Ao longo dos séculos, Deus foi traçando seu plano para a salvação do homem, desde que esse caíra no pecado original e foi justamente com o nascimento de Maria que esse plano começou a atingir sua plenitude.

Segundo a tradição, Joaquim e Ana não podiam ter filhos até que, em meio a suas incessantes orações e súplicas, alcançaram de Deus essa graça e tiveram uma filha, Maria, que nasceria sem a mancha do pecado original, portanto, imaculada. Mas, não por méritos próprios ou de seus devotos pais, mas porque estava destinada a ser a Mãe do próprio Filho de Deus encarnado.

A Igreja comemora não somente sua assunção como também seu nascimento, pois ela é a aurora que precede o Sol da Justiça, como se canta no Cântico dos Cânticos (6, 10). Essa festa é comemorada justamente nove meses depois da comemoração da Imaculada Conceição de Maria.

O Padre Vieira (séc. XVII), dono de famosos sermões, ao falar sobre a festa da Natividade de Maria, responde que festejamos seu nascimento porque ela «nasceu para que dela nascesse Deus (…) Perguntai aos enfermos para nasce esta celestial Menina: dir-vos-ão que nasce para Senhora da Saúde; perguntai aos pobres, dirão que nasce para Senhora dos Remédios; perguntai aos desamparados, dirão que nasce para Senhora do Amparo; perguntai aos desconsolados, dirão que nasce para Senhora da Consolação; perguntai aos tristes, dirão que nasce para Senhora dos Prazeres; perguntai aos desesperados, dirão que nasce para Senhora da Esperança. Os cegos dirão que nasce para Senhora da Luz; os discordes, para Senhora da Paz; os desencaminhados, para Senhora da Guia; os cativos, para Senhora do Livramento; os cercados, para Senhora da Vitória. Dirão os pleiteantes que nasce para Senhora do Bom Despacho; os navegantes, para Senhora da Boa Viagem; os temerosos da sua fortuna, para Senhora do Bom Sucesso; os desconfiados da vida, para Senhora da Boa Morte; os pecadores todos, para Senhora da Graça; e todos os seus devotos, para Senhora da Glória. E se todas estas vozes se unirem em uma só voz, dirão que nasce para ser Maria e Mãe de Jesus».

Enfim, comemoramos o nascimento de Maria porque entre todas as mulheres da terra, as que já existiram e as que irão existir, Deus viu somente nela a escolhida para ser a Mãe de Seu Filho e a porta de entrada para nossa salvação.