No dia 24 de junho, a Igreja celebra a Natividade de São João Batista, uma das festas mais antigas e importantes do calendário litúrgico. Diferentemente dos outros santos da Igreja, São João é um dos santos em que a Igreja comemora sua nascimento na terra, e não somente sua morte, ou seja, seu nascimento para o céu.

Um nascimento marcado por milagres

A história do nascimento de São João Batista é envolta em milagres e prodígios, narrados no Evangelho de São Lucas. Zacarias, um sacerdote idoso e sua esposa Isabel, já estéreis, receberam a visita do anjo Gabriel que anunciou o nascimento de um filho, João, que seria “grande diante do Senhor”. 

“Mas o anjo disse-lhe: “Não temas, Zaca­rias, porque foi ouvida a tua oração: Isabel, tua mulher, vai dar-te um filho, e tu o chamarás João”. (Lc 1, 13)

Esse anúncio se deu de forma extraordinária, pois Zacarias, duvidando da promessa, foi silenciado até o dia do nascimento de seu filho. Isabel deu à luz um menino e, no dia de sua circuncisão, por inspiração divina, Zacarias escreveu em uma tábua: “João é o seu nome”. Nesse instante, sua língua foi desatada e ele pôde profetizar sobre a missão de seu filho.

O precursor do Messias

Desde o ventre materno, João Batista foi consagrado para a missão de preparar o caminho para Jesus Cristo. Sua vida foi marcada pela entrega total a seu importantíssimo chamado. Ele pregava a conversão e o batismo de arrependimento, anunciando a chegada iminente do Messias.

O ponto alto da vida de São João Batista foi o encontro com Jesus Cristo, no Rio Jordão. Ao batizá-lo, João indicou Jesus como o Cordeiro de Deus que tira o pecado do mundo, o Messias esperado.

Um modelo de fé e entrega total aos planos de Deus

São João Batista é um modelo de fé, escuta e obediência à vontade de Deus. Ele nos ensina a viver com autenticidade, sem medo de defender a verdade e lutar pelas causa de Deus. Sua pregação nos convida à conversão e  nos prepararmos para receber a graça de Deus.

Celebrando a Natividade de São João Batista

A festa da Natividade de São João Batista é uma das festas mais populares no Brasil, sendo a maior das chamadas Festas Juninas. Ela é um momento oportuno para renovar nossa fé e nosso compromisso com o Evangelho, e viver a alegria de sermos cristãos. 

Conclusão

Que a celebração da Natividade de São João Batista nos motive a preparar nossos corações para o encontro com Jesus Cristo. Que, a exemplo de São João Batista, sejamos vozes que clamam no deserto, anunciando a Boa Nova do Reino de Deus e preparando o caminho para a vinda do Senhor.