No último domingo, durante a homilia do Pe. Rodrigo Hurtado, LC, que se baseou no trecho do Evangelho de Mateus 18,15-20, aprendemos sobre como o verdadeiro amor nos convoca à honestidade, especialmente quando se trata de corrigir aqueles que estão ao nosso lado. No entanto, essa correção deve ser feita com o propósito de edificar.

O Desafio da Honestidade no Amor

O Evangelho de Mateus (18,15-20) nos conduz a uma profunda reflexão sobre o amor genuíno. Muitas vezes, equivocamos o verdadeiro significado do amor, confundindo-o com a manutenção da paz a qualquer custo. No entanto, o Pe. Rodrigo nos recorda que o amor verdadeiro também demanda sinceridade e coragem para confrontar a pessoa que amamos, em vez de engolir as situações problemáticas.

A Delicadeza da Verdade

Falar a verdade nem sempre é uma tarefa fácil; requer coragem, mas também tato, inteligência e consideração. Em uma palavra, requer amor. A verdade sem amor pode ferir, humilhar e não é bem recebida. O amor sem a verdade não é amor genuíno, mas sim indiferença, que é o oposto do amor. Portanto, devemos aprender a comunicar a verdade com amor, de maneira amorosa.

Quatro Passos para Falar a Verdade com Amor

O Pe. Rodrigo nos guia através de quatro passos essenciais para falar a verdade com amor:

Verifique suas motivações: Comece examinando seu próprio coração e suas intenções. Pergunte-se o que deseja para a pessoa e para o relacionamento. Tudo começa com uma motivação correta, que São Paulo resumiu em uma palavra: “edificar”.

Planeje sua apresentação: Como diz o livro dos Provérbios, pessoas inteligentes pensam antes de falar, tornando suas palavras mais persuasivas. Planeje quando, o que e como você vai abordar a questão delicada.

Seja positivo e inspire confiança: Para manter relacionamentos fortes, é necessário equilibrar a confrontação com a verdade com a afirmação do amor. Troque o “mas” por “e”, realçando o potencial da pessoa para melhorar.

Arrisque a rejeição: Corrigir alguém, mesmo com amor, implica um risco de não ser bem recebido. Assumir esse risco é fundamental, pois o amor nos impulsiona a agir. A Bíblia nos assegura que, no final, a correção amorosa é valorizada.

Conclusão

No Evangelho desse domingo, somos desafiados a agir com amor e honestidade em nossos relacionamentos. Não devemos adiar a correção, mas sim planejá-la com cuidado e coragem. A covardia não se alinha com o amor genuíno. Portanto, arrisquemos a verdade com amor, sabendo que, apesar da reação inicial, nosso gesto pode, eventualmente, ser valorizado e agradecido.

Assista à homilia do Pe. Rodrigo Hurtado LC, na íntegra, através de seu canal de YouTube, ou tenha acesso a um conteúdo de Estudo Bíblico da liturgia dominical do ano todo com o curso Conhecer e Viver a Bíblia, que está em nossa loja aqui no site.