Poucos dias depois de celebrarmos os Santos Arcanjos Miguel, Gabriel e Rafael, a Igreja nos recorda novamente a existência de seres criados por Deus, normalmente invisíveis aos nossos sentidos, mas nossos intercessores e protetores em nossa jornada até a vida eterna junto de Deus, os Santos Anjos da Guarda.

Para nós, é consolador saber que, desde nossa infância, até nosso último suspiro, somos constantemente guardados pela presença intercessora de nosso Anjo da Guarda. O próprio Catecismo da Igreja Católica, em seu número 336, confirma aquilo que a Sagrada Tradição já acreditava, que «desde o seu começo até à morte, a vida humana é acompanhada pela sua assistência e intercessão. Cada fiel tem a seu lado um anjo como protetor e pastor para o guiar na vida. Desde este mundo, a vida cristã participa, pela fé, na sociedade bem-aventurada dos anjos e dos homens, unidos em Deus».

A presença dos anjos na Sagrada Escritura pode ser encontrada do Gênesis ao Apocalipse, confirmando essa dimensão da criação divina dessas espetaculares criaturas puramente espirituais, dotadas de inteligência e vontade, pessoais e imortais.

Entre os anjos que, após sua prova de fé, permaneceram fiéis a Deus, uma hierarquia foi estabelecida e cada um recebeu de Deus uma missão. Um dos Arcanjos citados acima, Gabriel, teve a sublime missão de anunciar a Maria que ela seria a mãe de Deus feito homem, por exemplo. Contudo, entre todos os anjos, Deus chamou especialmente a alguns para serem nossos Anjos da Guarda, nossos fiéis e discretos companheiros, que nos regem, guardam, governam e nos iluminam.

Os Anjos, por serem puramente espirituais, falam diretamente à nossa inteligência e, se soubermos escutá-los, estão sempre a nos indicar a vontade de Deus. A tradição católica também entende que existem Anjos da Guarda de localidades. Lembremos, por exemplo, que nas aparições aos pastorinhos em Fátima, Portugal, o Anjo assegura-lhes ser o Anjo de Portugal, isto é, aquele que recebeu de Deus a missão de guardar aquele país.

A natureza angélica, ainda que não possa ser completamente entendida por nós, tem algumas características que foram explicadas ao longo da história. É certo dizer que os anjos adoram, louvam, servem e obedecem a Deus o tempo todo e eles só sabem fazer o bem. Os anjos de Deus que estão na terra, aqui estão para ajudar os homens a cumprirem os planos de Deus, isto é, alcançar a salvação conquistada por Cristo.

Nós não só podemos, como também devemos contar com o auxílio desse nosso grande amigo de toda a vida. Rezar pedindo o auxílio e a intercessão de nosso Anjo da Guarda é um costume salutar. Para quê lutarmos sozinhos contra a tentação ou passarmos a sós pela tribulação, se temos ao nosso lado uma pessoa que constantemente contempla a face de Deus? Aliás, o desejo que nosso Anjo da Guarda tem em nos ajudar é maior que nosso próprio desejo de pedir sua ajuda. Mas, obedientes a Deus, nosso Anjo da Guarda não vai contra nosso livre arbítrio, por isso que devemos sempre rezar pedindo sua proteção.

É um costume já muito antigo da Igreja que, ao término da oração do Angelus ou Regina Coeli, isto é, a saudação à Santíssima Virgem, rezada costumeiramente ao meio-dia e às 18h, também se reze a oração ao Anjo da Guarda que colocamos ao fim desse texto.

Antes de terminarmos, ainda que a Sagrada Escritura tenha nomeado alguns anjos em decorrência de suas missões especiais e sua participação concreta na história da salvação, não é um costume católico buscar conhecer o nome de seu anjo da guarda.

Sabemos que cada anjo certamente possui um nome, porque eles são únicos e cada um tem sua própria personalidade, mas nosso amigo fiel fica muito mais feliz em ser chamado de Santo Anjo do Senhor, porque isso é um título que honra sua missão e sua fidelidade a Deus do que se ficarmos, através de práticas esotéricas, sem embasamento católico, buscando conhecer seu nome. 

É como chamar um general ou um coronel das forças armadas, que se sente honrado pela patente alcançada no serviço à pátria, simplesmente por João, José ou Manuel. Portanto, não percamos tempo com práticas estranhas à nossa fé e rezemos todos os dias, com a voz da Igreja.

Oração ao Anjo da Guarda

Santo Anjo do Senhor

Meu zeloso guardador

Se a ti me confiou a Piedade Divina,

sempre me rege, guarda

governa e ilumina. Amém