Em sua homilia deste 17º Domingo do Tempo Comum, Pe. Rodrigo Hurtado LC nos ajuda a compreender que as grandes certezas da fé são como mapas do tesouro que nos ajudam a encontrar as maiores riquezas do Reino dos Céus para que possamos superar os momentos difíceis.

No Evangelho deste domingo, Jesus nos coloca mais uma parábola. O Reino dos Céus é como um tesouro escondido. Ou seja, as riquezas do Reino dos Céus não são percebidas à primeira vista, elas estão escondidas, mas são grandes e belíssimos tesouros pelos quais vale a pena vender tudo.

Muitas das graças (riquezas) de Deus são encontradas escondidas onde menos podemos esperar, nos maiores sofrimentos, graças que ganhamos através de situações e circunstâncias nas quais preferiríamos não estar, mas que a vida nos apresenta e, ao final, mesmo sendo situações terríveis, terminamos descobrindo que foram uma bênção.

Vivemos num mundo ferido pelo pecado original, desajustado profundamente. Isso inevitavelmente trará sofrimento.

Poderíamos tentar fugir de todo sofrimento, mas queremos crescer, esse é o nosso propósito. E não há crescimento sem mudança, não há mudança, sem perda e não há perda sem sofrimento.

A vida muda, na vida enfrentamos perdas, e tudo isso, vivido com fé, lembrando as grandes certezas que nos ajudarão a descobrir os maiores tesouros.

A vida carece de sentido, mas sabemos que Deus nos ama e está sempre conosco

Por causa do pecado, o mundo carece de sentido, mas apesar disso, conservamos a esperança porque sabemos que Deus está conosco e Deus nos ama.

A vida carece de sentido, mas apesar de tudo isso, podemos e devemos lembrar que não estamos sozinhos, que Deus está sempre conosco, e que esse Deus nos ama e não permitirá que todas as situações nos machuquem, se aprendemos a depender e confiar Nele.

“Por motivo algum te abandonarei, nunca jamais te desampararei.”

(Hebreus 13, 5)

“Quando passares pelas águas, eu serei contigo; quando pelos rios, eles não te submergirão; quando passares pelo fogo, não te queimarás, nem a chama arderá em ti. Porque eu sou o Senhor teu Deus, o Santo de Israel, o teu Salvador”

(Isaías 43, 2)

No mundo tudo está desajustado, mas sabemos que Deus é bom e tem um plano maravilhoso para nós

Aqui está a segunda certeza de nossa fé. Quando o demônio entrou no mundo desajustou tudo, bagunçou tudo, as coisas já não funcionam como Deus tinha planejado, já não existe nada que seja perfeito do jeito que Deus as criou.

O clima não funciona direito, a economia não funciona direito, nossos corpos não funcionam direito, nossa mente não funciona direito…

Tem um texto de Isaías que explica isto de um jeito profundo e breve. Um texto que deveríamos meditar e lembrar sempre.

“A terra está contaminada debaixo dos seus habitantes; porquanto transgridem as leis, mudam os estatutos, e quebram o pacto eterno. Por isso a maldição devora a terra, e os que habitam nela sofrem por serem culpados; por isso são queimados os seus habitantes e poucos homens restam.”

(Isaías 24, 5)

Por que acontece isto? Porque o demônio luta contra Deus, mas como não pode fazer dano a Deus, tenta fazê-lo a seus filhos, ou seja, a nós. Ele quer destruir nossa vida e nossa felicidade.

Mas, em meio a tudo isso, sabemos que Deus nos ama. Lembre-se de uma das grandes promessas de Deus na bíblia:

“Estamos certos de que Deus age em todas as coisas com o fim de beneficiar todos os que o amam.”

(Romanos 8, 28)

A vida é uma batalha, mas temos a esperança do triunfo, porque há mais nesta história, a última página ainda não foi escrita

A batalha, a perda, a morte, a doença e o sofrimento, não são o final da história. Há mais nesta história. A última página desse livro ainda não foi escrita.

O livro é sua vida, e você pode escrever essa página com Deus se confia Nele. Acredite, Ele tem a vitória na sua mão, porque nada é mais poderoso que Deus, porque nada é impossível para Deus.

Quando estamos em meio aos sofrimentos, temos que lembrar o que Cristo dizia a seus discípulos: “No mundo tereis tribulações; mas tende bom ânimo, eu venci o mundo.” (João 16, 33)

“Sofremos pressões de todos os lados, contudo, não estamos arrasados; ficamos perplexos com os acontecimentos, mas não perdemos a esperança; somos perseguidos, mas jamais desamparados; abatidos, mas não destruídos […] Temos certeza de que aquele que ressuscitou o Senhor Jesus dentre os mortos, da mesma forma nos ressuscitará com Ele e nos apresentará convosco.”

(2 Coríntios 4, 8)

Conclusão

O maior problema do mundo não é a pobreza, a doença ou o analfabetismo, não são os extremismos políticos, nem o populismo, nem a nova ordem mundial… o maior problema do mundo hoje, é a falta de esperança. As pessoas estão sedentas por esperança, por poder olhar para o futuro com otimismo e confiança.

“Deus enxugará dos olhos toda a lágrima; não haverá mais morte, nem pranto, nem lamento, nem dor, porquanto a antiga ordem está encerrada! E Aquele que está assentado no trono afirmou: “Eis que faço novas todas as coisas!”

(Apocalipse 21, 4)

Assista à homilia do Pe. Rodrigo Hurtado LC, na íntegra, através de seu canal de YouTube, ou tenha acesso a um conteúdo de Estudo Bíblico da liturgia dominical do ano todo com o curso Conhecer e Viver a Bíblia, que está em nossa loja aqui no site.