São José, o Arauto da Sagrada Família
São José é reverenciado como uma figura central na tradição cristã, reconhecido como o esposo da Virgem Maria e o pai adotivo de Jesus Cristo. Embora seu papel nos Evangelhos seja discreto, São José é honrado por sua obediência à vontade divina e por seu papel crucial na proteção e cuidado da Sagrada Família. A festa litúrgica de São José, celebrada em 19 de março!
Menção na bíblia
José é mencionado na Bíblia de diversas formas diferentes, uma delas e talvez a mais importante fala justamente sobre como nasceu Jesus, e está em Lucas:
“Jacó gerou José, esposo de Maria, da qual nasceu Jesus, chamado Cristo. Eis como nasceu Jesus Cristo: Maria, sua mãe, estava desposada com José. Antes de coabitarem, aconteceu que ela concebeu por virtude do Espírito Santo. José, seu esposo, que era homem de bem, não querendo difamá-la, resolveu rejeitá-la secretamente. Enquanto assim pensava, eis que um anjo do Senhor lhe apareceu em sonhos e lhe disse: “José, filho de Davi, não temas receber Maria por esposa, pois o que nela foi concebido vem do Espírito Santo. Ela dará à luz um filho, a quem porás o nome de Jesus, porque ele salvará o seu povo de seus pecados”. Despertando, José fez como o anjo do Senhor lhe havia mandado” (Mt 1,16.18-21.24). A liturgia também propõe Lc 2,14-21).
O Arauto da Sagrada Família
A partir do momento da anunciação da vinda de Jesus Cristo, que nasceria do seio de sua esposa, Maria, José foi incumbido de uma missão. Era o seu dever proteger e trabalhar pela Sagrada Família.
Assim, José nos ensina verdadeiramente quais são nossas prioridades, o trabalho de José era uma simples ferramenta para que ele se aproximasse de Deus. Ele teve de ser um servo muito dedicado à proteção de Maria e de Jesus. Ele era um homem excepcional, dotado de muitas qualidades
Pai em diversos aspectos
Jesus viu em José um pai afetuoso que sempre olhava a vida pelo lado bom, que sempre tinha fé, independente do tamanho da tempestade. Desde pequeno José ensinou Jesus a obedecer a Deus, dando o exemplo! Dessa forma, Jesus aprendeu a obedecer seu Pai.
Ele era um homem delicado e sensível. Tão dedicado a Maria quanto era a Jesus, colocava sempre sua dignidade acima de tudo. Ele aceitava que, independente do que acontecesse, ele estava sendo guiado pela Providência. Era completamente entregue a Deus.
Oração a São José
Essa é uma oração do Papa Francisco para São José:
Salve, guardião do Redentor
e esposo da Virgem Maria!
A vós, Deus confiou o seu Filho;
em vós, Maria depositou a sua confiança;
convosco, Cristo tornou-Se homem.
Ó Bem-aventurado José, mostrai-vos pai também para nós
e guiai-nos no caminho da vida.
Alcançai-nos graça, misericórdia e coragem,
e defendei-nos de todo o mal. Amen.