Em sua homilia deste 16º Domingo do Tempo Comum, Pe. Rodrigo Hurtado LC nos ajuda a compreender como podemos discernir a voz de Deus, a boa semente semeada em nosso coração por Deus mesmo, daquela semente de joio, que também cresce em nossa vida e que foi semeada pelo inimigo de Deus.

No evangelho trazido pela liturgia deste domingo, vemos Jesus falando ao povo sobre o Reino de Deus através de palavras, e ele conta a parábola do semeador que lança as sementes de trigo no campo, mas, à noite vem seu inimigo e também lança as sementes de joio, uma planta estéril, que só atrapalha o crescimento do trigo.

Deus semeia em nosso coração, mas também falam nossa imaginação, nossas lembranças boas e ruins, a publicidade e tudo o que escutamos durante o dia, falam nossos traumas, nossos sentimentos e paixões, e também fala o demônio.

No evangelho de hoje, Jesus compara o Reino de Deus com um campo semeado com trigo e joio. Uma imagem eloquente da luta ou da tensão que experimentamos em nosso interior. Ao trigo chamamos de inspirações do Espírito Santo, ao joio, de tentações do demônio. Todos experimentamos isso em nossa vida: trigo e joio, tudo misturado dentro de nós.

A grande questão, então, é como discernir uma da outra?

“Caríssimos, não deis fé a qualquer espírito, mas exa­minai se os espíritos são de Deus, porque muitos falsos profetas se levantaram no mundo.” (1 João 4, 1)

6 forma de discernir a vontade de Deus

Estes seis testes da vontade de Deus, precisam ser todos aprovados. Se um pensamento passa um, dois, três ou cinco destes testes, mas não passa nos seis, então esse pensamento não é uma inspiração de Deus.

1. É coerente com o Evangelho?

Este é o primeiro teste que temos que fazer, porque a vontade de Deus nunca se contradiz… se Ele nos ensinou algo através dos ensinamentos de Jesus, não pode estar pedindo algo diferente agora. Deus não pode se contradizer. Se Deus nos ensinou a verdade através de Cristo, essa será sempre verdade. Deus é consistente.

“Passará o céu e a terra, mas as minhas palavras jamais passarão.”

(Lucas 21, 33)

São Paulo dizia: “Ainda que nós ou mesmo um anjo dos céus vos anuncie um evangelho diferente do que já vos pregamos, seja considerado maldito!”

(Gálatas 1, 8)

2. Faz-me mais como Cristo?

Jesus é o modelo, o padrão para avaliar qualquer pensamento, qualquer ideia, qualquer filosofia, opinião ou ideologia. Por quê? Porque o propósito de Deus para sua vida é você seja como Jesus.

Esta vida é fácil? Não. Porque este mundo está desajustado. Todo corpo está desajustado, toda mente está desajustada, toda relação e toda ação está ferida pelo pecado original. Não existe pessoa perfeita, matrimônio perfeito, igreja perfeita, economia perfeita nem nação perfeita.

Por isso, Paulo nos ensina: “Tende em vós o mesmo sentimento que houve também em Cristo Jesus.” (Filipenses 2, 5) Por isso, devemos nos perguntar: Jesus pensaria isto? Jesus faria isto? Jesus responderia deste jeito? Cristo é o standard, o modelo.

3. Está em coerência com os ensinamentos da Igreja?

O terceiro teste tem relação à doutrina da Igreja. A igreja sempre tenta traduzir os ensinamentos de Cristo ao mundo concreto e atual. Os ensinamentos da Igreja falam da biologia, de economia, de direitos sociais, de liberdade religiosa ou de expressão, falam da pobreza, do trabalho, do cuidado da natureza…

“A intenção dessa graça era que agora, mediante a Igreja, a multiforme sabedoria de Deus se tornasse conhecida.”

(Efésios 3, 10)

Este teste também pode ser consultar outro católico, alguma pessoa que eu estimo, que respeito, que me dá confiança. Às vezes, quando temos dúvidas sobre algum pensamento, expressá-lo e consultar outras pessoas prudentes pode ser um caminho pelo qual Deus se revela e nos ajuda a ver como é uma inspiração de Deus.

4. É coerente com os dons que Deus me deu?

Este é um critério muito importante. Deus não pede para você alguma coisa, sem ao mesmo tempo dar o talento, o dom que precisa para realizá-la. Deus nos criou com uma missão e nos deu uns talentos e dons para realizar essa missão.

Você não pode fazer qualquer coisa que queira, mas pode fazer qualquer coisa que Deus queira. Por isso, é importantíssimo discernir bem a vontade de Deus e um dos critérios para isso, e comparar com os talentos que Deus me deu.

“Temos diferentes dons, de acordo com a graça que nos foi dada.”

(Romanos 12, 6)

5. Está relacionado com minhas responsabilidades?

Por que Deus pediria algo que está completamente fora de suas responsabilidades? Por que Deus pediria para você se intrometer em algo que é claramente responsabilidade de outro?

Não podemos assumir as responsabilidades de todo mundo, não temos que solucionar os problemas de todo mundo, não podemos substituir a livre decisão dos outros… cada um carrega com suas responsabilidades. Deus não vai te perguntar ao final da vida porque você não fez o que era responsabilidade de outros.

6. É uma palavra de conversão ou condenação?

As inspirações de Deus vêm para nos ajudar a ser cada vez melhores pessoas, a nos converter sobre nossas atitudes, palavras ou ações, não para nos condenar ou destruir nossa motivação.

A conversão leva a mudar a própria vida, a ter esperança, a condenação nos faz sentir inúteis, indignos, pessimistas e desanimados.

“Nenhuma condenação há para os que estão em Cristo Jesus.”

(Romanos 8, 1)

“Eu repreendo e corrijo a todos quantos amo: sê pois diligente e arrepende-te. Eis que estou à porta e bato: se alguém ouvir a minha voz e abrir a porta, entrarei em sua casa e cearei com ele, e ele comigo.”

(Apocalipse 3, 19)

A voz do demônio é o contrário da de Deus. O livro do Apocalipse diz que ele é “o acusador”. Antes ele minimiza o pecado para que o executemos: “Não é grande coisa, não vai acontecer nada, todo mundo faz…” Depois do pecado, o demônio o aumenta e exagera tentando nos desanimar: “Como você fez isso? Isso é gravíssimo! Deus nunca vai te perdoar!!”

Quando um pensamento vem de Deus, ele inspira paz profunda, não inquietação. Ele inspira esperança e confiança em Deus, não medo e insegurança.


Assista a essa homilia do Pe. Rodrigo Hurtado LC, na íntegra, através do link abaixo ou baixe o app de meditação católica Seedtime em sua app store e ouça-a diretamente em seu celular. No Seedtime você também irá encontrar inúmeros conteúdos que irão ajudar a você ter uma amizade com Deus através da prática da meditação diária.