O evangelho deste 10º domingo do Tempo Comum nos coloca diante de um dos grandes mistérios de nossa vida, que está em constante confronto, isto é, aquilo que na Igreja chamamos de Batalha Espiritual e nesta homilia do Pe. Rodrigo Hurtado, vamos descobrir quais inimigos temos nessa batalha, os inimigos da nossa felicidade.

Nós podemos perceber isso em toda a nossa vida. Se queremos construir uma família, temos que lutar. Se queremos construir uma empresa de sucesso, temos uma batalha pela frente. Se queremos diminuir nosso peso, temos que lutar. A vida é uma constante batalha.

Isso acontece porque vivemos em um mundo que está ferido pelo pecado original. É um mundo que está desajustado por causa do pecado e por isso vamos encontrar múltiplos inimigos em nossa vida, que nos impedem de alcançar a felicidade prometida por Deus.

Dentro da Sagrada Tradição, nós temos 3 principais inimigos. O primeiro é o demônio, que luta contra nós a partir de fora. O segundo, é o mundo, que luta contra nossa felicidade ao nosso redor e, por fim, a carne, que luta contra nós a partir de dentro de nós mesmos.

1) O demônio

O demônio é um anjo caído, criado por Deus, mas que, no início da história, se rebelaram contra Deus.

“Nossa luta não é contra carne ou sangue, mas sim contra os principados, contra as potestades, contra os príncipes do mundo das trevas.” (Efésios 6, 12)

Mas, a pergunta que podemos fazer é: por que o demônio nos odeia tanto? O que fizemos contra ele para que tivesse tanto ódio?

A verdade é que ele odeia a Deus, mas não pode ferí-lo, porque Deus é todo-poderoso, mas destruindo nossa vida, acaba por fazer Deus sofrer. Então, estamos no meio dessa batalha do demônio contra Deus.

O demônio atua de diversas formas, mas a mais normal é através da tentação.

O demônio atua como um general que quer conquistar um castelo. Ele dá voltas no castelo, estudando minuciosamente seus pontos fracos. Onde está a rachadura na muralha, sua porta mais vulnerável.

É isso que ele faz conosco, e por isso não podemos ser ingênuos. O demônio é astuto demais e nos conhece melhor que nós mesmos, porque vem nos observando toda a vida. Por isso, o mais sábio é fugir da tentação.

Em segundo lugar, o demônio é como um cachorro. Se nos mostramos medrosos ao latido de um cachorro, ele se sente mais forte e nos ameaça mais. Agora, se nos colocamos firmes, eles fogem e não nos atacam.

Quando nos afligimos diante dos ataques do demônio, ele se sente forte e ataca mais, porém, se nos colocamos firmes e pedimos a ajuda de Deus, da Santíssima Virgem, dos santos, ele foge, porque tem um temor profundo de Deus.

Em terceiro lugar, o demônio age como um amante escondido. Imagine uma moça de boa índole, da cidade, que ao passear no mercado, troca olhares com um rapaz que é mal caráter e, pela noite, esse rapaz vai até a casa da moça e joga pedrinhas em sua janela, no intento de que ela fuja com ele para alguma aventura à noite.

O demônio, por ter medo de Deus, também vem escondido e fica jogando pedrinhas em nossa consciência, em nosso coração, para ver se nós abrimos as janelas. Se nós nos rendemos, nossa vida está perdida, mas se, ao contrário, chamamos o Nosso Pai, aquele atrevido irá fugir.

“Todo aquele que pratica o mal odeia a luz e não se aproxima da luz, temendo que as suas obras sejam expostas.” (João 3, 20)

2) O mundo

O mundo e sua mentalidade, seu estilo de vida, também é um inimigo de Deus e da nossa felicidade. O mundo, em certo sentido, é o domínio do demônio.

Obviamente não estamos falando do mundo como o conjunto das coisas belas criadas por Deus, mas, sim, de um estilo de vida, de uma mentalidade que domina as pessoas no mundo.

Essa mentalidade, que chamaremos de mundo, e que nos afasta de Deus, tem 4 traços característicos que podemos perceber.

Em primeiro lugar, o hedonismo, que é buscar sempre o prazer, o mais fácil. A filosofia do hedonista é fazer tudo aquilo que sente vontade de fazer, buscando sempre o benefício de curto prazo.

Em segundo lugar, temos o materialismo. O materialista quer possuir coisas porque, para ele, o que é mais importante é a aparência. Ele faz tudo pensando em como as pessoas o veem.

Em terceiro lugar, vem o individualismo. O individualista só faz aquilo que lhe convém. Todas suas decisões são tomadas de acordo com a conveniência.

Por fim, temos o minimalismo. É um princípio que mistura individualismo e hedonismo. O minimalista é aquele que busca fazer o mínimo esforço. É só cumprir com o indispensável, sem fazer nada de bom a mais.

3) A carne (nós mesmos)

O terceiro inimigo de nossa felicidade somos nós mesmos. Porque nós temos todas essas tendências que são as características do mundo. Nós temos tendência ao hedonismo, ao materialismo, ao individualismo, ao minimalismo… por causa da ferida do pecado original.

“De onde vêm as batalhas e os desentendimentos que há entre vós? De onde, senão das paixões que guerreiam dentro de vós.” (Tiago 4, 1)

Nós somos nosso maior inimigo porque dentro de nós coabitam duas naturezas: a criada por Deus, santa e boa, e aquela ferida pelo pecado, que busca o fácil, o conveniente, o prazenteiro.

Esse inimigo é mais difícil de ser vencido e, se nós cedermos às nossas paixões, acabamos por nos aliar ao demônio e ao mundo e, por fim, nos afastamos de Deus e nos dirigimos à nossa própria condenação.

Como enfrentar a batalha espiritual

“Revesti-vos de toda a armadura de Deus, para poderdes ficar firmes contra as ciladas do Diabo […] Vesti toda a armadura de Deus, a fim de que possais resistir firmemente no dia mau e, havendo batalhado até o final, permanecereis inabaláveis, sem retroceder.” (Efésios 6, 11)

Jesus nos diz no evangelho muito claramente que o que temos que fazer é seguir a vontade de Deus. O ponto é que fazer isso nem sempre é fácil. Para seguir a vontade de Deus temos que nos preparar para a batalha e São Paulo nos apresenta as armas dessa batalha em sua Carta aos Efésios.


Assista à homilia do Pe. Rodrigo Hurtado LC, na íntegra, através de seu canal de YouTube, ou tenha acesso a um conteúdo de Estudo Bíblico da liturgia dominical do ano todo com o curso Conhecer e Viver a Bíblia, que está em nossa loja aqui no site.