Neste último domingo, Pe. Rodrigo Hurtado, LC fez sua reflexão sobre o Evangelho do vigésimo sétimo Domingo do Tempo Comum, em que a liturgia nos traz a parábola dos vinhateiros homicidas. Além de ser uma clara acusação à atitude dos fariseus e sacerdotes que não querem reconhecer Jesus nem converter-se de sua vida de orgulho e sensualidade, essa parábola nos revela uma realidade importante de nossa relação com Deus. Ele espera que nós demos frutos, que saibamos construir uma vida produtiva.

A pergunta é: Queremos ter uma vida produtiva, mas como Deus mede a produtividade? 

“Nisto é glorificado meu Pai, que deis muito fruto; e assim sereis meus discípulos.”

(João 15, 8)

Jesus nos ensina três coisas sobre a produtividade:

  1. Se damos frutos, damos glória a Deus
  2. Dar frutos mostra que somos discípulos de Jesus
  3. Deus quer que demos muito fruto

“Vós não me escolhestes a mim mas eu vos escolhi a vós, e vos designei, para que vades e deis frutos, e o vosso fruto permaneça.”

(João 15, 16)

Agora Jesus está dizendo que nos escolheu para dar fruto, ou seja, nos salvou e nos chamou para que pudéssemos dar fruto. Ele quer que nós façamos isso. E Jesus quer frutos duradouros. Frutos que permanecem e produzem ainda mais fruto. Frutos que se multiplicam dia após dia.

Quatro passos para dar fruto

1. Cultivar raízes profundas

“Bendito é o homem cuja confiança está totalmente depositada no Senhor, cuja fé está no Senhor. Ele será como uma árvore plantada junto às boas águas e que estende as suas raízes para o ribeiro.”

(Jeremias 17, 7)

Essa árvore dará muito fruto porque tem boas raízes, as raízes estão em contato com as águas do ribeiro.

“Uma árvore que não se afligirá quando chega o calor, porque as suas folhas estão sempre viçosas; não sofre de ansiedade durante o ano da seca nem deixará de dar seu fruto!”

(Jeremias 17, 8)

A pergunta é: Como estão as suas raízes? Quanto elas têm de profundidade em Deus? 

2. Eliminar as ervas daninhas

Tão importante quanto cuidar das raízes é eliminar as ervas daninhas, as pedras da terra, os espinhos que sufocam, etc. Temos que procurar ser boa terra para a semente de Deus poder crescer. 

“A semente é a palavra de Deus… A parte que caiu entre os espinhos são os que ouviram e, indo seu caminho, são sufocados pelas preocupações, riquezas, e deleites desta vida e não dão fruto com perfeição.”

(Lucas 8, 14)

Todas essas coisas podem atrapalhar o crescimento de suas raízes e manter sua vida no nível superficial. Você conhece pessoas que são superficiais e só sabem de modas, celebridades, futebol, telenovelas, etc?

Quem vive só nesse nível nunca chegará a estar profundamente arraigado em Deus e sua vida será uma vida estéril. 

3. Colaborar com Deus na poda

“Eu sou a videira verdadeira, e meu Pai é o agricultor. Toda vara em mim que não dá fruto, ele a corta; e toda vara que dá fruto, ele a limpa, para que dê mais fruto.”

(João 15, 1)

Jesus distingue duas ações que o agricultor faz sobre a videira. Ambas implicam cortar, mas a finalidade é diferente: no primeiro caso fala de “cortar” aquela vara que não dá fruto. Depois fala de “limpar” a que dá fruto. Uma é uma ação negativa: corta para jogar fora. A outra é uma ação positiva: corta para que dê mais fruto. 

Nunca confunda poda com limpeza. Nunca confunda provação com punição. Disciplina com castigo. A poda é positiva, o corte é negativo. O castigo é punição do passado, a disciplina é treinamento para o futuro.

4. Saber esperar o tempo da colheita

Finalmente temos que aprender a esperar. Ninguém semeia num dia e já pode colher no dia seguinte. Precisamos aprender a esperar e morrer à nossa natureza de pecado que é talvez a parte mais difícil de ter uma vida produtiva e dar muito fruto. 

“Em verdade, em verdade vos digo: Se o grão de trigo caindo na terra não morrer, fica ele só; mas se morrer, dá muito fruto.”

(João 12, 24)

O crescimento leva tempo. O amadurecimento dos frutos leva tempo. Trata-se de um processo de morrer… morrer todos os dias, morrer muitas vezes. 

Talvez sintamos que não sabemos para onde nossa vida está indo… talvez não saibamos como Deus pode restaurar uma situação que parece perdida. Mas acredite, Deus sabe o que faz e você verá o fruto se não desistir e souber confiar em Deus.

“Não nos cansemos de fazer o bem, porque a seu tempo ceifaremos, se não houvermos desfalecido.”

(Gálatas 6, 9)

Assista à homilia do Pe. Rodrigo Hurtado LC, na íntegra, através de seu canal de YouTube, ou tenha acesso a um conteúdo de Estudo Bíblico da liturgia dominical do ano todo com o curso Conhecer e Viver a Bíblia, que está em nossa loja aqui no site.