Este mês, o Brasil recebeu um filme que tem dominado as bilheteiras em todo o mundo, e não se trata de uma história de princesa da Disney ou de um arqueólogo envolvido em segredos de pirâmides. “Sound of Freedom” (“Som da Liberdade”) revela uma realidade frequentemente escondida, contra a qual a Igreja tem lutado por anos para transformá-la

O tráfico de seres humanos, especialmente o de crianças, é um mercado que, segundo dados reais levantados pela equipe de produção do filme, movimenta mais dinheiro do que o contrabando de armas ou o tráfico de drogas nos dias de hoje.

“Sound of Freedom”, baseado na história real de Tim Ballard, um agente do governo americano que combateu a exploração e o tráfico sexual infantil, arrecadou mais de US$ 124 milhões em receita bruta, o equivalente a mais de R$ 590 milhões na cotação atual até agora.

O protagonista do filme é interpretado por Jim Caviezel, conhecido por seu papel como Jesus em “A Paixão de Cristo” (2004), dirigido por Mel Gibson. Caviezel compartilhou, em entrevistas coletivas, que o filme foi inicialmente rejeitado pela Netflix e pela Disney. Tim Ballard, o caçador de pedófilos que trabalha há uma década em uma organização de combate ao tráfico de pessoas, esteve envolvido em toda a produção.

Uma das frases mais impactantes do filme ocorre quando o protagonista diz a um interlocutor: “Os filhos de Deus não estão à venda.” Essa frase nos remete ao Evangelho, especificamente ao trecho do Evangelho no último dia 2 de outubro, quando a Igreja celebra os Santos Anjos da Guarda.

“Não desprezeis a nenhum destes pequeninos, pois vos digo que os anjos deles nos céus contemplam incessantemente a face de meu Pai que está nos céus”

(Mateus 18, 10)

Quem se faz pequeno como esta criança, esse é o maior no Reino dos Céus

A predileção de Jesus pelas crianças não nos surpreende, pois elas são a obra-prima de Deus em seu estado mais puro, ainda não corrompido pelas vicissitudes da vida. Cristo até mesmo nos ensina que para alcançar o Reino dos Céus, precisamos ser como crianças.

Entretanto, enquanto continuamos a pensar e orar pelas crianças que sofrem o drama de serem sequestradas e afastadas de seus lares, submetidas a torturas impensáveis, também devemos dirigir nosso olhar às crianças que estão ao nosso lado.

Estamos demonstrando a elas o amor, da maneira como Deus nos chama a fazê-lo, para que cresçam com a consciência e a certeza de que são filhos e filhas de Deus? Como pais, estamos cumprindo nossa missão de educá-las e protegê-las dos ataques do mal nesta cultura pós-moderna?

Educar, Amar e Crescer

É para nos ajudar a responder a esse chamado de Deus que estamos lançando no Seedtime a série “Educar, Amar e Crescer”. Nesta série, Patrícia Taranto, fundadora do Instituto Lumena e especialista em educação, nos auxiliará a compreender e superar os desafios que enfrentamos em nossa jornada como pais.

Deus já nos deu seus pequeninos para que os eduquemos e os preparemos para que, um dia, possam viver o seu próprio chamado e vocação. Portanto, a educação daqueles que Deus confiou a nós deve ser uma prioridade em nossas vidas, e muitas vezes, isso também implica em nossa própria educação.

Essa tarefa não é pequena e muitas vezes parece que nossas forças são insuficientes. No entanto, com a certeza de que Deus está ao nosso lado, não há dúvida de que essa é uma missão que vale a pena.

Baixe agora mesmo a nova versão do aplicativo de meditações Seedtime e prepare-se para embarcar nesta bela jornada com a série “Educar, Amar e Crescer”.