Hoje celebramos a Assunção de Maria. Esta festa não é apenas a celebração de uma verdade de fé, de um dogma da Igreja. Trata-se de muito mais do que isso. A Assunção de Maria e sua coroação é a celebração do triunfo de Maria, do momento em que Deus dá a recompensa a Maria pela sua colaboração ao plano de salvação.

Deus a exaltou porque queria colocá-la como modelo, porque ela foi e será sempre a melhor modelo de discípula de Jesus. Maria tem muitas virtudes, diria todas as virtudes, mas existe um aspecto da vida de Maria que é como que a peça chave de toda a construção, o segredo de sua santidade: a fé.

O ponto de partida, a fonte de sua fortaleza, o coração de sua esperança e a causa de sua capacidade de amar é a sua fé nas promessas de Deus. O ponto de partida, a fonte de sua fortaleza, o coração de sua esperança e a causa de sua capacidade de amar é a sua fé nas promessas de Deus.

A fé de Maria é o aspecto mais importante de sua vida e o maior legado que nos deixa como mãe de Jesus e nossa. Mas o que significa viver da fé, como diz São Paulo, como podemos ter uma fé semelhante à fé de Maria?

Viver da fé significa acreditar no que não se vê.

Com frequência dizemos como Tomé: “Ver para crer”, mas justo o contrário é verdadeiro: “Vemos o que cremos”. Ou seja, temos que acreditar primeiro para chegar a ver depois. Fé é visualizar algo antes  que se torne realidade.

Maria confiou em Deus quando era uma adolescente e foi convidada para ser a mãe de Deus. Ela confiou quando tiveram que empreender uma viagem até Belém numa etapa já avançada da gravidez. Ela confiou em Deus quando teve que fugir para o Egito, quando voltou a morar em Nazaré. Quando José morreu, quando Jesus tinha 30 anos e abandonou o lar para começar sua missão. Quando os líderes judeus se colocaram contra Jesus, quando o julgaram e crucificaram… Maria nunca deixou de confiar em Deus e nas suas promessas e por isso, foi a primeira a ver Jesus ressuscitado.

Viver da fé significa obedecer a Deus mesmo quando não entendemos

É fácil obedecer a Deus quando tudo faz sentido. Mas isso não é fé. A fé implica obedecer e confiar quando não entendemos o que Deus está fazendo em nossa vida.

Maria é modelo de completo abandono ou confiança em Deus. E assim foi toda a vida de Maria. Muitas coisas ela não entendia, mas sempre obedecia, sempre confiava na palavra de Deus. Nada foi mais irracional que a rejeição, a traição e a paixão que Jesus sofreu. Ele que tinha sido tão bom, que tinha feito o bem em todo momento e a todos. Mas ela confiava e obedecia.

Viver da fé significa perseverar quando não sinto vontade

Nossa cultura atual é muito baseada nas emoções. Um dos princípios que regem a vida é “se sinto vontade, eu faço”. Parece que tudo está baseado no que sentimos. 

O problema com essa filosofia de vida, é que os sentimentos são muito pouco confiáveis. Eles são altamente instáveis e volúveis. Se você vive pelos seus sentimentos você vai ser sempre manipulado pelos seus estados de ânimo o resto de sua vida. E isso é uma grande desgraça.

Mas o que temos que fazer é seguir em frente, fazer o que devemos, não o que sentimos. As pessoas extraordinárias são apenas pessoas comuns que persistem em fazer o que devem, lá onde a maioria abandona porque se deixa levar pelos sentimentos.

Viver da fé significa declarar as promessas de Deus

Cada vez que você estabelece um objetivo na vida, está fazendo um ato de fé. Cada vez que declara sua fé em voz alta, está fazendo um ato de confiança em Deus.

Existe uma misteriosa conexão entre nossas palavras e nossa fé. Só o que cremos de coração, proclamamos com a nossa boca, mas também o contrário: o que proclamamos com nossa boca, aumenta nossa fé e faz acontecer com a graça de Deus o que acreditamos.

Assim também nós, quando nos sentimos abandonados e diante de dificuldades, temos que lembrar o que Deus já fez por nós no passado. Deus é fiel e nunca nos abandona. Podemos proclamar como Maria o que ele nos prometeu, porque esse ato de fé se cumprirá do mesmo jeito que todos os doentes viam suas doenças curadas, quando confessavam sua fé em Jesus.

Viver da fé é um desafio diário, mas é o maior legado que Maria nos deixou. Ela hoje foi assunta ao céu e recebeu o prêmio de tudo o que ela acreditou. No Magnificat escutamos ela exaltar a fidelidade de Deus, mas ainda não tinha passado por todas as vezes que sua fé seria posta à prova.

  • Para assistir a homilia com Estudo Bíblico do Pe. Rodrigo Hurtado LC, basta clicar no link abaixo e não se esqueça de se inscrever no canal do YouTube, deixar seu like e compartilhar com seus amigos.