No último dia 16, Pe. Rodrigo Hurtado LC apresentou uma Live exclusiva em seu canal do YouTube para nos explicar o verdadeiro sentido do Natal, justamente agora, que estamos prestes a iniciar o tempo do Advento, em preparação para a grande festa de nascimento de Jesus.

No Instituto Católico de Liderança, já é tradição fazermos uma campanha de Advento, em preparação para o Natal, porque, como diz o Pe. Rodrigo, “eu acredito que o Natal é uma grande oportunidade para nos aproximarmos de Deus”. É comum que as Missas de Natal nas paróquias tenham mais pessoas que em outras missas dominicais, isso porque “queremos estar perto de Deus, queremos acertar as contas com Deus. É por isso que é tão importante nos prepararmos adequadamente, pois Deus tem muitas graças para derramar sobre nossas vidas”.

Novidades para o Advento

No Seedtime

Todos os anos, lançamos no aplicativo de meditações Seedtime uma série especial para o Advento, que irá ao ar no app no dia 03 de dezembro, primeiro domingo do Advento. Será uma nova série, com meditações diárias, abordando vários temas relacionados ao Natal, como preparar nossa alma e quais são os grandes presentes que Deus nos reserva neste Natal.

Para acompanhar essa série, não é preciso nada além de baixar o aplicativo e acompanhar.

Calendário Interativo

Como já é tradição em nosso Instituto, esse é o terceiro ano que lançamos um calendário interativo de Advento, que é um complemento ao aplicativo. O tema deste ano é “O Maior Presente de Natal”.

Para as crianças, principalmente, o calendário ajuda a estimular um momento de oração em família e o hábito da meditação diária. A cada dia, abre-se uma janela e há uma mensagem com um propósito para o dia e um QR code. Escaneando esse código, pode-se ouvir a meditação do dia no aplicativo.

Livro “O Maior Presente de Natal”

Tanto as meditações, quanto o calendário, estão baseados em um livro, que o Pe. Rodrigo escreveu há alguns anos, que leva como título o mesmo tema das meditações e do calendário.

É um livro que serve muito bem como presente para essa época do ano, mais voltado para os adultos, e ele nos leva a compreender o verdadeiro sentido dessa festa, qual é o maior presente de Natal.

Em nossa loja, você pode adquirir já o combo Calendário+Livro por um valor especial. Basta clicar no link: https://bit.ly/4936ohS

Preparando-se bem para o Natal

Se não nos preparamos bem para o Natal, seremos como “aquele surfista que pegou uma onda e, em troca de fazer um surf bonito e terminar a onda, ao final, é pego pela onda dá um monte de voltas e acaba na praia com um polvo aqui (na cabeça), e com a prancha na areia”.

“Que cheguemos ao Natal bem preparados, porque assim nós vamos aproveitar as graças que Deus tem reservado para nós”.

Por que aconteceu o Natal?

Pe. Rodrigo nos questiona: “Por que aconteceu o primeiro Natal, quando Jesus nasceu em Belém, há 2000 anos atrás? Esta é a grande pergunta que temos que fazer diante deste mistério do nascimento.”

E logo responde: “Deus se encarnou em Jesus Cristo por três motivos, e esses três motivos eu chamaria de propósitos de Natal”.

O primeiro motivo pelo qual Jesus se fez é para nos libertar, para acabar com todos os falsos conceitos que temos de Deus. “Há pessoas que pensam que Deus é como um gênio da lâmpada, de Aladim, que se pedirmos algo, Ele nos concede tudo que pedimos, e se não funcionar, ficamos decepcionados. Outros pensam que Deus é como um policial, uma espécie de policial cósmico, que está com sua prancheta e assim que cometemos uma infração, Ele nos multa, já devemos algo. Outros pensam que Deus é como um pai, mas um pai zangado, que nunca conseguimos agradar. Outros pensam que Ele é muito bondoso, parecido com Papai Noel, e por aí vai. Cada um tem uma imagem diferente de Deus”.

O segundo motivo pelo qual aconteceu o Natal é que Jesus veio para nos mostrar a grandeza do amor de Deus. Jesus nos revela que “esse Deus grande e poderoso, que criou tudo, Ele é também amoroso. Ele te ama apaixonadamente”.

“Se nós compreendêssemos apenas esta ideia, não precisaríamos mais de psicólogos… porque não teríamos problemas de autoestima, não teríamos problemas de identidade. Você é filho, filha de Deus. Deus lhe ama! Você não é um acidente. Você nasceu porque Deus tinha lhe planejado desde toda a eternidade”.

O terceiro motivo pelo qual Jesus veio no Natal foi para instituir a Igreja, ou seja, para que possamos formar parte da família de Deus. “Deus é santo e perfeito, é grandíssimo, nos ama, mas também Deus criou uma família”, reconhece o Pe. Rodrigo.

Por esses motivos, a nossa festa de Natal não pode ficar somente em presentes e um simples momento de confraternização, mas devemos refletir em nossa vida e em nossa família, esse grandioso mistério do amor de Deus.

Assista à live completa no link abaixo e adquira já, ainda em tempo, seu calendário interativo de Advento que irá ajudar a você e à sua família a chegarem no Natal tendo a certeza no coração de qual é o Maior Presente que podem compartilhar.