Neste Domingo, celebramos a festa de Pentecostes, o aniversário da Igreja. Naquele dia, em que os Apóstolos estavam ainda escondidos, confusos, com medo, o Espírito Santo veio sobre eles e renovou toda a sua vida, e assim nasceu a Igreja.

O próprio Jesus já havia anunciado a vinda do Espírito Santo a seus discípulos na Última Ceia:

“Entretanto, digo-vos a verdade: convém a vós que eu vá! Porque, se eu não for, o Paráclito não virá a vós; mas se eu for, vo-lo enviarei.”

(Jo 16, 7)

Jesus chama o Espírito de Santo de Paráclito, que é uma palavra que vem do grego e que podemos traduzir como Guia, como Conselheiro. E também o chama de Espírito da Verdade.

Há 3 maneiras de você conhecer uma cidade. A primeira maneira é chegar à cidade e tomar um táxi, e ir dando voltas por ela, olhando por todo lado, indo por palpite. Essa é uma péssima maneira de conhecer uma cidade, porque podemos passar a uma quadra de algo muito bonito, mas como não conhecíamos antes, ficamos sem visitar aquele lugar.

A segunda maneira, seria preparar a viagem com todas as informações daquele lugar, um roteiro, por assim dizer. Com esse planejamento é possível conhecer melhor aquela cidade, mas, ainda assim, como nós não conhecemos realmente aquele lugar, podemos perder coisas importantes.

Mas, há uma terceira maneira de conhecer uma cidade, que é através de um guia local. Esse guia levará você aos lugares mais importantes, onde se pode fazer as melhores fotos, os melhores lugares para comer…

Dessa mesma maneira acontece com a vida. Algumas pessoas vivem sem planejamento e vão vivendo. Outros, até planejam, mas de maneira limitada, porque não podemos conhecer o nosso futuro.

Porém, a melhor maneira é viver a vida com um Guia, com o Espírito Santo, a quem Jesus chamou de guia. Mas, para isso, precisamos colaborar com o Espírito Santo.

O que o Espírito Santo nos ensina?

A verdade é que, toda vez que nos aproximamos de Deus, é porque, de alguma forma, nos deixamos guiar pelo Espírito Santo. Porém, nem sempre fazemos isso, nem sempre nos deixamos guiar por Ele. Por isso, precisamos aprender a maneira como o Espírito Santo nos guia.

1. Ele nos ensina o que temos que saber

“Quando vier o Paráclito, o Espírito da Verdade, ele vos ensinará toda a verdade, porque não falará por si mesmo, mas dirá o que ouvir, e vos anunciará as coisas que virão”. (Jo 16, 13)

A primeira coisa que o Espírito Santo faz é nos guiar à verdade. Isto significa que, muitas vezes, nós temos muitos pontos cegos em nossa vida. É duro enxergar a verdade de nossa vida, de nossa fidelidade a Deus, de nosso casamento, de nossa vida profissional.

Mas, o Espírito Santo irá nos guiar a toda verdade. Irá nos ajudar a ver o propósito de Deus para nossa vida, nossa missão, que deve estar alinhada aos planos de Deus.

2. Ele nos mostra onde precisamos ir

Quantas vezes, na vida, temos que decidir se fazemos uma coisa ou outra, seguir um caminho ou outro… o Espírito Santo nos ajuda nessas tomadas de decisões.

Nos Atos dos Apóstolos, vemos que o próprio Espírito Santo indicava para onde os apóstolos deveriam ir evangelizar.

“Atravessando em seguida a Frígia e a província da Galácia, foram impedidos pelo Espírito Santo de anunciar a Palavra de Deus na (província da) Ásia. Ao chegarem aos confins da Mísia, tencionavam seguir para a Bitínia, mas o Espírito de Jesus não o permitiu”. (At 16, 6-7)

3. Ele nos inspira o que temos que dizer

“Quando, porém, vos levarem às sinagogas, perante os magistrados e as autoridades, não vos preocupeis com o que haveis de falar em vossa defesa, porque o Espírito Santo vos inspirará naquela hora o que deveis dizer”. (Lc 12, 11-12)

O Espírito Santo, muitas vezes, nos inspira as palavras certas. As palavras certas que devemos falar quando precisamos falar com nosso cônjuge, com nosso chefe… não apenas quando somos levados às autoridades.

4. Ele nos ensina quando devemos esperar

Muitas vezes, não precisamos dizer nada para alguém, ou tomar uma decisão de fazer tal coisa ou ir a tal lugar. Às vezes, o que temos que fazer é esperar e isso pode ser muito difícil.

O tempo é muito importante e Deus sabe o tempo certo para cada coisa.

“Para tudo há um tempo, para cada coisa há um momento debaixo do céu”. (Eclesiastes 3, 1)

Normalmente queremos que Deus solucione os nossos problemas agora, nesse instante, mas Deus não o faz porque o momento certo não chegou ainda, porque Ele quer o melhor para nós e o processo de purificação, de amadurecimento é tão necessário ou até mais, do que a própria solução dos nossos problemas.

“Quanto a nós, é espiritualmente, da fé, que aguardamos a justiça esperada”. (Gl 5, 5)

5. Ele nos ensina que temos que resistir

Algumas vezes, o Espírito Santo irá nos inspirar a fazer alguma coisa, mas noutras vezes, Ele irá nos inspirar a não fazer, a resistir a nossos impulsos. Ele também nos ajuda a vencer as tentações. 

“Digo, pois: deixai-vos conduzir pelo Espírito, e não satisfareis os apetites da carne”. (Gl 5, 16)

Nossa natureza humana tende ao mais cômodo, aos mais fácil, ao mínimo esforço e o Espírito Santo nos ajuda a fazer o que é correto e não nos deixarmos ser conduzidos por nossas paixões.

6. Ele nos ensina a evitar os perigos e erros

Há momentos em que o Espírito Santo irá nos ajudar a evitar um perigo ou um erro, mesmo que aquela situação não seja um pecado em si mesmo, mas ela pode nos colocar em perigo ou nos conduzir ao pecado.

Como discernir se algo vem do Espírito Santo?

Depois de vermos como o Espírito Santo pode nos ajudar em nossa vida, precisamos saber discernir se aquela inspiração vem realmente dele ou não. E para isso temos que nos ater a cinco pontos:

  • Se está coerente com a Sagrada Escritura
  • A voz do Espírito Santo é persistente
  • Se nos ajuda a ser mais parecido a Cristo
  • Quanto tomo a decisão, eu sinto paz
  • Produz frutos bons 

Para encontrar essa voz, essa inspiração do Espírito Santo, o primeiro lugar é a oração. O Espírito Santo fala ao nosso coração quando rezamos insistentemente.. 

Em segundo lugar, o Espírito Santo nos fala através da Sagrada Escritura, como aprendemos com São Paulo: “Toda a Escritura é inspirada por Deus, e útil para ensinar, para repreender, para corrigir e para formar na justiça” (II Timóteo 3, 16).

Em terceiro lugar, o Espírito Santo fala conosco através de outras pessoas, como o Diretor Espiritual, o nosso confessor, uma pessoa que respeitamos e que tenha uma vida exemplar. Deus usa instrumentos para se comunicar conosco.

Por fim, o Espírito Santo fala conosco através das circunstâncias da vida. Toda vez que algo nos ocorre, precisamos perguntar a Deus sobre o que Ele quer nos dizer com aquilo.


Assista à homilia do Pe. Rodrigo Hurtado LC, na íntegra, através de seu canal de YouTube, ou tenha acesso a um conteúdo de Estudo Bíblico da liturgia dominical do ano todo com o curso Conhecer e Viver a Bíblia, que está em nossa loja aqui no site.