Jesus destacou repetidamente a importância do perdão dos pecados. Após sua ressurreição, ele proclamou aos discípulos: “Está escrito que o Cristo haveria de padecer e ressuscitar dos mortos no terceiro dia, e que em Seu Nome seria pregado o arrependimento para o perdão dos pecados a todas as nações, começando por Jerusalém.” (Lucas 24, 46)

Com sua ressurreição, Jesus não apenas confirmou sua autoridade para perdoar os pecados, mas também selou oficialmente o perdão para toda a humanidade. Ele sofreu na cruz, não por seus próprios pecados, mas como um sacrifício para expiar os pecados de todos nós. Isaías profetizou sobre esse sacrifício, declarando que “o Senhor fez cair sobre ele a iniquidade de todos nós” (Isaías 53, 6).

Por meio de sua morte e ressurreição, Jesus equilibrou a balança da justiça divina, oferecendo-nos a redenção e o perdão dos pecados. Como São Paulo escreveu aos Efésios: “Nele, temos a redenção, o perdão dos nossos pecados pelo seu sangue, segundo as riquezas da graça de Deus” (Efésios 1, 7). 

Portanto, não precisamos mais carregar o fardo de nossos pecados; podemos começar de novo, confiantes na graça e misericórdia de Deus.

O Triunfo sobre a Morte: Uma Nova Esperança

A morte é um temor universal, mas a ressurreição de Jesus trouxe uma nova perspectiva. Ele venceu a morte, demonstrando que há vida após a morte e que essa vida está nele. Ele próprio declarou: “Eu sou a ressurreição e a vida. Aquele que crê em mim, ainda que morra, viverá” (João 11, 25).

A ressurreição de Jesus não foi uma experiência isolada; foi testemunhada por centenas de pessoas ao longo de 40 dias. Isso não apenas mudou a visão dos apóstolos sobre a vida e a morte, mas também transformou radicalmente suas vidas. De homens desanimados e desiludidos, eles se tornaram mensageiros destemidos da esperança encontrada em Cristo ressuscitado.

Como São Pedro escreveu em sua segunda carta: “Não seguimos fábulas engenhosamente inventadas, quando vos fizemos conhecer o poder e a vinda de nosso Senhor Jesus Cristo, pois fomos testemunhas oculares da sua majestade” (2 Pedro 1, 16). A ressurreição de Jesus é um fato histórico comprovado por numerosas testemunhas oculares, e isso nos dá uma base sólida para nossa esperança na vida eterna.

Portanto, que possamos renovar nossa fé em Cristo ressuscitado, confiantes em seu perdão e na promessa de vida eterna que ele nos oferece. Que possamos viver cada dia na certeza de que o túmulo vazio de Jesus é a garantia da nossa própria ressurreição e da vitória sobre o pecado e a morte.

Retiro Mensal

Convidamos você para participar conosco do retiro mensal, na sede do Instituto Católico de Liderança, no sábado, dia 27 de abril, em que o Pe. Rodrigo Hurtado, LC irá refletir sobre o tema: “A ressurreição de Jesus mudou tudo”

Inscreva-se através do link: https://bit.ly/4deABfK

DATA: 27 de abril

LOCAL: SEDE DO INSTITUTO CATÓLICO DE LIDERANÇA

PROGRAMAÇÃO: 

9:00 1ª Meditação

10:00 Coffee Break

10:30 2ª Meditação

11:30 Tempo livre

12:00 Missa