Neste Domingo de Ramos, Pe. Rodrigo Hurtado LC nos ajuda a refletir sobre os trechos do Evangelho e descobrir que Jesus nos ensina nesses dias santos. Como podemos responder aos dias de sofrimento, de confusão e, também, aos dias de alegria em nossa vida.

Remetendo ao trecho do evangelho lido no início da Missa, sobre a chegada triunfal de Jesus em Jerusalém, Pe. Rodrigo sublinha que a entrada de Jesus em Jerusalém começa dizendo que Ele se aproximou por Betfage e Betânia. Isso para nós é apenas um dado geográfico, mas para os judeus da época, que conheciam bem as escrituras, significava muito mais.

“Então aconteceu que a Glória do Senhor afastou-se para longe da entrada do Templo e parou sobre os querubins.”

(Ezequiel 10, 18)

Nessa profecia de Ezequiel, o profeta anuncia que a glória de Deus abandonou o templo e isso, para os judeus, era algo terrível, pois o templo era o único lugar na terra em que Deus habitava. Mas, o próprio Ezequiel também anunciava que a glória de Deus voltaria a encher o templo, vinda do oriente.

“A visão que tive era semelhante a que havia tido quando ele veio destruir a cidade… e me atirei reverentemente ao chão com o rosto à terra. Então a Glória do Senhor adentrou o Templo, pela porta que dava para o Oriente, a Leste. Em seguida… a Glória do Senhor encheu o Templo.”

(Ezequiel 43, 3)

Jesus fez exatamente isso. Ele, aclamado como Messias, vem do oriente para reclamar o templo e ainda cumpria uma profecia de Zacarias, que também tinha sido citada por Mateus em seu Evangelho:

“Alegra-te demasiado, ó cidade, filha, de Tsión, Sião; exulta ó filha de Jerusalém; eis que o teu Rei vem a ti; ele é Justo e traz a Salvação; ele é Humilde e vem montado sobre um burrico, um potro sagrado, cria de jumenta.”

(Zacarias 9, 9)

Portanto, neste Domingo de Ramos começa a celebração da Paixão de Nosso Senhor. Estamos diante das portas da semana mais santa da liturgia e Pe. Rodrigo comenta sobre o que Jesus nos ensina nesses dias santos que vamos lembrar.

Pe. Rodrigo resume o Tríduo Sacro sob os seguintes aspectos. Sexta-feira é o dia do sofrimento e do medo. O sábado é o dia da confusão e da raiva e o Domingo é o dia da alegria e da libertação.

Todos nós enfrentamos esses três dias em nossas vidas, muitas vezes. E o que Jesus nos ensina é exatamente como devemos nos portar quando enfrentamos esses dias em nossas vidas.

Sexta-feira Santa: Dia de Medo e Sofrimento

Quando chegam os dias de sofrimento e medo em nossa vida, nós temos que tomar algumas atitudes, da mesma maneira que fez Jesus. A primeira atitude é Buscar os Amigos.

Nós vemos isso no evangelho. Antes de ser preso, Jesus reúne seus amigos mais íntimos para a Última Ceia e depois para rezar com Ele no Getsêmani. É um erro tentar enfrentar o medo e o sofrimento sozinhos e, muitas vezes, fazemos isso, por receio de incomodar alguém.

Jesus também não oculta seus sentimentos a seus amigos e é um erro tentarmos engolir todas nossas emoções e sentimentos para não incomodar os outros. Os sentimentos não podem ser totalmente controlados e a maneira de controlá-los é justamente partilhar com os amigos.

Portanto, como superamos os momentos difíceis de nossas vidas? Com Deus e com os amigos, isto é, a oração e o apoio dos amigos.

Também precisamos Buscar a Deus. Por isso, junto com os amigos, precisamos de Deus e para isso só existe um meio: a oração. Jesus busca sua força, seu consolo, sua luz na oração.

“Caminhou um pouco mais adiante e, prostrando-se, orava para que, se possível, àquela hora fosse afastada dele. E rogava: “Abba, Pai, todas as coisas são possíveis para ti, afasta de mim este cálice; todavia, não seja o que Eu desejo, mas sim o que Tu queres”.

(Marcos 14, 35)

Jesus está a ponto de enfrentar o maior sofrimento e provação de sua vida a nível emocional, físico, espiritual e psicológico. Quando estamos em nossos dias de medo e sofrimento, precisamos orar como Jesus orou em Getsêmani. Precisamos da oração do Getsêmani. Precisamos buscar a companhia dos amigos e de Deus.

O Pe. Rodrigo também nos ensina a forma como Jesus rezou no Getsêmani: Em primeiro lugar, Jesus afirma a grandeza e o poder de Deus. A onipotência de Deus é algo que esquecemos com frequência, mas é muito importante.

Depois, Jesus expressa seu desejo claramente. Não tenha medo de Deus. Peça com confiança o que quer. Deus nunca nos responde de maneira negativa. Ele sempre tem três respostas: sim; sim, mas espere um pouco; eu tenho algo melhor para você.

Por fim, Jesus confia em Deus. Mas a terceira parte da oração de Jesus é confiança: “Pai, não se faça a minha vontade, mas a tua”. Ao final, Jesus se abandona nas mãos do Pai. Assim também nós temos que confiar e nos abandonar nas mãos de Deus.

Sábado Santo: Dia da confusão e da raiva

Não são dias propriamente de dor e sofrimento, mas de confusão, de decepção, de raiva e sentimentos indefinidos como culpa, frustração, inveja, arrependimento, etc.

Pe. Rodrigo nos recorda que a pandemia que estamos acabando de passar causou inúmeros dias como esses. Perdas humanas, perdas econômicas, perda de liberdade e de privilégios, insegurança de como tratar o vírus, frustração por encerramento, desespero por não ver uma saída e ao mesmo tempo, tanta polarização e todo mundo opinando… Isso produziu muita incerteza, confusão, medo, desânimo, etc.

Podemos imaginar todo o leque de sentimentos que os discípulos tiveram também nesse sábado santo. Jesus, o Messias, aquele no qual tinham colocado todas as esperanças, aquele que tinha mudado toda sua vida, agora já não estava mais entre eles.

Como devemos, portanto, reagir diante de dias como esses. Temos que fazer como Maria. Ela lembrava e repetia para si mesma todas as promessas de Deus. A primeira atitude a tomar é que temos que lembrar das promessas de Deus. Jesus prometeu várias vezes que ressuscitaria dos mortos.

“Em verdade, em verdade Eu vos afirmo que chorarão e se lamentarão, enquanto o mundo se alegrará. Vós vos entristecereis, porém a vossa tristeza se transformará em grande alegria… Também vós agora estais tristes e apreensivos; este é um momento de sofrimento, mas Eu vos verei de novo, e então muito vos alegrareis; e mais, ninguém tirará a vossa alegria.”

(João 16, 20)

Portanto, nos tempos de confusão o que temos que fazer é lembrar as promessas de Deus. Tomar a bíblia e repassar as promessas que Deus nos fez. Deus quer que você supere esse momento de confusão e dificuldade. Ele é necessário para seu crescimento, mas Deus prometeu que nunca te deixaria.

«Deus é especialista em transformar crucificações em ressurreições», recorda o Pe. Rodrigo.

Se nos esquecemos das promessas de Deus, ocorre que nos preocupamos. Se estamos preocupados, é porque estamos confiando demasiadamente em nós mesmos e não estamos contando com Deus.

Domingo de Ressurreição: Dia da alegria e da libertação

Depois da ressurreição, Jesus passou 40 dias em Jerusalém e na Galiléia e foi visto por muita gente. Por isso, milhares de pessoas se converteram nesses dias, porque havia muitas testemunhas. São Paulo escreve que num só dia, mais de 500 pessoas o viram.

Quando as pessoas viram que Jesus tinha vencido a morte, e a pior morte que podiam imaginar, foi uma verdadeira explosão de alegria. Então, como alcançar os dias de alegria e libertação?

Primeiro, precisamos confiar no poder de Jesus. O mesmo poder da ressurreição de Cristo, está agora disponível para nós. Isso foi o que São Paulo compreendeu e isso mudou toda sua vida. Nós nunca teremos um poder assim por si mesmo, precisa de Jesus, Ele é nosso Salvador.

“O que para mim era lucro, passei a considerar como prejuízo por causa de Cristo. Mais do que isso, compreendo que tudo é uma completa perda, quando comparado à superioridade do valor do conhecimento de Cristo Jesus, meu Senhor, por quem decidi perder todas as coisas, as quais considero como esterco, a fim de ganhar Cristo […] e o poder da sua ressurreição.”

(Filipenses 3, 7)

Não existe um poder maior no mundo que este. Esse poder pode mudar nossa vida e pode transformar o mundo. Pode converter o pecador e salvar minha alma. O poder de Deus é superior a suas forças pessoais. O poder de Deus é superior ao pensamento positivo. O poder de Deus é superior aos hábitos das pessoas altamente eficazes… Tem coisas que estão fora de nosso controle, por isso precisamos de um salvador.

Portanto, também nós passamos por dias de sofrimento, dias de confusão e dias de alegria e libertação. Quando passamos por cada um deles temos que lembrar o que Jesus fez:

– Buscar a presença de Cristo
– Lembrar as promessas de Cristo
– Confiar no poder de Cristo

  • Pe. Rodrigo Hurtado LC transmite a celebração da Santa Missa, aos domingos, às 18h, através de seu Canal do YouTube. Assista, deixe seus comentários e compartilhe com seus amados.