Na homilia desse 23º domingo do tempo comum, Pe. Rodrigo Hurtado LC reflete sobre a cura de um homem surdo e que também tinha dificuldades de falar realizada por Jesus, e sobre como construir uma comunicação saudável.

O que as pessoas daquela época começaram a acreditar é que bastava que bastava tocar ou ser tocado por Jesus para ser curado, e por isso levam esse homem surdo até Ele. Efetivamente, Jesus poderia realizar o milagre com toda facilidade, mas no caso desse surdo, Ele o leva à parte, toca os ouvidos, coloca um pouco de saliva na língua, olha para o céu, suspira… e pronuncia a palavra “Effatá”, ou seja “abre-te”.

Para entender o motivo de Jesus ter feito todos esses gestos ao invés de simplesmente tocá-lo e curá-lo, precisamos compreender um pouco da doutrina dos milagres. Jesus não veio para fazer milagres, mas fazia, sobretudo para que, através de um gesto visível, transmitisse uma verdade invisível. Sempre junto com o milagre está associado um ensinamento.

«E qual é a mensagem que Jesus está passando aqui nesse milagre concreto?» – pergunta o Pe. Rodrigo. «É simples, um surdo-mundo é uma pessoa que não consegue escutar e não consegue se expressar. Não consegue expressar seus sentimentos e seus pensamentos».

Se pensarmos sobre isso, dar-nos-emos conta que todos somos, em certo sentido, surdos e mudos. Temos dificuldade para escutar as outras pessoas, escutar a Deus, escutar os nossos próprios sentimentos. E, por outro lado, temos muita dificuldade para falar, para nos expressar, para expressar o que pedimos, o que sentimos, o que necessitamos.

«A comunicação, eu acho, que é 75% dos problemas que nós temos», constata o padre. A comunicação é um problema no casamento, nas empresas, entre os amigos, é um problema a todos os níveis. Jesus, com esse suspiro e esse olhar para o céu, com essa palavra “abre-te”, Ele está falando para nós isso mesmo. «Abram-se para deixar Deus entrar em nosso coração e tocar. Abram-se para reconciliar-se». Nós somos surdos quando não escutamos, por exemplo, o grito, muitas vezes, das pessoas que estão tão perto de nós e precisam de nossa ajuda e nós passamos indiferentes. Somos surdos quando não percebemos o que está por trás das queixas de nosso filho adolescente; somos surdos quando nossa esposa está brava por algum motivo e não percebemos que ela está precisando de uma explicação, mas também somos mudos. Somos mudos quando estamos bravos e não queremos falar; somos mudos quando brigamos com alguém e não queremos nos reconciliar.

«Precisamos muito que Jesus também toque nossos ouvidos e nossa língua para que aprendamos a nos comunicar, porque isso é um grande problema todo a humanidade», continua o padre.

Como aprender a escutar

Renunciar as suposições

Muitas vezes quando escutamos as pessoas, filtramos o que elas dizem. Achamos que estamos escutando, mas estamos distorcendo o que elas dizem com nossos próprios filtros. Temos que renunciar a nossas suposições. Supor que todo mundo nos entende. Supor que todo mundo está alinhado conosco.

Realmente, escutar as pessoas é difícil, é uma arte que devemos aprender. Toda vez que queremos nos comunicar temos que superar seis barreiras. A primeira é o que eu quero dizer; em segundo lugar, o que eu de fato disse; em terceiro lugar está o que a outra pessoa escutou; em quarto lugar, o que ele acha que entendeu; em quinto lugar está o que ela opina, o que pensa sobre aquilo que eu queria dizer; e, em sexto lugar está o que eu achei que ela disse daquilo que eu falei. A comunicação é complicada.

Desistir das acusações

Muitas vezes, em lugar de escutar, estamos preparando a respostas, nossas acusações, o que temos contra a outra pessoa e, então, não escutamos. E há 4 maneiras de acusarmos as outras pessoas. A primeira são os exageros, quando dizemos “eu nunca” ou “você sempre”. Sempre que uma frase começa assim, essas afirmações são falsas.
Em segundo lugar, rotular. Colocar rótulo nas pessoas nunca muda ninguém. Em terceiro lugar, bancar o historiador. Ou seja, você começa a lembrar às pessoas do que elas fizeram no passado. Começamos a trazer do passado toda a historia e os problemas do presente acabam ficamos mais complexos. Em quarto lugar, lançar indiretas. Isto é, fazer perguntas que não têm resposta e isso não nos ajuda a escutar as pessoas.

Superar os medos

Os medos também não nos deixam escutar as pessoas e impedem uma comunicação honesta. Estou com medo e mantenho tudo na superficialidade.

Como aprender a falar

Comece pelo coração

Quando nós queremos falar com alguém, antes de abrir a boca e falar uma palavra, precisamos ter duas conversas. Em primeiro lugar, comigo mesmo, buscando purificar minha intenção. A segunda conversa é com Deus. Precisamos falar com Deus para que Ele me ilumine, para que toque o coração da outra pessoa, para que guie as minhas palavras. E o lugar para encontrar essa luz de Deus é a Eucaristia.

Dar o primeiro passo

O único jeito de resolver um conflito é enfrentando-o. Nós temos que dar o primeiro passo. Jesus era um homem de paz mas nunca fugiu de um conflito legítimo. A paz não é um bem absoluto, sempre vamos mantê-la, mas nunca às custas da justiça e da verdade.

Sintonizar os sentimentos que estão por trás das palavras

Eu começo escutando, mas tentando escutar o sentimento das pessoas. Muitas das discussões que acontecem são por sentimentos e por emoções. As pessoas que estão em paz, tramitem paz. As pessoas que estão feridas, ferem. Temos que tentar sintonizar com os sentimentos que estão por trás das palavras das pessoas.

Escutar a perspectiva do outro

Não basta os sentimentos, pois a outra pessoa também tem um ponto de vista. Temos que nos colocar no lugar das outras pessoas, entender o ponto de vista delas. A maioria dos problemas acontecem porque as pessoas não se abrem para escutar o ponto de vista do outro. Quando alguém te falar, antes de responder, verifique com a pessoa se você entendeu o que a pessoa quis dizer.

Falar a verdade com amor

Chega um momento que temos que falar, mas a verdade precisa ser falada com amor, porque, senão, ela pode ser uma arma. Use a verdade, mas fale a verdade com amor, porque a verdade sem amor é resistida. A verdade com amor é recebida. Não importa o que você tenha que falar, mas fale com amor.

Busque soluções, não culpados

Muitas vezes buscamos culpados pelos problemas e não focamos na solução ou na reconciliação. Atacar o problema em sua raiz é uma maneira concreta de viver o mandamento do amor.

“Abandonem todas estas coisas: ira, indignação, maldade, maledicência e linguagem indecente no falar.”

Colossensens 3, 8

Por fim, Pe. Rodrigo relembra a lista dessas “armas de destruição em massa” elencadas por S. Paulo em sua carta aos Colossenses. Na comunicação, não podemos usar essas armas. Não podemos faltar com o respeito.

O convite de hoje é esse: aprender a nos comunicar. Deus quer abrir também nossos ouvidos e nossa boca para que aprendamos a escutar e a falar. Se aprendêssemos a nos comunicar, a maioria dos problemas de nossa vida não existiria.

  • Pe. Rodrigo Hurtado LC transmite a celebração da Missa ao vivo por seu canal de Youtube todo domingo, às 18h. Inscreva-se no canal, deixe seu like no vídeo e compartilhe.