Neste 4º Domingo da Páscoa, Domingo do Bom Pastor, a Igreja nos convida a meditar sobre esse mistério revelado por Jesus, de um Deus amoroso, que cuida de suas ovelhas como um pastor cuida de seu precioso rebanho.

No antigo Israel, a atividade do pastoreio era muito comum e os pastores eram pessoas que permaneciam muito tempo sozinhos com suas ovelhas, conhecendo-as muito bem, e é essa imagem que Deus utiliza para nos falar de seu amor.

Por exemplo, podemos encontrar essa imagem do pastor no famoso Salmo 23: “O Senhor é meu pastor e nada me faltará”.

Jesus toma essa imagem e faz sua própria parábola do Bom Pastor, adicionando um elemento novo. No Antigo Testamento, o pastor era O Senhor. Jesus já traz para si esse encargo: Eu sou o Bom Pastor.

O Bom Pastor

Essa pregação de Jesus, apresentada no Evangelho de João, não fala sobre ovelhas ou sobre lobos, mas fala da relação entre o pastor e suas ovelhas e, portanto, fala sobre a relação de Deus conosco.

O que Jesus traz nessa passagem é algo totalmente revolucionário para aquela época. Nós já estamos um pouco acostumados a isso, mas a ideia de que Deus todo-poderoso, criador de todas as coisas, poderia cuidar de mim, como se fosse sua única ovelha ferida, isso é algo novo.

O Bom Pastor cuida de suas ovelhas

Não devemos ter medo do futuro, porque Deus, o bom pastor, cuida de nós. Ele não é como o mercenário que quando vê o lobo foge, ao contrário, o bom pastor está sempre cuidando das ovelhas e dá sua vida por elas.

Deus está sempre prestando atenção na nossa vida. Não há um segundo de nossa vida que Deus não esteja olhando para nós, pensando em nós, cuidando de nós. Deus sabe todos os sentimentos que passam em nosso coração, todas nossas angústias.

“O Senhor cuida de todos os que o amam”

(Salmo 145, 20)

Deus cuida de nós através de seus anjos, que são criaturas espirituais que Deus colocou ao nosso cuidado.

“A seus anjos Deus dará ordens a teu respeito, para que te guardem em todos os teus caminhos”

(Salmo 91, 11)

Outra maneira que Deus cuida de nós é através de seus “pastores” humanos. Jesus deu ordem aos discípulos que cuidassem das pessoas. No início da Igreja, os pastores eram os bispos e, logo depois, essa missão foi transmitida aos sacerdotes e às religiosas. Hoje é o tempo dos leigos.

Deus também cuida de nós pessoalmente, através de sua graça. Isso não significa que em nossa vida só acontecerão coisas boas, mas Deus está velando sobre nós para que, ao final, sempre cheguemos a um bom porto, mesmo que tenhamos que passar por tormentas.

O bom pastor resgata as ovelhas perdidas

A segunda característica é que o bom pastor nunca desiste de nós, Ele cuida também das ovelhas que estão longe, das que se afastaram dele. Deus está trabalhando para que essas ovelhas voltem a seu rebanho.

“Tenho ainda outras ovelhas que não são deste redil: também a elas devo conduzir; elas escutarão a minha voz, e haverá um só rebanho e um só pastor.”

(João 10, 16)

Não devemos temer o futuro, porque, mesmo tendo nos afastado de Deus, mesmo tendo deixado o rebanho, Deus nunca desiste de nós e sempre podemos contar com sua misericórdia.

“Qual, dentre vós, é homem que, possuindo cem ovelhas e perdendo uma delas, não deixa no campo as noventa e nove e vai em busca da que se extraviou, até que a encontre?

(Lucas 15, 4)

O bom pastor dá a vida pelas ovelhas

“O bom pastor dá a vida por suas ovelhas […] Ninguém tira a minha vida, eu a dou por mim mesmo; tenho poder de entregá-la e tenho poder de recebê-la novamente”

(João 10, 11.18)

O bom pastor, de fato, deu sua vida por nós. Isso é um motivo, o maior de todos, para nunca ter medo do futuro. Por quê? Porque agora a glória de Deus está nos esperando.

As montanhas e os oceanos, as nuvens, as estrelas e o céu. Um amanhecer, a grandeza do sol e a beleza da lua. Tudo isso são apenas resplendores muito pequenos da glória de Deus. A perfeição dos animais, das plantas, dos insetos e aves do céu. O amor de uma mãe, a pureza de uma criança…. tudo isso não é mais que brilho muito pequeno da glória de Deus.

Nós chegaremos e veremos a glória de Deus se nos deixarmos guiar pelo grande pastor das ovelhas, porque Ele já deu sua vida por nós e certamente nos guiará até lá.


Assista à homilia do Pe. Rodrigo Hurtado LC, na íntegra, através de seu canal de YouTube, ou tenha acesso a um conteúdo de Estudo Bíblico da liturgia dominical do ano todo com o curso Conhecer e Viver a Bíblia, que está em nossa loja aqui no site.