A reconciliação com Deus é um passo muito importante para todo cristão que quer voltar para os braços do Senhor. É natural, mesmo não sendo ideal, que em alguns momentos de nossa vida nos afastemos de Deus, mas é essencial que busquemos sempre nos reconciliar com Ele. 

O amor de Deus é maior que tudo nesse mundo, é incondicional e indescritível! Lembre-se sempre disso, Deus te ama individualmente mais que qualquer pessoa ou coisa deste mundo e por isso precisamos estar sempre perto dele, retribuindo esse amor. 

Somos, em verdade, como um rebanho de ovelhas pastoreadas por Deus. Às vezes nos afastamos do restante do grupo, entretanto sempre precisamos voltar para o Salvador, afinal sem ele somos apenas uma ovelha perdida. É justamente o que Jesus diz no Evangelho de Lucas: 

“Que homem dentre vós, tendo cem ovelhas, e perdendo uma delas, não deixa no deserto as noventa e nove, e vai atrás da perdida até que venha a achá-la?” (Lucas 15,4)

Outra parábola muito conhecida pode ser encontrada também em Lucas, a do filho pródigo que retorna à casa do pai. A partir dessa história podemos tirar várias lições. 

Basicamente, um filho, cansado de viver com seu pai, pede sua herança antecipadamente para sair de casa. Logo nos primeiros meses ele gasta todo o dinheiro com bens dissolutos e começa a passar fome. É nesse momento que ele se lembra de seu bondoso pai. 

“E, tornando em si, disse: Quantos jornaleiros de meu pai têm abundância de pão, e eu aqui pereço de fome” (Lucas 15,17)

Esse é o primeiro passo para se reconciliar com Deus, resgatar na memória quão bom era a vida enquanto se estava ao lado de Deus, vivendo junto a ele. É preciso trazer à memória aquilo que dá esperança. 

Continuando a história, o filho retorna e com toda a humildade diz ao pai que pecou e já não merece mais ser chamado de filho. Ouvindo isso, o pai respondeu: 

“Trazei depressa a melhor roupa; e vesti-lho, e ponde-lhe um anel na mão, e alparcas nos pés; E trazei o bezerro cevado, e matai-o; e comamos, e alegremo-nos; Porque este meu filho estava morto, e reviveu, tinha-se perdido, e foi achado.” (Lucas 15,22-24)

É assim que Deus nos trata quando reconhecemos nossos pecados e temos de fato a vontade de voltar para seus braços. É com muito amor e com festa que ele nos receberá! 

Resumindo, para se reconciliar com Deus é preciso perceber que errou, se arrepender e enfim, pedir perdão a Deus e confessar-se sacramentalmente! Lembre-se que Ele te ama muito e com certeza te quer ao seu lado! 

Escute a meditação “Obrigado por, Perdão por, Ajuda com”, do Pe Rodrigo Hurtado, disponível no aplicativo Seedtime!