São Cirilo de Jerusalém, um dos grandes Padres da Igreja do século IV, nasceu por volta do ano 315 em Jerusalém. Ele se destacou como bispo da cidade sagrada no período crucial em que o cristianismo estava se consolidando como religião oficial do Império Romano. A festa de São Cirilo de Jerusalém é celebrada em 18 de março.

Atualidade do pensamento

As palavras de São Cirilo de Jerusalém embora tenham sido ditas e escritas há séculos, ainda têm uma grande relevância e devem ser tomadas como atuais. Por exemplo, duas importantes Constituições dogmáticas do Concílio Vaticano II: a Lumen Gentium e a Dei Verbum, sobre a Igreja e a Revelação Divina, respectivamente, foram inspiradas por seus escritos.

Começo da vida

Cirilo nasceu no ano 315 d.C em uma época favorável à fé cristã que não era mais clandestina, pois se tornou a religião oficial. Teve a sorte de já ter sido criado em um lar com fé cristã, e assim, desde pequeno, já praticava os ensinamentos dos pais. 

Foi ordenado sacerdote quando tinha 30 anos e, apenas 3 anos depois, foi sagrado bispo de Jerusalém. Isso graças a uma sólida formação nas Sagradas Escrituras. 

Escritos

Legou vários escritos para a Igreja, talvez os mais famosos sejam as 24 catequeses dadas àqueles que iriam receber os sacramentos da iniciação à vida cristã, do batismo, da crisma e da eucaristia. 

São Cirilo destacava-se por seu rigor doutrinal em seus escritos, e foi isso que o fez ser um grande aliado da Igreja na luta contra o Arianismo 

A luta contra o Arianismo 

Embora a Igreja passasse por um período tranquilo em relação a perseguições, haviam muitas correntes heréticas surgindo. A Igreja precisava tomar atitudes e lutar. 

A vida de Cirilo se complicou muito por causa da sua disputa contra os Arianos. Ele foi destituído de seu cargo em 357 pelo próprio Bispo que o havia consagrado nove anos antes, Acácio, de Cesareia da Palestina, com a acusação de erros doutrinais. 

Ao longo da vida foi restituído ao cargo, expulso de novo e por fim condenado ao exílio, tudo isso pela defesa da doutrina católica 

Portador de Cristo

Cirilo afirmava que o cristão não é só um simples fiel, mas um “portador de Cristo”, que deve sempre ter isso em mente antes de agir. Os catequistas têm, ainda, mais uma responsabilidade: disseminar com toda a força a Palavra Divina 

Oração para São Cirilo

“Ajudai-nos, São Cirilo de Jerusalém, a buscarmos sempre mergulhar nos mistérios da fé, para que vivamos uma fidelidade à toda prova ao que Cristo nos ensinou. Ensinai-nos a suportar as perseguições, injúrias e falsas acusações com o coração limpo, sem temor, sem ódio, olhando apenas para Cristo que, crucificado, suportou muito mais perseguições, muito mais injúrias, muito mais falsas acuações. São Cirilo de Jerusalém, rogai por nós, para que sejamos fiéis a Deus como vós fostes, para que defendamos a verdade como vós defendestes, para que nos esforcemos para imitar a Cristo como vós imitastes.”