Você já parou para pensar o por que de muitas coisas na sua vida  não seguir em frente? Já imaginou como seria bom se suas decisões importantes fossem tomadas com maior agilidade, e garantisse que a escolha realizada gerasse a segurança de está fazendo a coisa certa? Então, isso é possível. Sabe como você pode alcançar essa segurança? A resposta é simples. Basta contar com o poder de Deus em todas as áreas da sua vida, inclusive, nas decisões mais importantes e difíceis. 

Mas, o que é o poder de Deus?

Para compreender o que é o poder de Deus, precisamos entender também o significado da palavra. Em grego, língua original da escrita da Bíblia, “poder” deriva da palavra “dunamis” ou “dinamis”, que significa “força em movimento”. Ou seja, sua ação nos leva a agir e a fazer a vontade de Deus. Este agir, por sua vez, é repleto do Espírito Santo. Foi o que ocorreu aos apóstolos na descida do Espírito Santo, em Pentecostes (cf. At 2). O acontecimento foi uma verdadeira força explosiva do poder de Deus que os impulsionou a agir e cumprir o mandato missionário, deixado por Jesus de ir por todo o mundo e anunciar o Evangelho a toda a criatura (cf. Mc 16,15). 

O poder de Deus é ainda aquele que tem a força de transformar nossas vidas. Ele, quando atua em nós nunca nos deixa da mesma forma. Nos cura, liberta, dá força e coragem, e uma real experiência de se ter uma vida, pois “para Deus nada é impossível” (cf. Mt 19,26). 

Como contar com o poder de Deus?

Primeiro, destinando um tempo para se dedicar a escutar a voz do Senhor. Atualmente, isso parece uma tarefa difícil. Temos um dia sempre cheio de coisas pra fazer e parece-nos que parar, silenciar um pouco, rezar e escutar a voz de Deus é como se fosse um tempo perdido. Infelizmente é isso que muitos pensam. Mas, quem aproveita para se dedicar, com tranquilidade, a escuta da voz de Deus, tem um coração cheio de paz, sabe discernir bem e com clareza cada momento da vida. Isso é contar com o poder de Deus! É deixá-lo entrar nas nossas vidas e se tornar algo substancial, ou seja, constitutivo da vida. 

Quando estamos contando com o poder de Deus, deixamos de ficar comparando a nossa vida com a dos outros. Aprendemos a aceitar as circunstâncias – mesmo que sejam difíceis e dolorosas – e adquirimos a capacidade de adaptarmo-nos às mudanças e permitimos que Deus seja o centro de tudo. Assim, somos mais felizes e não nos prendemos as coisas do mundo como se elas fossem a felicidade. Passamos a planejar nossa vida de acordo com os planos de Deus e damos a Ele o espaço necessário para que realize a manifestação do seu poder em nós.

O segundo ponto, muito importante, para podermos contar com o poder de Deus é deixar que Ele tome o controle de nossa vida. É seguir o exemplo de São Paulo que dizia: “tudo posso naquele que me fortalece” (cf. Fil 4,13). Na verdade, Paulo estava nos mostrando que, como livres que somos, podemos fazer tudo, porém, tudo que seja conforme a vontade de Deus. Fora Dele a felicidade é reduzida ao amor a si próprio, ao egoísmo e orgulho, a busca de realizar-se a partir das nossas forças.

Perseverar na graça de Deus

A perseverança na graça de Deus é dada também pela ação do poder de Deus. Quem busca a felicidade, a encontra de forma plena a medida que se aproxima de Deus. É o Senhor quem lhe dá as forças para perseverar, para superar ou aceitar os desafios e abrir novos caminhos. Por isso, ter também a consciência de que se é pequeno e que Deus é o Onipotente faz-nos abrir o espaço para as transformações da qual precisamos, principalmente, quando percebermos que ainda trazemos marcas da fadiga, da ansiedade e do cansaço, características de quem caminha rumo à felicidade a partir das próprias forças. Exemplo disso é quando, às vezes, nos encontramos atracados em algum problema, com alguma relação difícil num trabalho que não nos permite evoluir e atuar de modo coerente e, em vez de contar com a graça de Deus, acabamos por lutar sozinhos, achando que teremos forças suficientes para transformar cada situação. Se soubermos contar com o poder de Deus, Ele nos proporcionará a força necessária para continuar no rumo certo. 

Perseverar na graça do poder de Deus é termos a consciência de que Ele pode não mudar as circunstâncias difíceis pelas quais passamos, Ele pode não tirar os obstáculos do nosso caminho, mas, certamente, nos dará a força da qual precisamos para suportá-los. São Paulo conta-nos que tinha um grande problema, era-lhe como um espinho na carne, mas esse espinho não foi capaz de fazê-lo desistir de contar com o poder de Deus, de tal modo que proclamou que era quando se sentia fraco que se tornava forte (cf. 2Cor 12,7-10). 

Faça como São Paulo, persevere. Conte com o poder de Deus na sua vida e deixe que ele te faça forte, mesmo quando você se sentir fraco. Olhe para as circunstâncias da sua vida com o olhar de Deus e peça-lhe sabedoria para conduzir tudo de acordo com os planos Dele para ti. Busque melhorar suas imperfeições e fraquezas e, diante dos problemas, obstáculos e dificuldades, faça como Paulo, diga: “quando sou fraco, sou forte” em Deus, sou feliz.