O Pe. Rodrigo Hurtado LC faz uma reflexão sobre o Evangelho do 4º Domingo da Páscoa, em que Jesus se diz a “porta” por onde suas ovelhas podem entrar e sair. Jesus também revela a si mesmo como o Bom Pastor, cujas ovelhas o conhecem sua voz.

A “porta” é uma imagem usada mais de 400 vezes na Bíblia. A porta tem muitos simbolismos, mas existem dois principais: a porta serve para entrar e para sair – revela o Pe. Rodrigo.

Enquanto serve para sair, a porta simboliza liberdade, enquanto serve para entrar, a porta simboliza oportunidades.

“Em verdade, em verdade vos digo, eu sou a porta das ovelhas […] Quem entrar por mim, será salvo; entrará e sairá e encontrará pastagem.”

(João 10, 7)

Realmente precisamos das duas coisas. Às vezes precisamos entrar, Cristo é a porta para entrar. Às vezes precisamos sair, Cristo é a porta para sair.

A gente precisa de uma porta de saída quando estamos presos. Um relacionamento pode ser uma prisão, uma dívida pode ser uma prisão, uma tradição pode ser uma prisão e uma lembrança dolorosa pode ser também uma prisão. E de todas elas a única grade que existe está dentro de nossa mente.

A gente precisa de uma porta de entrada, quando precisamos tomar uma decisão, abraçar uma oportunidade. A nossa vida será moldada pelas portas que você escolher.

Um dia, você cruzou a porta de um colégio e isso marcou sua vida. Em outra ocasião você entrou pela porta de uma empresa, pela porta de uma igreja ou de um avião… Essas portas marcaram para sempre sua vida.

Toda porta é uma decisão

A porta é uma metáfora das escolhas, das decisões pessoais. Ninguém lhe obriga a entrar ou a sair. É uma escolha sua.

O que determina nossa vida não são as circunstâncias, mas as escolhas que fazemos diante dessas circunstâncias. Em cada circunstância da vida, Deus coloca duas ou mais portas diante de nós.

Meu destino será moldado pelas portas que eu escolher

Sua vida, seu futuro é determinado pelas portas que você cruza. A questão é saber quais portas devemos cruzar e quais devemos passar reto. Porque cada porta que cruzamos tem um custo em tempo, em esforço, em foco e dinheiro e tudo isso em nossa vida é limitado.

E quando você cruza uma porta nem sempre é fácil voltar atrás, muitas vezes, tem que buscar outra porta para sair…

As portas podem ser de diversos tipos

Temos que aprender a discernir a porta certa. Jesus diz que Ele é a porta, então isso nos dá uma pista muito importante. As portas podem ser de diversas origens e conduzir a diversos lugares.

As portas podem ser:

  1. Uma oportunidade de Deus
  2. Uma distração de outras pessoas
  3. Uma armadilha do demônio

Como discernir uma porta certa

1. As portas de Jesus são sempre portas principais, não por trás ou por outro lado

Quantas portas há em sua casa para entrar? No caso da minha casa, temos três portas. A da frente, a do jardim interior e a da cozinha. Só três. Por onde recebo as visitas? Pela porta principal.

Quando alguém que não é de casa entra pela porta de trás ou por alguma janela, não é um bom sinal, concorda?

O que significa isto na prática? Que quando Deus abre para você uma porta, ela não pode estar em contradição com os ensinamentos de Jesus, com o caminho que Jesus já nos mostrou com sua doutrina.

As portas que Jesus abre são portas pelas quais você entra com total tranquilidade, em plena luz do dia, não tem nada a ocultar. Como Jesus explica, quem entra por outro lado, é ladrão.

2. Para entrar ou sair, temos que escutar a voz do pastor

O que significa isto? Que em toda decisão, além da porta não estar em contradição com os ensinamentos de Jesus, temos que esperar escutar a voz de Deus, a voz do Espírito Santo.

Às vezes, Deus abre uma porta, outras vezes, Ele fecha. Mas sempre Deus fará uma coisa ou outra, para nossa proteção. Ele sabe o que é melhor para nós em cada momento.

Quando escutamos a voz de Deus, nós sabemos de alguma maneira intuitiva que foi de fato a voz de Deus. É uma paz, uma segurança diferente. As vozes do mundo, dos medos, dos desejos ilegítimos, nos deixam sem paz, confusos.

A porta de Deus nos leva à vida

Jesus não diz que quando entramos pela porta certa, tudo vai dar certo, tudo vai ser fácil… ele diz, “vamos a encontrar pastagem”, ou seja, vamos encontrar o alimento que nossa alma precisa para crescer.

Se você busca a felicidade você pode errar, confundir a felicidade com prazer, com bem-estar, com riqueza, com popularidade, com poder… o demônio tem inventado muitos substitutos da felicidade que nos enganam.

Por isso, Jesus quer nos dar vida, sobretudo a vida eterna, que é a máxima felicidade, mas para isso, precisamos da santidade verdadeira porque Deus é santo e nunca entraremos no Reino dos Céus se nós não somos santos.

Então, o último critério de discernimento é o fruto que encontramos quando cruzamos uma porta. 
Se você cruzar uma porta e encontra confusão, vaidades do mundo, superficialidade, prazeres, etc., cuidado. Seguramente é a porta errada. Mas se encontrar vida, ou seja, comunhão com Deus, paz profunda da alma, a segurança de estar na verdade, a tranquilidade de nossa consciência, etc., então você escolheu a porta certa.

  • Assista na íntegra a homilia do Pe. Rodrigo Hurtado LC no link abaixo ou ouça através do aplicativo de meditação católico Seedtime, que você pode baixar na loja de app do seu celular ou através do link https://iclbrasil.org/meditacao/