Hoje celebramos a grande santa francesa Margarida Maria Alacoque que nos presenteou com uma devoção riquíssima de significados e graças ao Sagrado Coração de Jesus.

Nascida em 1647, órfã de pai e educada por Irmãs Clarissas, teve uma infância e adolescência com muitas provações, como uma doença estranha que só a deixou após ter entregue sua vida à Santíssima Virgem.

Sua prática de fé sempre foi marcada por grandes momentos de adoração ao Santíssimo Sacramento e foi justamente diante do Senhor, feito Pão, que ela passou a ter revelações divinas.

O próprio Senhor se mostrava para ela com seu coração aparente e lhe revelava o tamanho de seu amor por nós e o quanto Ele se entristecia em razão das pessoas que o desprezavam. As mensagens que Jesus revelava a Santa Margarida insistiam num maior amor à Santíssima Eucaristia e a prática de «comunhões reparadoras» nas primeiras sextas-feiras de cada mês.

Jesus também lhe pediu que se fizesse a Hora Santa intercedendo-se por toda humanidade, bem como também manifestou o desejo de que se criasse uma Festa em honra a Seu coração, que foi propagada por seu diretor espiritual, o Pe. Cláudio de la Colombiere, canonizado por S. João Paulo II.

12 Promessas do Coração de Jesus

Entre os diálogos de Jesus com Santa Margarida, são famosas as 12 promessas do Sagrado Coração de Jesus àquelas pessoas que correspondem a Seu amor:

1) «A minha bênção permanecerá sobre as casas em que se achar exposta e venerada a imagem de Meu Sagrado Coração»

2) «Eu darei aos devotos de Meu Coração todas as graças necessárias a seu estado»

3) «Estabelecerei e conservarei a paz em suas famílias»

4) «Eu os consolarei em todas as suas aflições»

5) «Serei refúgio seguro na vida e principalmente na hora da morte»

6) «Lançarei bênçãos abundantes sobre os seus trabalhos e empreendimentos»

7) «Os pecadores encontrarão, em meu Coração, fonte inesgotável de misericórdias»

8) «As almas tíbias tornar-se-ão fervorosas pela prática dessa devoção»

9) «As almas fervorosas subirão, em pouco tempo, a uma alta perfeição»

10) «Darei aos sacerdotes que praticarem especialmente essa devoção o poder de tocar os corações mais endurecidos»

11) «As pessoas que propagarem esta devoção terão o seu nome inscrito para sempre no Meu Coração»

12) «A todos os que comunguem, nas primeiras sextas-feiras de nove meses consecutivos, darei a graça da perseverança final e da salvação eterna»