De vez em quando, encontramos pessoas que nos chamam poderosamente a atenção. Pessoas destacadas por sua integridade, por sua maturidade, por sua autoridade. Que deixam um grande legado durante sua vida. Que nos inspiram e nos atraem. Ajudam-nos a compreender em que consiste realmente a virtude. Eu chamaria de pessoas excepcionais.

Uma vida excepcional é uma vida fora da curva, incrível, algo fora do comum. Uma vida excepcional tem impacto em várias gerações.

Sempre se trata de coisas fora do comum, diferentes. Pois se você quer ser igual a todo mundo, nunca terá uma vida excepcional, porque excepcional, por definição, é algo diferente e superior.

Pois bem, José é uma dessas pessoas excepcionais, fora da curva. Por quê? Porque reúne uma série de qualidades que o fazem alguém realmente especial.

Qualidades para construir uma vida excepcional

1) Seja respeitoso

A primeira coisa que vemos em José é um profundo respeito por todos. Ele tem um profundo respeito por Deus, um profundo respeito pela Lei de Moisés, como todo judeu fiel, tem um profundo respeito por Maria. Ele é sensível com a situação de Maria, com os argumentos de Maria, por mais incríveis que possam parecer.

O respeito é o alicerce de uma vida excepcional. É o ponto de partida. Hoje vemos tanta gente ruim, tanta gente aproveitadora, no trânsito, no trabalho, na vida social, na escola/universidade. E isto é tão forte hoje, que o respeito se tornou pois, por si só, uma qualidade que torna uma pessoa excepcional.

Que significa ser respeitoso? Três coisas:

  1. Apreciar a singularidade de cada pessoa
  2. Valorizar os seus dons e virtudes
  3. Reconhecer sua dignidade como filho(a) de Deus

2) Seja fiel e de confiança

A segunda característica que mais se destaca em José é a fidelidade. Ele é um homem de confiança. Maria tinha recebido um chamado de Deus para permanecer virgem toda a vida, para se consagrar a Deus toda a vida.

José, era uma pessoa extraordinária, fiel e de confiança. Joaquim confiou a José sua filha, Maria, porque sabia que podia contar com ele e que ele cumpriria sempre sua palavra.

Se você não é uma pessoa de confiança, nunca poderá liderar nada, nunca receberá responsabilidades, sua vida não terá nenhum impacto.

“Muitos há que proclamam a sua própria bondade; mas o homem fiel, quem o achará?”

(Provérbios 20, 6)

Para ser uma pessoa de confiança, você precisa:

  1. Falar sempre a verdade
  2. Cumprir sempre o que promete
  3. Sempre guardar as informações confidenciais

3) Seja Resiliente

A terceira qualidade de José é algo sumamente importante. Uso a palavra resiliente para expressar o oposto de vitimismo. Quando nos encontramos numa situação injusta, e a vida está cheia de situações injustas, nossa tendência é vitimizar-nos. Sentirmo-nos vítimas das circunstâncias.

Uma pessoa resiliente é uma pessoa proativa e criativa, uma pessoa que busca soluções, não culpados. Se encontra mil problemas, inventa mil e uma soluções.

“Ainda que um justo caia sete vezes, sete vezes tornará a se erguer.”

(Provérbios 24, 16)

Uma pessoa resiliente faz o melhor que pode com aquilo que tem.

4) Confie em Deus

Acho que esta característica está implícita em todas as anteriores. Sobretudo, José confia em Deus. Em todas as decisões que está tomando o fator “fé e confiança em Deus” é fundamental.

José só confia em Deus e espera dEle a direção de sua vida. A Bíblia diz que “Enquanto José pensava nisso” (Mateus 1, 20) apareceu um anjo e falou com ele. Ou seja, José estava discernindo. José estava em oração pedindo a Deus uma orientação sobre o que tinha que fazer.

Esse é o caminho para construir uma vida excepcional, seguir em todo momento a vontade de Deus. Quando soube a resposta de Deus pelo anjo, a Bíblia diz simplesmente:

“Quando acordou, José fez como o anjo do Senhor havia mandado e aceitou sua esposa.”

(Mateus 1, 24)

Docilidade e prontidão. As coisas eram muito mais simples do que José tinha planejado, mas por isso, era preciso confiar em Deus, pedir a Deus, discernir e orar para encontrar a vontade de Deus.