Nesta quinta-feira, Adriano Dutra recebeu como convidado do Café com Fé ao Pe. Rodrigo Hurtado LC, idealizador do aplicativo de meditações Seedtime e fundador e diretor do Instituto Católico de Liderança. Padre Rodrigo nos ensina como colaborar com Deus para desenvolver os nove frutos do Espírito Santo.

Pe. Rodrigo inicia a conversa recordando sua última peregrinação à Terra Santa, promovida pelo Instituto Católico de Liderança, e confessa que cada peregrinação é uma experiência nova. Para o padre, cada católico deveria, pelo menos uma vez na vida, fazer a experiência espiritual de ir até lá.

O padre também recorda que a próxima peregrinação para a Terra Santa já está programada para o mês de setembro próximo e os interessados podem acessar esse link para receber mais informações: https://go.iclbrasil.org/peregrinacao-a-terra-santa

Ao falar sobre o curso A Melhor Versão de Você Mesmo, Pe. Rodrigo nos lembra que, diferentemente dos animais, os seres humanos nascem incompletos e, portanto, precisamos nos construir, e nesse processo de construção, podemos crescer como pessoas do bem, plenamente enriquecidos por Deus ou, por outro lado, podemos destruir a nossa própria natureza. «O ser humano pode desumanizar-se», diz o padre.

Deus nos leva muito a sério e nós temos liberdade para fazermos o que quisermos, humanizarmos até alcançarmos a nossa melhor versão ou nossa pior versão ou, até mesmo, ficar no meio do caminho – explica padre Rodrigo.

Contudo, se olharmos para nós mesmos a partir da experiência de Deus, Ele nos criou com um plano. Deus sempre tem um objetivo, uma meta e Ele não criou para que ficássemos incompletos e Sua vontade em nossa vida é que nós cresçamos e nos tornemos a melhor versão de nós mesmos.

Isso significa muitas coisas, como, por exemplo, desenvolvermo-nos fisicamente, cuidando de nosso corpo, com equilíbrio. Também temos que cuidar de nossa inteligência, de nossa psicologia, mas, sobretudo, Deus quer que nós cresçamos nas virtudes e na vida espiritual.

Na vida humana, nós começamos trabalhando com nossas forças, desenvolvendo as virtudes que nos tornam uma pessoa melhor, mas a um certo ponto, a virtude não consegue ir sozinha e nós precisamos de uma ajuda e essa ajuda quem nos dá é o Espírito Santo.

O Espírito Santo toma nossas virtudes e as leva até um patamar que, sem sua ajuda, jamais chegaríamos lá e é a isso que nós chamamos de frutos. Uma virtude e um fruto é a continuidade de um mesmo processo. Todas as virtudes humanas podem ser aprimoradas e aperfeiçoadas com os frutos do Espírito Santo.

Nós podemos, por exemplo, ter uma paciência humana, mas também podemos ter uma paciência sobre-humana, quando o Espírito Santo nos aperfeiçoa. Isso é uma graça de Deus e não consigo fazer com minhas forças.

Quando falamos em nossa melhor versão, explica o padre, é sobretudo nessa dimensão moral. Falamos de virtudes e de colaborar com o Espírito Santo para que cheguemos a nossa plenitude. Isso é ser A Melhor Versão de Você Mesmo.

Sempre temos algo a mudar em nossa vida

Um foguete gasta 80% de seu combustível na decolagem, ilustra o Pe. Rodrigo, para poder vencer a inércia e em nossa vida acontece o mesmo. Por causa do pecado original, nós temos uma tendência a nos acomodar, a buscar o mínimo esforço, e por isso temos também uma certa inércia quando se trata de vencer os maus hábitos.

O outro motivo pelo qual nós não deixamos os maus hábitos é que buscamos trabalhar neles sozinhos. Buscamos mudar nossa vida só com nossas forças, mas nossa inconstância acaba por minar nossas tentativas de melhorar nossa vida.  A forma como conseguiremos ter sucesso na mudança de nossa vida é colaborar com o Espírito Santo.

Temos que conhecer esse organismo espiritual em que o homem faz uma parte, mas Deus também faz sua parte. Isso não é nenhum segredo, recorda o padre, mas a verdade é que as pessoas não conhecem esse processo porque a literatura espiritual não é a literatura preferida. 

Assista o bate papo com o Pe. Rodrigo Hurtado LC na íntegra em nosso canal do YouTube no link abaixo e inscreva-se agora mesmo no curso A Melhor Versão de Você Mesmo através do lnk: https://cursos.iclbrasil.org/p/a-melhor-versao-de-voce-mesmo

O podcast Café com Fé é transmitido pelo canal do YouTube do Instituto Católico de Liderança e pelo nosso Instagram e também pode ser ouvido através do aplicativo de meditações Seedtime e nas melhores plataformas de podcast.