Aprender com os erros implica a humildade de reconhecê-los e mudar de rumo quando se faz necessário. Em alguns momentos da vida, as circunstâncias podem sinalizar a necessidade de transformação. Já não se consegue mais viver em meio a determinadas situações e pessoas, sobretudo quando se tem o firme propósito de uma vida de maior intimidade com Deus e com a Igreja. 

Isso aconteceu com São Paulo, o apóstolo dos gentios. Criado em meio a rigidez da lei mosaica, tornou-se um feroz opositor dos cristãos, chegando a perseguir e matar inúmeros seguidores de Jesus. Porém, a partir de uma profunda experiência com Jesus Ressuscitado, foi capaz de deixar-se transformar. 

São Paulo, mestre em transformar-se com Cristo

Em sua carta aos Filipenses, São Paulo afirma: “O que para mim era lucro, isto considerei perda por causa de Cristo. Mais ainda, na verdade, tudo tenho como perda, comparado com a excelência do conhecimento de Cristo”. Ele tinha a humildade de reconhecer seus erros, assumir a responsabilidade e mudar a sua conduta.  

Jesus nos advertia do perigo de não ver nossos próprios erros: “por que vês o argueiro no olho do teu irmão, e não reparas na trave que está no teu olho?”  (Cf. Mt 7, 5)

O livro dos Provérbios diz que “o sábio ama quem o repreende, mas o insensato vem a arruinar-se”. É claro o sentido! O sábio sabe aprender de seus erros e recebe com alegria quando alguém lhe faz perceber o que está fazendo errado.  

Repetimos os erros também por falta de reflexão, por atuar impulsivamente. O livro dos Atos dos Apóstolos ressalta que após o momento do encontro de Paulo com Jesus, ele se recolheu em Damasco, e ali ficou até a manifestação de Ananias. “Saulo levantou-se do chão. Abrindo, porém, os olhos, não via nada. Tomaram-no pela mão e o introduziram em Damas­co, onde esteve três dias sem ver, sem comer nem beber.” (At 9, 8-9)

Quer romper o círculo dos erros? Reflita antes de atuar. Aprenda com seus erros. Um erro não necessariamente é algo mau. Para quem sabe aprender dos próprio erros, fracassar ou errar é apenas uma oportunidade para aprender. É o aprendizado de mais um jeito de como não tem que ser feitas as coisas. Fracassa só aquele que desiste. Quem aprende e segue em frente, está no caminho certo.  

A reflexão sobre si é  uma arma de transformação 

A senhora que perdia a paciência com os filhos, parou um momento e refletiu. Preparou um plano detalhado para colocar limites e regras em casa, se preparou ela mesma mentalmente para enfrentar a resistência inicial e depois pôs em prática o plano, pedindo a Deus que lhe iluminasse e lhe desse forças para superar os erros do passado. Finalmente consegui controlar o mal comportamento de seus filhos e venceu sua tendência a perder a paciência.  

Para ter a vida transformada, é necessário que se reflita com profundidade diante de Deus sobre suas próprias atitudes. Ninguém como Ele nos conhece e diante dele não podemos negar nossos pontos fracos. Lembre-se: você conta com a graça para superar esse defeito. Identifique-o com clareza. Assuma a própria responsabilidade diante de Deus. Identifique quais são as circunstâncias que lhe criam maiores dificuldades. Faça um plano concreto e vá em frente. 

Toda a vida é um aprendizado. Não apenas acerca de nossos próprios erros, mas também dos erros e sucessos dos outros. São Paulo nos ensina que “tudo quanto, outrora, foi escrito, o foi para o nosso ensino”. Quem aprende com seus próprios erros, será como a árvore da qual nos fala o Salmo plantada junto a corrente de águas, que, no devido tempo, dá o seu fruto, e cuja folhagem não murcha; e tudo quanto ele faz será bem sucedido. Quem não gostaria isso?   

Manter uma mente aberta para aprender com seus erros próprios e alheios, é talvez uma das atitudes chaves para encontrar o caminho de Deus na nossa própria vida, e como são Paulo poderemos ter nossa vida transformada.