Muitas vezes não compreendemos a Bíblia justamente por não sabemos como lê-la, e estamos muito acostumados a que outras pessoas pensem por nós, como fazemos com a televisão.

O Pe. Rodrigo Hurtado LC, em sua homilia do 3º Domingo da Páscoa, já nos alertava sobre esse nosso comportamento, mas ele também nos ensina 5 métodos para estudar e conhecer a Bíblia, de maneira que, fazendo um desses métodos, a Bíblia não será mais um livro que não conseguimos entender, mas será o que ela realmente é, Palavra Viva de Deus em nosso dia a dia.

1. Lectio Divina ou Método Devocional

O primeiro método é o mais simples. Trata-se de ler um texto bíblico uma ou mais vezes, e refletir sobre o que nos chama a atenção. A bíblia não é um livro qualquer, nela habita o Espírito Santo.

Por isso, quando lemos a Bíblia, o Espírito Santo fala para nós através dos textos bíblicos. Ler a bíblia com atenção e devagar nos revela seu significado.

Uma vez que algo do texto lido me chama a atenção, devo tentar entender como essa frase ou mensagem se aplica à minha vida, o que ela significa.

O Pe. Rodrigo costuma dizer que meditar a Palavra de Deus é igual a estar preocupado. Quando estamos preocupados, focamos nossa atenção intensamente num problema. Meditar é isso, focar nossa atenção numa frase ou Palavra de Deus e tentar entender o que ela me diz.

Depois disso, simplesmente fazemos uma oração a Deus e agradecemos a meditação, fazemos um propósito, pedimos por alguma intenção.

2. Método temático

Este método funciona no sentido inverso. Eu escolho um tema. Pode ser a família, a humildade, a coragem, o amor ou o sacrifício… etc.

Feito isso, pense em três a cinco perguntas que gostaria de responder sobre esse tema. Depois estude todas as referências bíblicas sobre esse tema. Para isso pode fazer o seguinte: 

Pensar nas passagens que falam do tema e lê-las uma por uma. Parábolas, histórias do antigo testamento, frases e aforismos de Jesus, etc.  Para ajudar nisso existem os dicionários bíblicos. Você busca um termo e ele te dá todas as referências bíblicas sobre esse tema. 

Compare as diversas citações sobre um mesmo tema e tente criar um esquema, de organizar a informação por tópicos. 

Escreva as respostas que encontra na Bíblia sobre as perguntas iniciais.

3. Método biográfico

Este método consiste em pegar um personagem bíblico e começar a ler toda a  história de sua vida segundo a ordem cronológica.

Você pode até usar a Internet ou a própria IA para te ajudar nisso, dando um fim nobre às ferramentas modernas, como por exemplo o ChatGPT. Você pode perguntar, por exemplo, “o que São Paulo fala de São Pedro na Bíblia?”, “Qual a passagem bíblica em que Jesus diz que temos que carregar a cruz para seguí-lo?”…

Partindo das respostas, você pode ir à Bíblia e encontrar passagens relacionadas através das referências cruzadas das bíblias.

4. Método de fundo de um livro

Outra método interessante é estudar toda a história, contexto, cultura, tradições, língua com a qual um determinado livro da bíblia foi escrito.

A Bíblia é um conjunto de livros e cada um tem uma história própria. Se você usa uma bíblia de estudo, por exemplo, você encontrará no início de cada capítulo uma introdução com esses dados e, durante a leitura, verá também muitas citações no pé de página que comentam versículos concretos e te colocam no contexto.

5. Método do resumo

Isto consiste em ler um capítulo completo e resumi-lo. Escrever ajuda muito e até mesmo é um método de estudo que usamos na vida acadêmica.

Uma vez que se resume o conteúdo de um capítulo, se identifica os temas centrais, o esquema do capítulo. Depois, aquilo fica gravado em sua mente e, mesmo que você não se recorde ao pé da letra tal passagem da Bíblia, você irá se recordar. E quando você aprende a palavra de Deus, ela habita no seu interior e vem à mente quando surgem circunstâncias relacionadas.

Assista à homilia completa do Pe. Rodrigo Hurtado sobre esse tema no link abaixo, ou baixe o app de meditação católica Seedtime. Nele você irá encontrar áudios preciosos que irão lhe ajudar a criar o hábito de ler a Palavra de Deus.