São Casimiro é um exemplo de pessoa que teve todas as oportunidades de riqueza, honras terrenas e luxúria, mas decidiu recusar tudo isso e viver uma verdadeira vida de santo. Sua festa é comemorada no dia 4 de março.

Descendência

Comecemos pelo começo! São Casimiro nasceu no castelo real de Cracóvia no ano de 1458, era filho de Casimiro Jagelão, rei da Polónia e ao mesmo tempo Grão-Duque da Lituânia, e sua mãe foi Isabel D’Asburgo, que é conhecida como “mãe de reis”. 

Com essa descendência (de príncipe da Polônia e Arquiduque da Lituânia), poderia ter feito 

como seus irmãos e ter vivido na riqueza, governando várias terras. Porém ele abriu mão de tudo isso e decidiu dedicar sua breve vida a Deus. 

Uma vida especial

A Homilia de 4 de Março de 1984 (domingo) feita pelo Papa João Paulo II, nos conta um pouco sobre sua vida Santa. O caminho da sua santidade foi incrivelmente inspirado pelo amor que sentia por Cristo. Aos poucos ele iria se tornando cada vez mais próximo e amigo de seu Divino Mestre. 

Não à toa Casimiro era inspirado por Jesus que dizia:

“Assim como o Pai Me amou, também Eu vos amei. Permanecei no Meu amor. Se observardes os Meus mandamentos, permanecereis no Meu amor, do mesmo modo que Eu permaneço no amor do Meu Pai, porque tenho observado os Seus mandamentos” (Jo 15, 9-11).

Lemos de sua vida que ele “Abraçava e defendia como suas as causas dos pobres e dos infelizes, e por isso o povo lhe chamava defensor dos pobres.” Ou seja, viveu uma vida especial, na qual escolheu viver como Cristo, servindo a todos. 

Morte 

A vida terrena de São Casimiro foi extremamente breve. Ele morreu com apenas 26 anos, vítima de tuberculose. Seu corpo foi sepultado na capital da Lituânia, onde foi muito amado pelo povo. 

Sua popularização se deu graças a diversos peregrinos que conheciam sua história e então espalhavam para a Europa Ocidental. Ele foi canonizado pelo Papa Leão X e hoje é padroeiro da Lituânia. 

Oração para São Casimiro

“São Casimiro, vós que tivestes tudo para reinar soberanamente e usufruir do que desejais, preferistes o caminho da santidade. Quanto vos louvo por essa vossa escolha cheia de sabedoria ante a efemeridade desta vida. Dai aos nossos jovens do mundo inteiro, por vossa intercessão junto a Jesus Cristo e a Santa Mãe dos Céus, o despertar das mais santas vocações sacerdotais. Por Cristo, Nosso Senhor. Amém.”