Neste episódio de nosso podcast Café com Fé recebemos a cantora católica Zezé Luz, fundadora e presidente da Rede Nacional em Defesa da Vida, para um bate papo sobre esse importante tema, tão precioso a nós e que envolve todas as esferas da sociedade.

Especialmente agora, esse tema volta às manchetes porque a Suprema Corte dos EUA emitiu um novo posicionamento sobre o aborto, ao contrário do entendimento que haviam emitido no famoso processo Roe versus Wade, de 1973, que impedia aos Estados americanos de emitirem possicionamento contrários ao aborto.

Zezé acredita, inclusive, que essa mudança de entendimento da Suprema Corte dos EUA seja uma resposta ao clamor do povo. Por exemplo, ela cita que a última “march for life” (marcha pela vida) que aconteceu nos EUA reuniu entre 800 mil e 1 milhão de pessoas nas ruas. Ela também acredita que esse fato desencadeie uma série de mudanças em 37 países que permitem a prática do aborto no mundo.

A cantora também reforça que, falando diretamente ao público cristão, o que a entristece são as pessoas que se esquecem que Deus pensou em cada ser humano desde toda a eternidade. Que cada ser humano é único, irrepetível, insubstituível e que nossa vida não é produto para ser descartada.

Padre Rodrigo, que apresentou o programa, também recorda que, mesmo que a gravidez tenha vindo de circunstâncias violentas da vida, aquela criança é amada e querida por Deus desde antes da criação do mundo, como fala a Carta aos Efésios, e é isso que precisamos lembrar às pessoas.

Extraordinários

Zezé Luz participou do segundo episódio da série Extraordinários, criada pelo Dr. Italo Marsili, que conta a história de pessoas que se destacam pelo que fazem em diversos setores. Nesse programa, Zezé conta o episódio que sofreu em sua vida de um sequestro, seguido de estupro, que resultou em uma gravidez. Naquela época, ainda muito jovem, Zezé se submeteu ao aborto, que acabou por lhe trazer muitas sequelas, levando-a inclusive ao consumo excessivo de álcool para tentar amenizar a dor emocional.

Ela confessa que a pior coisa do mundo, para ela, é o trauma de um aborto provocado, porque «você busca no vazio um olhar que não existe». Mas, depois de uma década de sofrimento, foi em uma palestra no curso de Crisma que ela teve a consciência de que havia gerado uma vida, que embora o pai tenha sido um covarde que a tivesse violentado, ela era mãe e pôde, portanto, reconciliar-se com Deus e consigo.

Zezé, inclusive, reforça uma realidade em que ela afirma que «não importa quem é o pai, a mãe você sabe quem é». E que se, a cada mulher que busca o aborto lhe fosse mostrada uma ultrassonografia de seu filho, os movimentos intra-uterinos, bem provável que ela optaria por defender a vida.

Consequências do Aborto

Zezé Luz tocou no tema da culpa que se sente após a realização do aborto, que é uma de suas consequências, e o Pe. Rodrigo lembra que nós não sabemos lidar com a culpa. Nós pensamos que jogar a culpa para baixo do tapete vai resolver ou tentar esquecer, mas a verdade é que nós não esquecemos. «As culpas são como zumbis, que se levantam pela noite e vêm assombrar a gente», ilustra o Pe. Rodrigo.

O que acontece com a culpa é que as pessoas, ao se sentir culpada, se autoflagelam e sabotam sua própria felicidade. Mas, como afirma o padre, se é muito grande o mal que fizemos, muito maior será a misericórdia de Deus em nos acolher. Além disso, nossa maior dor, geralmente é nossa maior oportunidade de exercer um apostolado.

Rede Nacional em Defesa da Vida e da Família e Projeto Esperança

Para conhecer melhor o trabalho de Zezé Luz e da Rede Nacional em Defesa da Vida e também do projeto Esperança, assista a live na íntegra no link abaixo, para conhecer toda a história de fé e coragem dessa mulher que tem salvado tantas vidas pelo país e acesse o site www.redeprovida.com

O Café com Fé é o podcast do Instituto Católico de Liderança e pode ser ouvido também no aplicativo de meditações católicas Seedtime ou nas melhores plataformas de podcast.