Nesta quinta-feira, Adriano Dutra recebe, no podcast Café com Fé, o médico coordenador da Equipe de Ginecologia Oncológica do Hospital de Amor Barretos, Dr. Ricardo dos Reis, para falar sobre o impacto da espiritualidade no tratamento médico e também, o que representa a fé, tanto para o profissional médico quanto para o paciente.

Ricardo, que tem mais de 30 anos de história médica, inicia esse episódio Café com Fé confessando que a coisa que mais gosta de fazer é peregrinar, ele que já fez o Caminho de Santiago por três vezes, como também o Caminho da Fé, até a Basílica de Aparecida, no Estado de S. Paulo.

O médico especializou-se em oncologia e desde 2013 compõe o time de especialista do Hospital de Amor de Barretos (antigo Hospital de Câncer de Barretos) é casado e tem uma filha. Filho de pais cursilhistas, Ricardo conta que desde a juventude sempre procurou ser atuante nas paróquias das quais fazia parte, mas em 2009 ele sentiu muito forte o desejo de peregrinar para Compostela e em 2010 ele fez o Caminho de Santiago, iniciando seu caminho das peregrinações e buscando estar sempre mais ativo na Igreja.

Quando Ricardo inicia seu trabalho no Hospital em Barretos, num determinado momento ele foi recebido por seu diretor, Henrique Prata, que cumpriria o costume de receber o médico em sua sala e entregar-lhe uma cópia de seu livro “Acima de Tudo o Amor” com uma dedicatória. Contudo, conta Ricardo, que usa em seu uniforme um “pin” do Caminho de Santiago e quando Henrique viu aquele adereço, perguntou sobre a peregrinação à Compostela, pois ele também a havia realizado. Para Ricardo, isso foi um sinal de que Deus o conduzia a estar ali, por intercessão de São Tiago Apóstolo.

Ao falar sobre o Hospital do Amor de Barretos e sobre a atuação de seu diretor, Ricardo conta que uma das histórias que mais o confirmou em sua opção por sair do Rio Grande do Sul e ir para o interior de São Paulo foi quando, numa reunião entre médicos para decidir sobre condução de tratamentos de pacientes, Henrique Prata só pediu aos médicos que dissessem qual seria o melhor tratamento para os pacientes e não se importassem com o custo, pois ele buscaria alguma forma de financiar os tratamentos. Ricardo confirma que, em dez anos no hospital, até hoje nunca teve a verba de tratamento dos pacientes limitada pelo Hospital.

Além disso, Ricardo explica que o que define a entrada de um paciente no Hospital do Amor de Barretos é a doença do paciente e a necessidade que ele tem de receber o tratamento especializado que aquela instituição possui e não outros critérios. O financiamento do hospital se dá exclusivamente pela ajuda de outras pessoas, especialmente cantores sertanejos e empresários.

Medicina e fé

Ricardo diz que para ele os médicos são instrumentos de Deus em sua profissão e, por isso, é importante que todo médico tenha fé e saiba que existe um Deus conduzindo-o e orientando-o. Além disso, ele também reforça que, quando o médico tem essa consciência e traz isso para sua vida profissional, o paciente também percebe.
“É muito frequente vermos respostas e evoluções que não estão padronizadas dentro da oncologia”, explica Ricardo ao recordar que muitas coisas que acontecem na medicina estão longe do alcance dos médicos. Ele também diz que o paciente que tem uma espiritualidade maior, passa mais tranquilamente pelos tratamentos e tem também uma resposta melhor às terapias. Por outro lado, ele também esclarece que os pacientes que perdem a fé diante da doença acabam evoluindo pior ao tratamento.

Ao ser perguntado sobre como um médico católico deve proceder em relação ao paciente, especialmente no caso de um paciente acometido por câncer, Ricardo aconselha que a primeira atitude do médico deve ser a empatia. O médico tem que se colocar no lugar do paciente. Para Ricardo, o paciente não é um objeto que está sendo operado, mas é uma vida humana e cada vida é única para Deus.

Você pode conferir a versão na íntegra dessa grande entrevista com o Dr. Ricardo dos Reis através do link do nosso Canal do YouTube abaixo, como também através do aplicativo de meditações católicas Seedtime. Se você ainda não tem o aplicativo, baixe agora mesmo através desse link (http://seedtime.app) e procure o podcast Café com Fé.