Se você caminha por uma livraria hoje, você irá encontrar incontáveis livros com diversas fórmulas mágicas sobre liderança, porque, na verdade, hoje o mundo carece de verdadeiros líderes, capazes de transformar seu entorno. Mas o melhor guia para a verdadeira liderança é a Bíblia, pois ali você encontra exemplos de homens e mulheres que transformaram a história e todos tinham uma característica em comum.

Desde Abraão, passando por seus filhos, por José no Egito, por Moisés, Neemias, e todos os personagens do Antigo Testamento até chegarmos em Jesus, nós vemos uma coleção de homens e mulheres que se deixaram guiar por Deus e lideraram um povo inteiro.

Os patriarcas, os juízes, os reis e os profetas da Bíblia, todos eles, foram líderes em seu tempo e, por isso, suas histórias e seu legado perduram até os dias de hoje, não só na Bíblia, mas na maneira em que vivemos.

Todo o Ocidente foi organizado com base na cultura judaico-cristã, que começou a ser construída em Abraão, há milhares de anos.

Mas qual é a característica que é comum a todos esses líderes do Antigo Testamento e que, depois, também está presente na vida dos Apóstolos, que lideraram a Igreja criada por nosso Senhor Jesus Cristo?

Todos, sem exceção, eram pessoas de oração.

A oração: a característica do líder

Nós até podemos nascer com talentos de liderança ou desenvolvê-los ao longo da vida. Sim, a liderança pode ser aprendida, como vemos no célebre caso de Neemias, que de funcionário da corte, tornou-se o restaurador de Jerusalém.

Mas, não bastam esses talentos, se eles não forem colocados a serviço do plano de Deus para nossa vida. Seremos, como disse Jesus certa vez, cegos guiando outros cegos (Mt 15, 14).

A vida de oração, de diálogo com Deus, é a constante em todos os líderes da Bíblia, a todo momento. Eles não só pediam luzes para Deus, como, em diversos momentos, chegavam a discutir com Deus, a negociar com Deus em nome do povo. 

Um dos exemplos clássicos podemos encontrar no livro de Gênesis, no capítulo 18. Ali, Deus aparece a Abraão dizendo que vai destruir Sodoma e Gomorra, mas o patriarca inicia uma barganha com Deus em nome dos justos da cidade. Talvez, venha daí a incrível capacidade dos judeus de negociar, afinal de contas, Abraão pechinchou até com Deus.

Brincadeira à parte, a verdade é que não existe nenhum bom líder que não dedique um tempo a conversar com Deus, pois as virtudes só crescem em nosso coração através da ação do Espírito Santo.

Além disso, de que adianta uma liderança que não leva seus liderados à felicidade? Um verdadeiro líder tem sempre em mente que, por mais que sua ação seja focada em algo imediato, humano, como a produção de uma empresa, no fundo, ele lidera pessoas, e todas elas são amadas por Deus, que entregou seu Filho único para salvá-las.

Existe um valor eterno em cada pessoa, em cada empreendimento, em cada grande empresa, porque existem homens e mulheres que precisam também cumprir em sua vida, o plano de Deus.

Como desenvolver uma vida de oração para se tornar um líder

Para desenvolver uma vida de oração, não existe um segredo que só pode ser compartilhado com pessoas especiais. Na verdade, não há segredo algum. Para ter uma vida de oração, basta rezar. Simples assim!

Contudo, tenha sempre em mente que a oração é um diálogo. E não simplesmente um diálogo com uma pessoa desconhecida, mas é uma conversa com Deus. Ele nos criou, nos ama e nos conhece melhor do que nós mesmos.

Portanto, é preciso dedicar um momento especial a essa conversa. É como uma reunião com alguém muito importante. Nesse caso, Alguém que é mais importante que todos. Comece falando com Deus e, se preciso, utilize fórmulas escritas, como a oração pedindo a ajuda ao Espírito Santo (Vinde, Espírito Santo).

A partir daí, agradeça a Deus por sua vida, por coisas simples, por ter acordado nesse dia. Agradeça por estar vivo e vá desenvolvendo uma conversa sincera com Nosso Senhor. Mais dia, menos dia, você verá que esses momentos serão os momentos mais importantes de seu dia e, em seu coração, você sentirá as respostas de Deus para suas inquietações. É um diálogo.

Peça a ajuda de Maria Santíssima e dos santos, eles são seres humanos como você e também viveram os desafios comuns ao nosso dia a dia, e eles souberam vencer os obstáculos que a vida colocava diante deles. Eles também podem interceder por você diante de Deus.

As virtudes de um líder

Assim, na vida de oração, que deve ser constante e crescente, você verá que as virtudes necessárias para desenvolver uma verdadeira liderança irão surgir e crescer, no tempo certo, em seu coração.

Moisés precisou de vários anos e longas conversas com Deus para adquirir as virtudes necessárias para salvar o povo das mãos do Faraó. Os Apóstolos precisaram de 3 anos na presença de Nosso Senhor Jesus e, depois, da ação dramática e portentosa do Espírito Santo em Pentecostes, para poder liderar a Igreja. Mas todos eles tinham uma coisa em comum, que era a vida de constante diálogo com Deus.


Se você deseja se aprofundar nesse tema, recomendo o livro “Líderes Segundo o Coração de Deus”, do Pe. Rodrigo Hurtado, LC. Nele, conhecemos a história de Neemias, esse personagem do Antigo Testamento que se sentiu chamado por Deus para reconstruir as muralhas de Jerusalém. Você pode encontrá-lo em nossa loja