A história da Samaritana é a história de alguém que cometeu muitos erros na sua vida, mas Jesus tem ainda um plano para ela.

É a história de alguém que já desistiu de qualquer coisa grande para sua vida. O tipo de pessoa resignada a viver uma vida vazia. Enfrentar os desafios do dia a dia, sem questionar muito os motivos de fundo, nem ter uma esperança muito além de passar pela vida do jeito menos ruim possível.

Mas o sonho de Deus é indestrutível, mesmo que tenhamos feito tudo errado, Deus não tem um plano B. Ele só tem Plano A, e vai persistir e insistir nesse plano A até conseguir. E se Deus não desiste e nós, nós também não devemos desistir.

Deus sabe como usar inclusive nossos erros para nosso bem, como matéria prima dessa nova obra que Ele quer construir se você lhe dá uma oportunidade.

Nunca desista de viver o sonho de Deus para sua vida, porque se não o fazemos, não vivemos, apenas existimos. A vida sem propósito, carece de significado e fica vazia.

O plano de Deus para nós é sempre maior que nossos planos. É a nossa melhor chance de aproveitar ao máximo nossa vida. O sonho de Deus para nós é maior que nosso próprio sonho.

Agora, a maior barreira para o sonho de Deus, o maior obstáculo para nosso futuro, é nosso passado. Nosso passado é como um lastro que não nos deixa avançar. Mas o passado já passou. Já acabou e já ficou para trás. Não temos que deixar que siga influenciando nosso futuro. Não podemos viver no passado.

“Embora os seus pecados sejam vermelhos como escarlate, eles se tornarão brancos como a neve; embora sejam rubros como púrpura, como a lã se tornarão. Se vocês estiverem dispostos a obedecer, comerão os melhores frutos desta terra.”

(Isaías 1, 18)

Todos pecamos, todos cometemos erros, mas Deus nunca desiste de nós, seus planos são eternos. Jesus dizia: “O Filho do homem veio buscar e salvar o que se havia perdido.” (Lucas 19, 10) O que significa “estar perdido”? Significa ter tomado decisões erradas, ter feito coisas horríveis, ter desistido de nós mesmos, de nossa dignidade e de nossa identidade.

Por que nossos erros não invalidam o plano de Deus?

1. Porque Jesus já pagou por todos os nossos pecados

Deus pagou por seus pecados inclusive antes de você conhecer o sonho Dele para sua vida. Ele já sabia o que aconteceria, e Ele morreu na cruz para abrir uma nova oportunidade apesar de nossos pecados e decisões erradas.

“Ele é a propiciação pelos nossos pecados e não somente por nossas ofensas pessoais, mas pelos pecados de todo o mundo.”

(1João 2, 2)

2. Porque a bondade de Deus não está baseada em nossa perfeição

“O amor para com os homens, não depende de obras de justiça que nós houvéssemos feito, mas da sua misericórdia.”

(Tito 1, 5)

Deus nos perdoa e nos salva não porque nós sejamos bons, mas porque Ele é bom. Deus é um Deus misericordioso.

3. O dom de Deus é incondicional

Todos os dons que recebemos de Deus, Ele nos deu incondicionalmente, ou seja, os dons que nos deu para cumprir nossa missão de vida. Ele não diz: se você não usa bem, eu vou tirar de você. Não! O dom de Deus é incondicional.

Como realizar o sonho de Deus na própria vida

Agora acompanhemos Jesus no seu diálogo com a Samaritana, para ver como Ele conduz a mulher para redescobrir e começar a realizar o sonho de Deus para sua vida. Nunca é tarde demais. Com Deus sempre podemos voltar a começar.

Vejamos quatro passos que temos que dar para tornar realidade o sonho de Deus em nossa vida, apesar dos erros e pecados do passado.

1. Libertar-nos de nossa antiga forma de pensar

O primeiro passo quem dá é Jesus. Deus sempre dá o primeiro passo. Ele sai ao nosso encontro. Isso é muito belo. Somos nós muitas vezes que não estamos dispostos a escutar, a perceber essa iniciativa de Deus.

Jesus quebra o silêncio e pede à samaritana: “Dá-me de beber?” A mulher pergunta: “Como, sendo tu judeu, pedes de beber a mim, uma mulher samaritana?” (João 4, 9)

Judeus e samaritanos não se tratam por causa de uma antiga divisão do reino entre os filhos de Salomão. O reino do norte foi conquistado pelos Assírios e suas raças foram misturadas. Desde aquela época os judeus nem falavam com os israelitas da Samaria, porque consideram os judeus impuros. Ou seja, preconceitos, traumas, divisões, crenças limitantes.

O que temos que deixar para trás?

  • Pecados que me retêm no passado
  • Atividades que desperdiçam meu tempo
  • Hábitos não saudáveis

2. Olhar para as coisas que realmente importam

Deixando o passado, temos que aprender a olhar para as coisas que realmente importam. Focar no que realmente importa.

“Quem beber dessa água terá sede outra vez; aquele, porém, que beber da água que Eu lhe der nunca mais terá sede. Ao contrário, a água que Eu lhe der tornar-se-á nele uma fonte de água jorrando para a vida eterna.”

(João 4, 13)

Jesus descobre uma nova realidade para a mulher. Algo que tem um valor infinitamente maior que as coisas deste mundo.

3. Aceite seus erros do passado e o perdão de Deus

Não podemos seguir em frente se antes não reconhecemos nossos erros do passado e nos reconciliamos com Deus. Ninguém lhe obrigou a fazer as escolhas que fez. Foram suas escolhas e foram erradas.

Jesus dirá que a mulher precisa adorar a Deus “em espírito e verdade”, ou seja, com sinceridade, de coração. É preciso nos reconciliar com Deus para poder seguir em frente e abrir um novo capítulo na nossa vida. Não culpar a outros, não escusar a nós mesmos com mil mentiras. Nem acusar nem escusar. É o que todos fazem.

4. Abrace as coisas novas que Jesus está fazendo

A mulher do evangelho abraça a missão de Jesus Salvador. E parte para a cidade a dar seu testemunho a todo mundo. Converte muita gente por causa de seu testemunho. Realmente ela abraçou a nova missão de sua vida. E apesar dos erros do passado encontrou um futuro esplêndido para viver e um propósito para preencher os anos de sua vida.

Também nós podemos abraçar a vontade de Deus, o sonho de Deus para nossa vida. Muitas vezes isso consiste apenas em aprender a contar nossa própria história, nosso próprio testemunho. De um jeito simples e sincero.

  • Assista a homilia do Pe. Rodrigo na íntegra em seu canal do YouTube através do link abaixo. Ou baixe o app Seedtime e ouça todas as últimas homilias do Pe. Rodrigo e milhares de meditações e formações.