamentos, precisamos começar hoje mesmo, com pequenas atitudes.

3. Você colhe o que você planta

Cem por cento das vezes, colhemos o que semeamos. Se semeamos sementes de maçã, colhemos maçãs. Se semeamos sementes de couve, não podemos colher melancias. Essa é uma lei da natureza e também da vida espiritual. O que semeamos, isso colhemos.

“Não vos enganeis: Ninguém zomba de Deus. Portanto, tudo o que o ser humano semear, isso também colherá!”

(Gálatas 6, 7)

Esse princípio funciona para o bem e para o mal. Esta lei espiritual também pode se aplicar ao crescimento: Se semeamos um ato, colhemos um hábito, se semeamos um hábito, colhemos um caráter. Se semeamos um caráter, colhemos um destino.

Contudo, assim como colher virtudes, santidade e um destino glorioso, podemos semear pecados e colher vícios, semear vícios e colher a morte.

4. A boa semente cresce junto com a má semente

“O Reino dos céus é semelhante a um homem que semeou boa semente em seu campo. Entretanto, quando todos dormiam, chegou o inimigo dele, lançou o joio no meio do trigo, e seguiu o seu caminho”

(Mateus 13, 24)

Nós não somos os únicos que semeamos em nossa vida. Há nossa família, nossos amigos, colegas, a mídia… de muitas partes chegam diferentes sementes em nossa vida e todas têm certa influência sobre nós. E, todas as sementes crescem juntas.

5. Nunca deixe de semear

Às vezes, as pessoas dizem: “Quando me aposentar, dedicarei parte de minha riqueza para ajudar a outros. Quando me aposentar, dedicarei tempo, farei apostolado, visitarei mais meus pais, etc.

Não! Ao contrário, não podemos esperar o amanhã. Comecemos hoje. Nunca deixemos de semear, senão, um dia não teremos mais colheita.

6. Você aumenta a colheita, aumentando a semeadura

Portanto, se nós queremos colher 100 frutos, temos que plantar 10 sementes. Se queremos colher mais frutos, temos que plantar mais sementes. É uma lei da natureza que se reflete também na vida espiritual.

“Digo-vos isto: Aquele que semeia pouco, pouco também ceifará; e aquele que semeia em abundância, em abundância também ceifará. Cada um contribua segundo o propósito de seu coração; não com tristeza, nem por constrangimento; porque Deus ama quem dá com alegria.”

(2 Coríntios 9, 6)

7. Enquanto espera a colheita, seja paciente e não desista

“O Reino de Deus é semelhante a um homem que lançou a semente sobre a terra. Enquanto ele dorme e acorda, durante noites e dias, a semente germina e cresce, embora ele desconheça como isso acontece. A terra por si mesma produz o fruto: primeiro surge a planta, depois a espiga, e, mais tarde, os grãos que enchem a espiga.”

(Marcos 4, 26)

O crescimento é um trabalho a “quatro mãos”: As nossas e as de Deus. Uma parte do trabalho, sem dúvida tem que ser feita por nós. Mas outra é feita por Deus. Trata-se de uma colaboração.

Por isso, temos que ser pacientes. Não podemos plantar um dia e querer colher no dia seguinte. O pior da vida é quando temos pressa e Deus não.

O crescimento se dá por etapas. Primeiro uma coisa e depois a outra. Na vida acontece o mesmo. Não existe o sucesso instantâneo, o crescimento instantâneo, dietas instantâneas. Também não existe o crescimento espiritual instantâneo.

“Não nos cansemos de fazer o bem, porque a seu tempo ceifaremos, se não houvermos desfalecido.”

(Gálatas 6, 9)

Assista à homilia do Pe. Rodrigo Hurtado LC, na íntegra, através de seu canal de YouTube, ou tenha acesso a um conteúdo de Estudo Bíblico da liturgia dominical do ano todo com o curso Conhecer e Viver a Bíblia, que está em nossa loja aqui no site.