A Solenidade da Imaculada Conceição de Maria é um momento de profunda reverência e alegria, honrando o fato de Maria ter sido concebida sem o pecado original. Esta festa, celebrada em 8 de dezembro, nos remete à pureza, à graça e à singularidade da Mãe de Nosso Senhor Jesus Cristo.

Origens da Festa e o Dogma da Imaculada Conceição

A Solenidade da Imaculada Conceição remonta aos primórdios da Igreja, e foi inscrita no calendário litúrgico pelo Papa Sisto IV, em 28 de fevereiro de 1477, mas o dogma  foi solenemente definido pelo Papa Pio IX em 8 de dezembro de 1854, em sua bula Ineffabilis Deus. Nesta declaração, o Papa afirmou que Maria, desde o momento de sua concepção, foi preservada da mancha do pecado original. Este dogma ressalta a graça extraordinária concedida a Maria por Deus, preparando-a para seu papel único como a Mãe de Jesus.

Este ensinamento reafirma aquilo que a Igreja sempre entendeu, desde os tempos dos Apóstolos, sobre a pureza e a santidade de Maria, afirmando que ela foi agraciada com uma condição especial desde o início de sua existência terrena. É um testemunho do amor de Deus, que preparou uma mulher excepcional para ser a Mãe do Redentor.

Por ser um dogma, assim proclamado pela Igreja em sua autoridade, é dever de todo fiel crer nessa verdade de fé, que havia sido revelada por Deus desde os primeiros anos da vida na Igreja.

Por que Maria é Imaculada?

Maria não é Imaculada por méritos próprios, mas porque nela o Verbo se faria carne e como em Deus não há pecado algum, necessário seria que sua Mãe também assim o fosse concebida sem o pecado original, que assola a humanidade desde o pecado de nossos primeiros pais, ainda no Paraíso.

O Pe. Rodrigo Hurtado, LC nos ajuda a compreender esse mistério ao refletir sobre a própria saudação do Arcanjo São Gabriel à Maria, no momento em que ele anuncia a ela a sublime missão para a qual ela havia sido chamada:

“Não temas, Maria, pois encontraste graça diante de Deus”

(Lucas 1, 30)

“Deus quis dar essa graça a Maria”, ensina o Padre em uma homilia que fez na Solenidade da Imaculada Conceição há alguns anos.

Uma oportunidade para rezar com Maria

A Solenidade da Imaculada Conceição de Maria é uma oportunidade para todos os fiéis se unirem em oração e gratidão pela extraordinária graça concedida a Maria. É um momento para refletir sobre seu papel vital na história da salvação. 

No aplicativo de meditação Seedtime, você encontra diversas meditações sobre Maria, inclusive um método que se tornou bem conhecido de Consagração a Jesus através de Maria, no audiobook 33 Dias para um Amanhecer Glorioso. Neste guia, somos convidados a contemplar, por 33 dias consecutivos, os segredos e graças de Maria Santíssima, para que possamos nos tornar verdadeiros devotos de Maria, isto é, imitadores de suas virtudes, que tanto agradaram a Deus.

Também vai encontrar maneiras de rezar o Rosário de Nossa Senhora que podem lhe ajudar a adquirir o hábito dessa oração tão simples e tão bela, aconselhada por tantos santos.

Que nesta Solenidade que comemoramos hoje, possamos seguir exemplo de humildade, amor e devoção a Deus de Maria Santíssima, buscando sua intercessão e inspiração em nossas vidas diárias.

Que a festividade da Imaculada Conceição nos conduza a uma maior compreensão do amor de Deus e nos inspire a viver com pureza de coração, assim como Maria, a Mãe amorosa e modelo de toda a humanidade.