Conta o Evangelho de João que uma das primeiras perguntas que os discípulos fizeram a Jesus foi: «Mestre, onde moras?». Recebendo uma resposta imediata do Senhor que os convidou a ir e ver por si mesmos, eles partiram com Jesus e permaneceram com Ele.

Naquele momento, Jesus se referia a sua casa em Cafarnaum e, é esse convite de Jesus que ressoa também para nós: «Vinde e vede!». Ele quer nos mostrar onde viveu, por onde andou, o local em que realizou milagres e, especialmente, aquele lugar sagrado onde Ele derramou seu precioso sangue para nos salvar e também o local de sua Ressurreição.

A Bíblia se revela

Por sinal, a primeira vez que se visita a Basílica do Santo Sepulcro, em Jerusalém, é como se toda a narrativa da Paixão, Morte e Ressurreição de Jesus que está nos evangelhos se revelasse diante de nossos olhos.

Se vamos ao Evangelho de Lucas, no capítulo 19, versículo 41, podemos perceber que a descrição do local da morte e do sepultamento de Jesus indica que seu túmulo ficava ali mesmo, no jardim onde ele fora crucificado.

É isso que se vê logo quando se entra na Basílica do Santo Sepulcro. Ali está o local da crucifixão e o local do sepultamento e, obviamente, da ressurreição de Nosso Senhor. Aliás, todos os locais em que Jesus esteve, parou, mirou alguém nos olhos e realizou algum sinal magnífico, nos ajudam a decifrar os textos dos Evangelhos.

Esses locais são testemunhas históricas da presença entre nós do Filho de Deus, que nasceu homem e fez tudo para nos salvar. São locais que foram abençoados pela presença, em carne, sangue, alma e divindade de nosso Senhor Jesus Cristo.

Por isso nós peregrinamos à Terra Santa e aos outros lugares santos de nosso mundo. Lugares em que Deus se fez presente através de sinais e milagres. Ali nós encontramos as pistas que nos levam a descobrir onde Jesus mora.

Depois que Jesus ressuscitou e subiu aos céus, Ele enviou o Espírito Santo para estar presente em nossa vida, em todos os lugares do mundo, e isso inaugurou uma nova forma de encontrarmos a morada de Deus.

Se hoje, da mesma forma que aqueles discípulos, perguntarmos a Jesus: “– Mestre, onde moras?”. Certamente, Ele nos dará a mesma resposta: “ – Vinde e vede”.

A diferença é que Ele nos guiará até o nosso próprio coração, onde vive o Espírito Santo em nós desde o dia de nosso batismo. Mas, da mesma maneira que aqueles discípulos precisaram caminhar com Jesus por todo aquele território, muitas vezes nós também precisamos caminhar aí para poder encontrar o mapa até a morada de Jesus. 

Venha visitar a Terra Santa com o Pe. Rodrigo Hurtado LC, e fazer essa peregrinação pelos lugares em que Jesus realizou seus maiores milagres aqui na terra. Quem sabe, é assim que conseguiremos descobrir o mapa para encontrar a morada de Deus em nosso coração.

Preencha o formulário no link abaixo, sem compromisso, e receba mais informações sobre a próxima peregrinação.

Clique aqui