Neste último domingo celebramos a festa da Assunção de Maria, que celebra a coroação da obra de Deus em Maria. Esta festa comemora um dogma mariano, criado em 1950, pelo Papa Pio XII, que declarou: “terminado o curso de sua vida terrena, foi assunta em corpo e alma à glória celestial.”  (Munificentissimus Deus, 44).

Contudo, muitas pessoas não católicas perguntam o motivo de Maria ser tão importante para nós, e é isso que vamos tentar entender nesta homilia do Pe. Rodrigo Hurtado, LC.

Maria já estava presente nos primeiros dias da Igreja, animando os apóstolos, como podemos ver no livro dos Atos dos Apóstolos, que confirma a presença da Mãe de Jesus entre os discípulos, pedindo pela vinda do Espírito Santo (At 1, 14).

Desde o século I, Maria ocupou um lugar central na vida da Igreja. No século IV se construiu a primeira igreja dedicada a Maria, a basílica de Santa Maria Maior, e desde então, milhares de igrejas, templos e santuários e todo tipo de obras, desde hospitais até universidades, foram levantadas glorificando seu nome e invocando sua intercessão.

Desde crianças aprendemos rezar a Ave Maria e invocamos Maria em toda ocasião e dificuldade. Mas, o que faz Maria tão especial para nós?

Por que Maria é tão especial para nós?

Porque Maria é a Mãe de Deus

Maria foi escolhida por Deus para ser a mãe de Jesus, portanto, se Jesus é Deus, ela é mãe de Deus. Essa é uma conclusão muito simples. Contudo, algumas pessoas afirmam que, como Deus existe antes de Maria (o que é uma verdade), ela não poderia ser mãe de Deus.

Maria não é mãe da divina essência de Deus. Jesus nos revelou que Deus era trinitário, ou seja, três pessoas e um único Deus ao mesmo tempo. Seguindo isto, a Igreja não afirma que Maria seja mãe de Deus Pai ou do Espírito Santo. Maria é mãe de Jesus e Jesus é a segunda pessoa da Trindade que se fez homem através dela.

Portanto, se Jesus é Deus igual que o Pai e o Espírito Santo e Maria é sua mãe, então ela é plenamente a mãe de Deus.

Porque Maria foi sempre virgem

Quando o Anjo Gabriel apareceu a Maria anunciando o nascimento de Jesus, ela perguntou: “Como se fará isso, uma vez que não conheço varão?” (Lucas 1, 34)

O verbo grego “conheço” indica continuidade. Jesus usa o mesmo verbo quando diz: “Eu conheço minhas ovelhas e elas me conhecem.” (João 10, 14) Se levarmos em conta que Maria estava prometida a José em casamento, a pergunta só faz sentido, se Maria não estava planejando consumar seu casamento com José.

Isto poderia parecer estranho na época. Uma mulher que não queria casar e sentia o chamado a dedicar-se completamente a Deus. Entretanto, à luz da história posterior, isto não tem nada de estranho.

Maria estava inaugurando esse novo estilo de vida consagrada.

Porque Maria foi concebida sem pecado e nunca cometeu pecado

O demônio nunca conseguiu fazer Maria pecar, nunca colocou um pé no seu coração. Isso apesar de Maria ser um ser humano igual a nós. E sabemos disso por causa do anúncio do Arcanjo Gabriel:

 “Ave Maria, cheia de graça” (Lucas 1, 27)

Essa não era apenas uma saudação informal do anjo. Era a confissão de uma realidade invisível em Maria que constituía sua maior glória e privilégio.

Porque Maria foi assunta ao céu em corpo e alma

Esta é a festa que celebramos hoje. No livro do Apocalipse, João teve a seguinte visão: “Uma mulher vestida do sol, com a lua debaixo dos pés, e uma coroa de doze estrelas sobre a cabeça.” (Apocalipse 12, 1) 

A assunção de Maria é a coroação de toda a obra de Deus na sua vida. Maria foi a mais estreita colaboradora de Jesus na sua obra redentora.

Por causa disso, Jesus tem um amor único e especial por ela, e por isso, lhe concedeu também um privilégio único e especial: não experimentar a corrupção do corpo, que aliás, é uma consequência do pecado, que ela não tinha.

Porque Maria é intercessora de todos os cristãos

A igreja sempre viu em Maria também uma poderosa intercessora diante de Deus, a favor de nossa causa. Das poucas coisas que os evangelhos nos contam de Maria, está o milagre das Bodas de Caná (João 2).

A tradição sempre viu na relação entre Maria e Jesus, a relação entre um rei e sua mãe.

Porque Maria é o caminho mais seguro para a salvação

Amamos e confiamos em Maria também porque ela é o caminho mais direto para chegar ao céu. Maria percorreu esse caminho através de sua vida como ninguém e agora nos guia para também nós chegar ao céu. 

Ela formou Jesus, enquanto homem, quando era uma criança até chegar a sua idade adulta, por isso, ninguém como ela pode nos formar e guiar também para chegar a ser perfeitos discípulos de Jesus.

Alguns afirmam que dizer que Maria seja o caminho que nos leva para o céu, é contradizer Jesus que afirmou na última ceia: “Eu sou o caminho, a verdade e a vida. Ninguém vai ao Pai, senão por mim.” (João 14, 6) Ou seja, Jesus diz que Ele é o único caminho para Deus, não existe outro.

Jesus afirmou que era o único caminho para chegar ao Pai, mas para chegar a Jesus existem muitos caminhos. É isso que Maria faz: nos leva a Jesus.

Porque Maria é mediadora de todas as graças

Maria nos leva a Deus, mas também nos traz a graça de Deus. Todas as graças nos chegam por meio de Maria.

Poderíamos explicá-lo da seguinte maneira:

  • Todas as graças nos vêm por meio de Jesus
  • Jesus veio por meio de Maria
  • Todas as graças vêm por meio de Jesus por meio de Maria.

Jesus disse a João: “Mulher, aí tens o teu filho” (João 19, 26) e a partir desse momento, Maria recebeu a sua missão celestial de cuidar da Igreja e de todos os seus filhos. Agora temos uma mãe que cuida de nós desde o céu. 

Conclusão

Cultivemos sempre uma grande devoção a Maria porque Deus colocou nas mãos de Maria o mais valioso que Ele tinha: seu próprio filho. Agora tudo o que colocamos em mãos de Maria, está seguro e jamais se perderá. 


Assista à homilia do Pe. Rodrigo Hurtado LC, na íntegra, através de seu canal de YouTube, ou tenha acesso a um conteúdo de Estudo Bíblico da liturgia dominical do ano todo com o curso Conhecer e Viver a Bíblia, que está em nossa loja aqui no site.