Desde sempre, a Igreja viu na meditação uma forma mais profunda de oração, um dos melhores meios de se criar um diálogo íntimo com Deus e ir aprofundando nas verdades da fé, pouco a pouco. E essa prática milenar oferece uma série de benefícios não só para a alma quanto para a saúde em geral, contribuindo para uma vida mais plena e saudável.

Segundo o Padre Royo Marín, a meditação é a aplicação racional da mente a uma verdade sobrenatural para nos convencermos dela e nos movermos a amá-la e praticá-la com a ajuda da graça. Não é, portanto, simplesmente, um exercício de respiração ou de postura corporal.

Antes de mais nada, meditar é focar nas coisas de Deus, ou como o Pe. Rodrigo Hurtado LC, idealizador do primeiro app de meditação católica em língua portuguesa, costuma dizer que a meditação é como a “preocupação”. Quando nos preocupamos com algo, não tiramos aquela ideia da cabeça. Nosso foco é todo naquilo que nos causa preocupação.

A meditação é a mesma coisa, só que o foco é nas coisas de Deus, naquilo que nos permitirá estarmos mais próximos de Deus e, portanto, sem mais nenhuma preocupação com as coisas dessa vida, pois Deus cuida de nós e isso é uma certeza.

Não só a Igreja já conhece os benefícios espirituais e corporais da meditação há séculos, mas a própria ciência moderna está sendo obrigada a reconhecer os benefícios da oração, especialmente essa forma de oração mais profunda, que é a meditação.

1. Fortalecendo a Alma e a Vida Espiritual

A meditação católica oferece um momento de recolhimento e reflexão, permitindo a nós uma conexão mais íntima com Deus e com as verdades da fé. Ao dedicar tempo para meditar sobre passagens bíblicas, orações ou ensinamentos religiosos, quem medita encontra paz interior, fortalece sua fé e entende melhor o propósito de Deus em sua vida.

2. Redução do Estresse e Ansiedade

Estudos científicos têm demonstrado que a meditação, incluindo a meditação católica, é eficaz na redução do estresse e da ansiedade. Ao focar na oração e na presença de Deus, aquele que reza consegue acalmar a mente, diminuir a atividade do sistema nervoso simpático e liberar hormônios como a serotonina, que promove a sensação de bem-estar e tranquilidade.

Ao meditar, também nos apropriamos da certeza de que Deus está no controle de toda a nossa vida e que, como diz São Paulo, tudo concorre para o bem daquelas que amam a Deus.

3. Melhoria na Saúde Mental 

A meditação católica pode trazer diversos benefícios para a saúde mental, como o aumento da concentração, clareza mental e autoconhecimento. Ao cultivar a atenção plena durante a meditação, os fiéis aprendem a lidar melhor com pensamentos negativos e a cultivar emoções mais positivas, o que pode ajudar no tratamento de condições como a depressão e a ansiedade.

Um dos maiores combustíveis para a meditação é justamente colocar diante de Deus, ao refletir sobre sua Palavra, os nossos medos, nossas angústias e tudo aquilo que nos tira a paz. No fim, veremos que qualquer provação que tenhamos é menor que o amor de Deus por nós.

4. Promoção da Saúde Física 

Além dos benefícios mentais e espirituais, a meditação católica também pode trazer melhorias para a saúde física. A prática regular da meditação tem sido associada à redução da pressão arterial, melhoria da qualidade do sono, fortalecimento do sistema imunológico e diminuição da inflamação no corpo. Todos esses fatores contribuem para um estilo de vida mais saudável e uma maior longevidade.

Como Meditar?

Talvez, a maior dúvida que esteja em sua mente agora seja como se dá a meditação católica na prática? Como devo proceder? Preciso de um tapete de borracha, uma música lenta e coisas do tipo?

Na verdade, a meditação católica é muito simples. Basta que dediquemos um tempo de qualidade, preferencialmente no início de nosso dia, para manter nosso foco nas coisas de Deus. Podemos ler o Evangelho do Dia, por exemplo, e refletir sobre ele por alguns minutos, repassando em nossa mente cada versículo, buscando aplicar aquele trecho a nossa própria vida. O que Jesus quer me dizer com esse trecho do Evangelho que estou lendo?

Mas, para facilitar ainda mais o desenvolvimento do hábito da meditação foi que o Pe. Rodrigo Hurtado LC pensou em criar um aplicativo que colocasse ao nosso alcance a meditação católica de forma muito simples, muito fácil e acessível.

É o que chamamos de meditação guiada, quando alguém, já experiente nessa prática da oração, nos ajuda a manter o foco naquilo que Deus quer falar conosco naquele momento. Deus sempre quer falar conosco.

Assim surgiu o aplicativo Seedtime que agora chega à sua nova versão, muito mais robusta e fácil de usar. Nele nós encontramos meditações sobre diversos temas, que irão tocar em todos os aspectos de nossa vida. Certamente, ali você encontrará uma meditação ou uma série de meditações que parece ter sido feita especialmente para você.

Pois tenha certeza, foi feita para você! Deus, quando inspirou o autor daquela meditação, o fez pensando em você e nesse momento em que você está vivendo.

Além das meditações propriamente ditas, no Seedtime você também encontrará material para conhecer as verdades da fé, músicas para ajudar em seu momento de oração, novenas preciosas, mensagens de Maria e orações diversas.

Baixe agora mesmo a nova versão do Seedtime em sua loja de aplicativos de seu celular e comece ainda hoje sua jornada de intimidade com Deus.