Em sua homilia deste domingo, Pe. Rodrigo Hurtado LC nos mostra que Jesus tinha uma meta muito clara em sua vida e que nós também precisamos ter metas concretas em nossa própria vida.

Hoje vivemos em um mundo que está saturado de todo o tipo de publicidade, de todo tipo de notícias. Estamos hiperconectados com todo o mundo, sabemos de notícias a todo instante e isso faz com que nossa vida esteja muito dispersa.

Hoje, no evangelho vemos quando Jesus, ao pregar na Galileia, decide ir a Jerusalém para a hora de sua paixão. E, a partir daí, tudo o que Jesus faz, acontece na sua sua ida a Jerusalém. Jesus sabia o que iria acontecer em Jerusalém, sabia de sua Paixão, mas também tinha muito claro para si qual era sua missão, qual era a vontade do Pai para sua vida.

A partir desse momento, nada mais tira o foco de Jesus em sua missão. Tudo o que acontece não o faz desviar do caminho a Jerusalém. Curar um doente, chamar um discípulo, responder a um fariseu, contar uma parábola, tudo subindo a Jerusalém.

Sua vida pública foi muito breve, apenas três anos, mas realizou uma obra impressionante de doutrinação dos discípulos e de preparação das bases da futura Igreja. E Ele fez tudo isso porque focava suas energias e sua atenção com grande intensidade na missão que Deus lhe deu.

Essa é uma lição que está nas entrelinhas do Evangelho de hoje, mas é muito importante. Isto nos faz pensar em nossas próprias vidas. Temos metas claras em nossa vida? Temos prioridades claras? Somos conscientes do propósito central que Deus deu para nossa vida? Temos focado, como Jesus, intensamente em cumprir essa missão? Ou vivemos dispersos e fazendo tudo e nada ao mesmo tempo?

Definir metas é um dever espiritual

Deus tem metas para tudo… para o Universo, para os planetas, para a história, para a eternidade e, portanto, para nossa vida. No Evangelho de hoje, Jesus torna pública sua própria meta: tenho que ir para Jerusalém.

O homem e a mulher de Deus têm uma meta muito clara em sua vida: fazer a vontade de Deus. E essa vontade é algo muito concreto. São Paulo, por exemplo, também tinha suas metas, como ele escreve aos Filipenses:

“Irmãos, quanto a mim, não julgo que o haja alcançado; mas uma coisa faço, e é que, esquecendo-me das coisas que atrás ficam, e avançando para as que estão adiante, prossigo para o alvo pelo prêmio da vocação celestial de Deus em Cristo Jesus.”

(Filipenses 3, 13)

Nós podemos ir pela vida de dois jeitos: planejando ou improvisando. Deus sempre fez planos. Nós sempre falamos dos “planos de Deus”. Se Deus faz planos, Ele também quer que nós façamos planos, mas planos inspirados nos planos de Deus, por isso Paulo fala da “vocação celestial de Deus em Cristo Jesus”.

Na segunda possibilidade, ou seja, na improvisação, nós não vivemos, só reagimos às circunstâncias, apenas existimos, sem rumo nem propósito. Se nós não temos metas em nossa vida, estamos à deriva, como um navio em meio a uma tempestade, levado pelas ondas de um lado para outro.

Metas são atos de fé

Definir metas não é só um dos hábitos das pessoas altamente efetivas, não é um skill corporativo, não é uma qualidade de CEOs. Definir metas é uma disciplina espiritual e cada meta é um ato de fé, porque trata-se do futuro e o futuro não está em nossas mãos, mas nas mãos de Deus.

Nossas metas colocam à prova nossa fé. Quanto maiores forem nossas metas, maior será nossa fé. Se não tenho metas ou são muito pequenas, minha fé é pequena ou inexistente.

“Àquele que é poderoso de realizar infinitamente mais do que tudo o que pedimos ou imaginamos, de acordo com o seu poder que age em nós, a Ele seja a glória.”

(Efésios 3, 20)

Ou seja, Deus sempre pensa maior do que nós. Suas metas são sempre muito mais altas e por isso Ele nos anima a estabelecer metas e metas com fé e confiança no poder Dele. Limitamos a Deus com nossa falta de fé.

As metas focam as minhas energias

Quanto mais focamos nossa vida, mais efetiva ela é. Se mantemos abertas todas as frentes, nossa vida se dispersa e nada conseguimos. O foco nos faz ser fortes, eficientes, conseguir grandes metas em nossa vida e alcançar verdadeiras mudanças.

“Não corro como quem corre sem alvo, e não luto como quem apenas soca o ar.”

(1 Coríntios 9, 26)

A boa notícia é que Deus não espera que façamos tudo. O que diferencia um homem ou mulher de fé é que eles focam no que mais importa e esquecem todo o resto.

As metas nos mantém em movimento

Elas nos dão esperança para perseverar, para persistir apesar das dificuldades. Se não temos um objetivo na vida, não temos motivo para sair da cama a cada manhã.

Precisamos de grandes metas e também de muitas metas pequenas. As metas nos mantêm em movimento e não temos que ter medo de errar ou fracassar. Ao contrário, temos que errar rápido. É o único jeito de aprender o que funciona e o que não funciona.

As metas constroem nosso caráter

O maior benefício das metas não é alcançar objetivos ou realizar sonhos, o maior benefício acontece dentro de nós. É aquilo que nós mesmos nos tornamos através do processo de alcançar nossas metas.

Deus está mais interessado no nosso caráter do que na realização dos objetivos. Formar o caráter é formar virtudes e chegar a ser um reflexo de Jesus. Enquanto nós estamos trabalhando em nossas metas, Deus está trabalhando em nós.

Quem não trabalha para crescer e realizar a meta de Deus em sua vida, tende a decair e sua felicidade é drenada pouco a pouco.

“Ao que tem, lhe será dado; e ao que não tem, até aquilo que tem lhe será tirado.”

(Marcos 4, 25)

Boas metas serão recompensadas

Quando nós temos bons propósitos e metas, somos premiados e premiados duplamente. Ter bons propósitos significa não apenas buscar nosso próprio benefício, mas sobretudo, fazer com que nossa vida seja uma benção para os outros.

Isso é o que Jesus chama de uma vida bem sucedida, isto é, que produzamos frutos.

“Todos os que competem nos jogos se submetem a um treinamento rigoroso, e isso, para obter uma coroa que logo se desvanece; no entanto, nós nos dedicamos para ganhar uma coroa que dura eternamente.” (1 Coríntios 9, 25)

(1 Coríntios 9, 25)

Como definir minhas metas com fé?

Para definir as minhas metas de acordo com os planos de Deus, precisamos responder algumas perguntas.

A primeira pergunta é: Essa meta vai dar glória a Deus?

Ou seja, todos os propósitos e metas que nos ajudem a ter mais fé, mais confiança em Deus e mais amor são metas que dão glória a Deus. Por exemplo, podemos usar o corpo para o prazer, para nos enriquecer, para fazer dano a outros, para o exibir, etc. Ou podemos usá-lo para ajudar a outros, crescendo no amor, levando a Palavra de Cristo a outros, crescendo na fé, ou acompanhando quem sofre ou passa dificuldades, aumentando a esperança, e tudo isso dá glória a Deus.

A segunda pergunta que podemos fazer é: Essa meta é motivada pelo amor?

Seguramente não vamos agradar a Deus se fazemos algo movidos pela ambição, pela vingança, pela inveja, pela culpa ou por qualquer outro sentimento que não venha de Deus. Sempre que definimos uma meta, temos que purificar nossa intenção e fazê-la por amor.

“Ama e faz o que quiseres. Se calares, calarás com amor; se gritares, gritarás com amor; se corrigires, corrigirás com amor; se perdoares, perdoarás com amor. Se tiveres o amor enraizado em ti, nenhuma coisa senão o amor serão os teus frutos.”

(Santo Agostinho, Homilia da Primeira Epístola de São João)

A terceira pergunta que podemos fazer é: Essa meta requer que eu dependa de Deus?

Se nossas metas são tão pequenas que não requerem a ajuda de Deus, então nós ainda não descobrimos a meta, o propósito de Deus para nossa vida. Essa meta não é de Deus. Ou pode até ser, mas não é apenas isso.

Quando a meta é de Deus, precisamos do Espírito Santo para fortalecer e iluminar nosso trabalho, nosso propósito e nossas metas. Não fazemos tudo isso apenas com nossas forças, mas com a força e a luz que vem do Espírito Santo. E, por outro lado, precisamos também da ajuda de outras pessoas, pois as grandes metas não são conquistas de um homem só.

  • Padre Rodrigo Hurtado LC transmite a celebração da missa com o Estudo Bíblico aos domingos, às 18h, através de seu canal do YouTube. Inscreva-se no canal, deixe seu like no vídeo e compartilhe com seus amigos.