Hoje proponho uma meditação a respeito da semeação no Evangelho de Marcos. Ele nos ensina o quão lindo é semear e ver todo o crescimento do fruto. 

“E dizia: O reino de Deus é assim como se um homem lançasse semente à terra. E dormisse, e se levantasse de noite ou de dia, e a semente brotasse e crescesse, não sabendo ele como. Porque a terra por si mesma frutifica, primeiro a erva, depois a espiga, por último o grão cheio na espiga. E, quando já o fruto se mostra, mete-se-lhe logo a foice, porque está chegada a ceifa.” (Marcos 4:26-29)

O tal homem que semeia a terra somos nós, cristãos. Há muitos jeitos de fazer esse plantio, a semente pode ser desde uma doação, até um simples sorriso para quem mais precisa. A semeadura, entretanto, não é algo casual, ela é um dever, que deve ser feito sempre com alegria e vontade genuína. Como cristãos, temos a missão de espalhar o amor de Cristo pela terra.

Porém, é importante lembrar que nós não somos responsáveis pela cura do outro, nós somente plantamos a semente. E ela, estando o homem acordado ou dormindo, continua a crescer e frutificar, mesmo que não saibamos como. Deus age de maneiras misteriosas. O importante é fazermos a nossa parte e deixar que o resto fique nas mãos de Deus. 

Encontramos também na bíblia a seguinte passagem: 

“Lembrem-se: aquele que semeia pouco, também colherá pouco, e aquele que semeia com fartura, também colherá fartamente. Cada um dê conforme determinou em seu coração, não com pesar ou por obrigação, pois Deus ama quem dá com alegria.” (2 Coríntios 9:6,7).

Ou seja, Deus não quer que façamos nossa parte sempre, dando tudo que podemos dar. Quanto maior é o bem que fazemos, maior é o bem que receberemos. Como podemos ser discípulos de Jesus apenas sabendo dogmas e leis? Ser cristão é agir como Cristo, seguir seu exemplo.  

Foi Agostinho quem disse que: 

“Deus concede dádivas a quem se encontra com as mãos vazias”

Não entendamos mal. É claro que nós humanos não temos nenhum poder comparado ao Salvador, mas também é errado achar que não possuímos nada. Todos temos algo para dar ao próximo. Às vezes, das menores sementes nascem as mais belas flores.

Voltando à passagem de Marcos, podemos refletir também sobre a impaciência do homem e seu ímpeto para as coisas acontecerem no seu próprio tempo. A questão é que desde a criação do mundo, em 7 dias, nós seguimos o tempo de Deus. Cabe a nós, homens e mulheres, sabermos respeitar, aguardar e confiar no nosso salvador.

Pode ter certeza de que, se o terreno for fértil, a semente crescerá! Existem três tipos de corações onde a semente de Cristo pode cair. Os corações de pedra, que escutam a mensagem e no mesmo momento se propõe a segui-lá, porém logo desistem (a semente não cria raízes). Existem também os corações de espinhos, onde a semente cai e simplesmente não cresce, a mensagem nem sequer é refletida. Por último existem os corações de terra boa, onde a semente cai, cria raízes e floresce. Tudo no tempo de Deus. 

Assim, caros em Cristo, não deixem de seguir o exemplo do Salvador:

  1. Semeando o bem na Terra. 
  2. Lembrando sempre de respeitar o tempo e o mistérios de Deus. 
  3. Confiando que se o solo for bom, sua semente crescerá. 
  4. Realizando tudo isso com o coração puro e alegre

Que Deus lhes abençoe!