Hoje gostaria de focar num tema que no evangelho encontramos apenas circunstancialmente. Parece algo secundário, mas é muito importante para nossa própria vida. Refiro-me ao tratamento especial que Jesus dá a Pedro, Tiago e João. O evangelho diz que Jesus tomou esses três discípulos e subiu a um monte alto (o Monte Tabor) e lá se transfigurou diante deles.

Deus nos deu a todos uma missão para cumprir. Nossa melhor vida possível é o projeto de Deus. O projeto de Deus também não é individual, cada um tem uma parte, mas é um projeto coletivo. Deus nos chama a colaborar uns com os outros na sua Igreja para levar a mensagem e salvação de Jesus ao mundo inteiro.

Agora, ter que trabalhar com outros, significa também, que temos que aprender a escolher muito bem as pessoas que farão parte da nossa vida. É uma verdade muito certa que o sucesso ou o fracasso da nossa vida dependem das pessoas com as quais nos rodeamos.

Jesus focou mais naqueles que tinham maior responsabilidade

Isso foi o que Jesus fez para cumprir sua missão. Se rodeou das pessoas certas. Ele amava a todos: alimentou 5.000 quando multiplicou o pão e pregou às multidões. Mas Jesus escolheu 72 pessoas que chamou de discípulos, logo, daqueles selecionou 12 para formar em profundidade e, ainda, dentro desses 12, escolheu a três como seus colaboradores mais próximos.

“O Senhor escolheu outros setenta e dois discípulos e enviou-os à sua frente, dois a dois, a todas as localidades, vilas e aldeias que pensava visitar mais tarde.”

(Mateus 10, 1)

Jesus era consciente da importância e transcendência de escolher as pessoas certas para ajudá-lo com sua missão. Por isso, levou essa decisão muito a sério e, quando ia a tomar a decisão sobre os 12 apóstolos.

Duas considerações que aprendemos deste exemplo de Jesus

  • Não gaste seu tempo em quem não quer fazer parte de sua missão
  • Não gaste tempo nas pessoas infiéis, siga em frente e foque nos fiéis

Que tipo de pessoas precisamos em nossa vida?

Nós precisamos de 4 tipos de pessoas em nossa vida: 

  1. Modelos: Pessoas que nos inspiram com seu exemplo. Você se pergunta: Onde quero estar dentro de cinco anos? Pois bem, você precisa de um modelo para chegar até lá. Tudo o que nós aprendemos em nossa vida,  aprendemos imitando um modelo. 
  1. Mentores: A segunda coisa que precisamos são pessoas que nos treinem, que nos guiem, que nos orientem. Elas são pessoas que já fizeram o caminho e podem nos aconselhar com sabedoria. Talvez precise de vários mentores: um mentor como pai ou mãe, um mentor profissional, um mentor espiritual, etc. 
  1. Parceiros: Você precisa também de parceiros, ou seja, pessoas que compartilham nosso sonho, que trabalham com você no seu sonho. Estes são os mais importantes. 

Amigos. Pode ser que eles não compartilhem seu sonho, mas podem ajudar, são bons amigos. Não precisa de muitos amigos, não estou falando de conhecidos, mas de amigos de verdade. Esses são poucos e bons. São pessoas capazes de falar as verdades incômodas para você e que estejam dispostas a ajudar quando você precisar deles.

Por que precisamos de pessoas em nossa vida?

O sonho de Deus para você é tão grande, que não pode cumpri-lo sozinho. Os grandes sucessos da vida, os grandes shows nunca são obra de uma única pessoa. As grandes ideias nunca são de uma única pessoa.

Precisamos de pessoas em nossa vida para compensar nossas fraquezas; para trazer para fora o melhor que há em nós; para fazermos mais e melhor; para nos levantar quando tropeçamos; para nos ajudar a resistir às críticas.

“Um homem sozinho pode ser mais facilmente derrotado, mas duas pessoas conseguem resistir. Um cordão de três dobras não se rebenta com facilidade!”

(Eclesiastes 4, 12)

Como temos que escolher as pessoas para nossa vida?

1. Escolha pessoas que queiram amar e servir a Deus

Este é o ponto de partida. Sem amor a Deus não dá para estar alinhados. Não basta uma alienação superficial. Também Deus e o demônio podem coincidir em algumas coisas, mas isso não significa que o demônio seja um bom parceiro.

“Jamais vos coloqueis em jugo desigual com os descrentes. […] Que parceria pode se estabelecer entre o crente e o incrédulo?”

(2 Coríntios 6, 14)

2. Escolha pessoas comprometidas com seu crescimento pessoal

Você precisa também de pessoas que estejam dispostas a crescer, mais ainda que estejam comprometidas com seu crescimento humano e espiritual, com o crescimento de seu caráter. 

O talento os levará até certo ponto, só o caráter os levará a cumprir plenamente sua missão. O caráter é o que o levará até o fim de sua vida e do projeto de Deus.

3. Escolha pessoas que fazem o que é certo, mesmo que seja difícil

Para compartilhar com você, precisa de pessoas que façam sempre o que é certo, o que é correto e justo, não o que convém em cada momento, oportunistas e de valores indefinidos.

“Ouve, pois, com atenção, para pôr em prática todos os princípios que te ordeno neste dia, a fim de que tudo corra bem.”

(Deuteronômio 12, 28)

4. Escolha pessoas que sabem lidar com críticas, focando em Deus

Ou seja, pessoas que não sejam vingativas, rancorosas. Pessoas que saibam lidar com as críticas com paciência e mansidão. Se você luta por um sonho, sempre encontrará críticos e adversários.

5. Escolha pessoas que sabem assumir riscos na fé

Temos que escolher entre viver com medo ou viver com fé. Eu prefiro viver com fé. Confiar em Deus e ir para frente. As pessoas que lhe rodeiam devem ser pessoas de fé, que se atrevem a assumir riscos confiando em Deus. 

Deus tem um propósito e um plano para sua vida. Mas para realizá-lo, você precisa confiar em Deus, assumir riscos muitas vezes.

“Pareceu-nos bem selecionar alguns homens e enviá-los com os nossos amados Barnabé e Paulo, homens que têm colocado suas vidas em risco pelo Nome de nosso Senhor Jesus Cristo.”

(Atos 15, 25)
  • Você pode assistir essa homilia na íntegra no link abaixo para o canal de YouTube do Pe. Rodrigo Hurtado LC ou ouví-la no aplicativo de meditações Seedtime.